27.3.12

Monalisa, personagem de novela inspirada no sucesso da cabeleireira Dona Zica do Beleza Natural



Apesar da TV Globo não falar nada, ficar na miuda, não admitir nem ter a moral de assumir, meio que tá na cara que a personagem Monalisa da nova novela Avenida Brasil é inspirado na história de sucesso da Dona Zica cabeleireira, afrodescendente, ex-empregada doméstica, que inventou o processo de relaxamento de cabelos rebeldes que deu origem a rede de salões Beleza Natural.

Vai vendo a historinha que a emissora e a atriz divulgaram no site da novela: Inspirada na própria história, Heloísa Périssé vai viver uma 'paraibana arretada'. A rima bate de frente se pam pra confundir a mente da banca que conhece a história de exemplo e empreendorismo da Dona Zica, tipo, tirando o corpo fora quase empurrando os nordestinos pra trombar com os afrodescendentes. Mas o resumo publicado revela a milhão:
Trabalhadora, Monalisa vai ser uma cabeleireira boa-praça. Fã de roupas justas e coloridas, a paraibana arretada cria uma fórmula de sucesso para alisar o cabelo das clientes.
Na entrevista com a atriz conversinha continua, passando longe de cabelo pixainho e cacheado.
Heloisa Perisse: “A Monalisa é uma mulher muito amorosa, com uma alma nordestina guerreira, de quem vem em um pau de arara disposta a vencer e não mede esforços para isso. Me identifico muito com ela, porque também vim do Nordeste, sou de Salvador. Também vim com um sonho, um objetivo e fui ultrapassando as dificuldades e subindo os degraus. Acho que a personagem vai ser muito acolhida, porque as pessoas gostam de quem passa uma história de esperança. No inconsciente coletivo, gera aquela certeza, de que se ela conseguiu, eu também posso conseguir (...) Eu e a Fabíola (a atriz Fabíola Nascimento) fizemos um curso de cabeleireiro. Aprendemos os truques da profissão. Os cabeleireiros fazem tudo ao mesmo tempo. Sou muito cara de pau, vou fazendo como se já tivesse feito a vida inteira. Está sendo ótimo, já estou fazendo até escova em mim mesma”
Será que a Dona Zica cabeleireira tá ligada no caô? Mas tá valendo, no final a divulgação e merchandising grátis do tratamento de relaxamento de cabelos cacheados para o salão Beleza Natural e seus cosméticos em horário nobre na Globo pode ser comparado a milhões de reais em publicidade. De repente foi por isso, pra não parecer propaganda grátis da Globo pra uma empreendedora brasileira afrodescendente e uma empresa que provoca competição em um mercado dominado por multinacionais e empresas estrangeiras.

Liga que o autor da novela Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro, foi quem escreveu a novela Da Cor do Pecado, segundo o estudo A cor do preconceiro : o negro na teledramaturgia brasileira de Alex Santana França publicado na Revista Africa e Africanidades nº11 em novembro de 2010,  vai vendo copy paste de trechos da rima toda:
(...) o nome da novela Da Cor do Pecado (que foi ao ar em 2004) é título de uma música composta por Bororó na década de 1930 e interpretada já por vários nomes da MPB, no caso da novela, quem interpreta a canção é Luciana Melo. Nessa composição se pode localizar claramente a manifestação de preconceito em frases como (...) é um corpo delgado da cor do pecado e [...] a vergonha se esconde porque se revela a maldade da raça [...]. 

Depois o autor ainda escreveu a novela Cobras e Lagartos, de 2006. Nela, destaque para dois personagens, Ellen (vendedora da loja Luxus que pensa apenas em subir na vida) e Foguinho (um malandro que leva a vida à base de mentiras), interpretados respectivamente por Taís Araújo e Lázaro Ramos, que de verdadeiros anti-heróis tornaram-se protagonistas, caindo no gosto do público e ofuscando personagens como Duda e Bel (o par romântico principal da novela) e Estevão e Leona (o casal de vilões antagonistas).

Em 2008, a novela A Favorita, a terceira de autoria de João Emanuel Carneiro, causou polêmica quando foi anunciado que, não só haveria uma família de negros rica, como essa família seria rica porque o pai é um deputado corrupto. Antes disso, o negro já foi representado como bom caráter e como mau caráter, mas é raro ver uma novela com negros protagonistas (outra família negra que chamou muita atenção na época foi a da novela A Próxima Vítima, de 1994). Mais uma vez, João Emanuel Carneiro repete a fórmula de que o negro só consegue ascender socialmente quando é desonesto, reforçando ainda mais os estereótipos que rotulam os negros.
Sentiu o drama? Vai vendo o documentário A Negação do Brasil - O Negro nas Telenovelas Brasileiras  baseado no livro de Joel Zito Araújo.

Antigamente quilombos, hoje periferia. 500 anos de extermínio.


-> Arquivo: 12.1.2012 : Salão da Dona Zica cabeleireira Beleza Natural no Facebook
-> Arquivo: 4.1.2012 : É Globo mas é brazuca
-> Arquivo: 25.10.2011 : A febre das filhas da Janete no YouTube
-> Arquivo: 6.10.2011 : TV mostra escravos nordestinos explorados pelo Governo de São Paulo para construir escolas
-> Arquivo: 1.8.2011 : Thaide entrevista Mano Brown na TV
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re The revolution will be webified
-> Arquivo: 18.7.2011 : Sites de TV a cabo pela internet com pay per view de futebol e BBB
-> Arquivo: 23.8.2006 : Indenização por crime de racismo: Justiça condena supermercado a pagar R$ 60 mil
-> Arquivo: 23.8.2006 : Relatório da ONU sobre racismo no Brasil
-> Arquivo: 8.6.2006 : Beleza Natural, a ex-empregada doméstica que virou empresária
-> Arquivo : 8.11.2005 : TV da Gente, Racionais e Netinho representando
-> Arquivo: 14.7.2005 : Reparações aos descendentes daqueles que sofreram com a escravatura, sequestro e trabalhos forçados
-> Arquivo: 26.4.2005 : MV Bill no Roda Viva da TV Cultura
-> Coletando : Livraria Cultura: A negação do Brasil. O negro na telenovela brasileira. e Uma história não contada. Negro, racismo e branqueamento em São Paulo.
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : TV, Cabelos e Novela

Reflexões: Capítulo "Dos Celulares Pré-Pagos e Pós-Pagos"

Expo Live Paint em Manguinhos - RJ

Msg sobre exclusão social na Lista Metafora em 2002.

Re: Reflexões: Capítulo "Dos Celulares Pré-Pagos e Pós-Pagos"

22.08.2002 - Falai' metaforas, pericardo,
Paulo Colacino escreveu (msg original abaixo):
- Ok, a favela tá celularizada. Mas pra que os manos usam a porcaria do celular? Drogas? Falar, bater-papo, etc?
Bater papo, ficar so' na conversinha ou vender droga e' embacado, se pam o charles mandou bem versando da faxineira do predio dele q usa o celula pra agendar o time sheet uscambau. So' nao e' transacao c2c pq a atravessadora nao libera o numero pq quer levar a propina, e' daquele jeito :-(

Vai vendo como os trutas podem estar fazendo a correria com o celular pelas quebradas:
- taxista/perueiro atende a ligacao de neguinho pedindo corrida, carreto ou conferir se a van pro lauzanne ainda esta' no schedule;
- encanador/eletricista atende a emergencia da madame no veneno pq nao leu o manual do aparelho pa' e tal;
- cozinheira/quituteira a domicilo combina o cardapio da semana pra madame fazer a lista de compras uscambau;
- motoboy faz um scan pra ver qual pizzaria ta' no enrosco com o delivery q e' o q liga;
- pedreiro/empreiteiro acerta o orcamento e monta a equipe on the fly pro puxadinho no sobrado do bacana;
- carroceiro/reciclador combina com os ecohippies da vila madalena a coleta seletiva nao oficial;
- costureira, cabeleireira, manicure, benzedeira, camelo, dogueiro, pagodeiro, dj, mc, prostituta, etc. e' MOBILE e wireless ate' umas horas!

Tem do dom?
- Eu queria saber o somatório do que se gasta com celular hoje e então pensar qta coisa mais útil poderia ser feita com o $$$$.
$$$$? Nem me viu, bacana de telecom ta' ligado q o pre'pago dos irmaos nao gera receita e ta' dando prejuizo a milhao. Sanguebom compra o aparelho na prestacao e nao renova os creditos pq e' caro pra carai, fica so' no sapatinho recebendo ligacao, se precisar ligar e' so' partir pro orelhao q e' o q liga.
Talvez aprender a pensar, aprender a estudar, se auto-desenvolver, se agrupar para resolver problemas da comunidade, sejam coisas mais importantes.
Depois de milianos de telecom estatal (lembra qdo uma linha fixa custava mil dolares?), o celular chegou primeiro no gueto e ainda e' o UNICO meio de comunicacao remota pra uma pa' de manos.  Pra quem tem o dom o barato vira instrumento de sobrevivencia e geracao de receita ate' umas horas, e' claro q se pam depois rola uma conversinha pra combinar de colar no pagode em itaquera de esquina pq e' nois :-)

Demorou!

Agora imagina essa pa' de neguinho microempreendedores, agentes independentes e prestadores de servicos numa network mobile integrada com a web, via sms, wi-fi uscambau? MetaComunidade mil graus... A revolucao nao sera' televisionada!

Eu sei q e' uma merda mas o Brasil e' campeao mundial na reciclagem do aluminio (quase 70%) e tem destaque na reciclagem de outros materiais (papel, etc.) ultrapassando paises de primeiro mundo q investem ha milianos e uma pa' de grana em educacao ambiental uscambau. Se pam a redistribuicao de renda e melhoria da qualidade de vida do povo do gueto pode ser feita sem tira-los da vanguarda das novas atividades economicas q eles inventaram e ocupam: ecobusiness, terceiro setor, entretenimento, microempreendedorismo, manufatura e servicos customizados e marketplace c2c.

\//
Tupi

Reflexões: - Capítulo "Dos Celulares Pré-Pagos e Pós-Pagos"

22.08.2002 - Msg de Paulo Colacino

All

Seguindo as reflexões e baseado nas respostas vamos à mais algumas questões:

- Ok, a favela tá celularizada. Mas pra que os manos usam a porcaria do celular? Drogas? Falar, bater-papo, etc?

- Eu queria saber o somatório do que se gasta com celular hoje e então pensar qta coisa mais útil poderia ser feita com o $$$$. Ok, indagação idiota essa,  mas o que penso é na base, na informação, no conhecimento, na educação que vai dar subsídios à essas pessoas de como utilizar melhor essas tecnologias. Já vi uma pá de moto-boy com celular último modelo numa puta conversa mole pelo aparelinho.

- Aí é que o CAPITALISMO, a Matrix, escraviza essas pessoas embutindo nelas NECESSIDADES que elas na verdade não tem. Comunicação é importante, agora gastar 10, 20% do seu salário com cartão de celular é tiro no pé.

- Na minha lista de prioridades, apesar de ser um techie e viver disso, não vejo a tecnologia como o mais necessário para essas pessoas... Talvez aprender a pensar, aprender a estudar, se auto- desenvolver, se agrupar para resolver problemas da comunidade, sejam coisas mais importantes.

É isso aí.

Cada um tem suas verdades... tudo É e NÃO É ao mesmo tempo.

( ) 's
PR


-> Arquivo: 27.3.2012 : Esquerda e direita
-> Arquivo: 27.3.2012 : Funk Paz para os Camelôs
-> Arquivo: 8.9.2011 : Curso de chinês de graça para estudantes da periferia
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re The revolution will be webified
-> Arquivo: 18.7.2011 : Sites de TV a cabo pela internet com pay per view de futebol e BBB
-> Arquivo: 4.10.2006 : Assistindo TV a cabo no computador, de graça, sem baixar nada
-> Arquivo: 28.2.2006 : Movimento FON recebe investimento do Google e Skype, notícia no Wall Street Journal
-> Arquivo: 20.12.2005 : Fim da cobrança por pulsos na conta de telefone pode encarecer acesso web discado
-> Arquivo: 2.8.2005 : TV a gato ou TV a cabo popular por R$ 15,00 por mês
-> Compartilhando Banners : Livro - A Sociedade do Espetáculo
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Smartphones, TV Digital e Tablet

Esquerda e direita

Parafusos

Msg sobre ideologias do sistema industrial na Lista Metafora em 2002.

Re: esquerda e direita

31.07.2002 - Falai' metaforas,
Nemo Nox escreveu
O conflito entre direita e esquerda deixou de fazer sentido há algum tempo. O conflito real é entre totalitarismo e anarquismo, ou seja, o grau de controle do governo sobre o indivíduo.
Se pam qdo vai pros extremos vc ve q as paradas sao do mesmo circulo e se encontram ate' umas horas.

Vai vendo, pra mim o comunismo real e o nazismo sao as tentativas de aplicar ao maximo o sistema industrial de massa. Bacana pagava uma de gatao achando q um modelo industrial perfeito teria o dom de produzir SERES HUMANOS em serie! Qualidade total como numa linha de producao, e' embacado ou nao e'?

Ja' virou museu, demorou!

\//
Tupi


-> Arquivo: 9.3.2012 : Festa e revolução
-> Arquivo: 5.3.2012 : Questionando projetos de acesso à internet na periferia
-> Arquivo: 4.1.2012 : Sacrifício de uma geração
-> Arquivo: 27.12.2011 : Internet e feudalismo
-> Arquivo: 19.10.2011 : Recicle1politico
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re The revolution will be webified 
-> Arquivo: 20.7.2011 : Re A Web é vermelha
-> Arquivo: 6.9.2005 : Festa na Favela Godoy para gravação do DVD 
-> Arquivo: 2.6.2005 : Arquitetura nômade urbana em Sampa 
-> Compartilhando Banners : Livro - TAZ. Zona Autônoma Temporária
-> Busca no Mercado Livre : Marx, Scripts, Tablet e Revolução

9.3.12

Funk Paz para os Camelôs



Milianos o mano Hector Lima do blog Goma de Mascar mandou um salve no Google + sobre essa fita bem louca reunindo Mc Buru, Mc Dodô, Mc Bracim, Mc Pretim, Yuri BH, Bô da Catarina, Michel e Tucano, Mc Dom e a banca toda rimando pela paz aos camelôs de Belo Horizonte e do Brasil. Recado a milhão discutindo a geração de renda, o trabalho autônomo, nômade de obras culturais e bens em copyleft e anti copyright. Vai vendo a transcrição da letra do rap:

Paz pros camelôs


Eu tô bolado mano, hoje eu tô que tô
Eu peço paz pros camelôs
Meu Deus do céu, já não aguento mais
Ver tanto trabalhador que não consegue trabalhar em paz

Vi o fical tomando todo o estoque
Nos shoppings Tupinambás, Xavantes e Oiapoque
Muitas famílias entrando em desespero
Eu acho que a culpa é do nosso governo
Que dá motivos pra todos ficarem bolados
E pagam 30 mil para o tal de deputado
Que só prometem o que não podem cumprir
E depois que ganham não tão nem aí

Esse país só está nos dando desgosto
Já estamos cansados de pagar tanto imposto

Eu tô bolado mano, eu tô que tô
Eu peço paz pros camelôs
Eu tô bolado neguinho eu tô que tô
Eu peço paz pros camelôs

Otem vi um cantor cheio de alegria
Ai dele se não fosse essa nossa parceria
Que roda o Brasil inteiro feito um avião
Isso que é divulgação

Eu peço ao Pai que está no céu
Que abençoe este povo que paguem o seu próprio aluguel
Estão na luta para batalhar
Só precisam de um espaço para trabalhar

O maior compositor um dia profetizou
Dê a Cesar o que é de Cesar e dê a Deus o que é de Deus
Respeite o rosto que reflete essa moeda
Por que tanta desigualdade? Eu peço paz pra nossa terra

Eu tô bolado mano, eu tô que tô
Eu peço paz pros camelôs
Eu tô bolado mano, eu tô que tô
Eu peço paz pros camelôs
-
Pro zé povinho o camelô é a frente da indústria do genérico e da pirataria nas ruas, correria gerando receita e ocupação no limite da contravenção e causando perseguição e sangue nos olhos das grandes empresas do entretenimento de massas. Agora com a perseguição do FBI aos sites de downloads, pirataria e compartilhamento de filmes, videos e música, 1-2 os camelôs vendendo dvds e cds com arquivos digitais podem voltar a ser alternativa.

Mas existe a alternativa dentro da lei da distribuição e divulgação da arte livre, copyleft e sem direitos autorais limitados como a própria letra do funk defende. Tipo, ia ser bem louco se a freguesia trombasse com dvds Pas para os Camelôs com videoclipes de rap e funk, montagens e rimas, incluindo o clip acima feito em HD e dirigido por DJ Tom produções. É um sistema alternativo e arranjo produtivo baseado na parceria entre os artistas e produtores de bens culturais digitais, produção sob demanda distribuída via agentes independentes, daquele jeito. Tá dominado!


-> Arquivo: 14.11.2011 : Nossa língua brasileira
-> Arquivo: 8.9.2011 : Curso de chinês de graça para estudantes da periferia
-> Arquivo: 5.9.2011 : Funk do Capão Redondo no YouTube e no Estadão 
-> Arquivo: 1.8.2011 : Thaide entrevista Mano Brown na TV (Capão Redondo)
-> Arquivo: 27.7.2011 : Serviços de beleza em domicílio e no escritório
-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap
-> Arquivo: 9.10.2006 : Midia autônoma e comunitária na Favela Heliópolis
-> Arquivo: 31.3.2006 : Venda Porta em Porta no Jornal Diário de SP
-> Arquivo: 13.1.2006 : Concurso gringo de Carrinho para sem teto ou catador de recicláveis
-> Arquivo : 16.12.2005 : Sou feia mas tô na moda, documentário de Denise Garcia
-> Arquivo: 6.9.2005 : Festa na Favela Godoy para gravação do DVD
-> Blog Idéias pro Mercado Livre : DVD Eu odeio o Orkut no Mercado Livre
-> Busca no Mercado Livre : Barracas, DVDs, Hip Hop, Funk e Smartphone

Festa e revolução

Montagem : Prestes Maia

Msg sobre fim do modelo industrial na Lista Metafora em 2002.

Re: poesia

05.08.2002 - Falai' metaforas, nemo,
Nemo Nox escreveu
Acho que vai tirar toda a seriedade do projeto.
Nao esquenta q se pam a historinha e' q nem eu li/ouvi no proprio taz:

- Muitas vezes as revolucoes parecem mais com uma festa!

Ta' ligado q o povo do gueto mandou avisar, 100% jardim irene :-D


\//
Tupi


-> Arquivo: 5.3.2012 : Questionando projetos de acesso à internet na periferia
-> Arquivo: 31.1.2012 : Zen e a arte do wiki
-> Arquivo: 4.1.2012 : Sacrifício de uma geração
-> Arquivo: 19.10.2011 : Recicle1politico
-> Arquivo: 9.8.2011 : Re Carta Capital - Brown, o mano charada
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re The revolution will be webified 

-> Arquivo: 20.7.2011 : Re A Web é vermelha
-> Arquivo: 13.7.2011 : Free agents Era Cadastro de CVs
-> Arquivo: 13.10.2005 : Habla aí hermano! Tudo hermoso?
-> Arquivo: 6.9.2005 : Festa na Favela Godoy para gravação do DVD
-> Coletando : Livraria Cultura: Livro - The Wiki Way
-> Busca no Mercado Livre : Festas, Scripts, Tablet e Revolução

Fazenda de wikis

cloud

Msg sobre a Tabadotupi na Lista Metafora em 2003.

Re: Fazenda de wikis

04.07.2003 - Falai' Metaforas,
PR elogiou:
O indião veio de guerra colou suas idéias no
www.seedwiki.com um fazendo gratuito de wikis.
Interney lembrou:
Pra quem não sabe o link direto:
http://www.seedwiki.com/page.cfm?doc=tabadotupi&wikiid=2330

Valeu pros manos q colaram na nova goma wiki, ta' ligado q milidias dei shutdown no host tabadotupi.net e me joguei nesse seedwiki ate' umas horas.

Liga nois q esse wikifarm roda numa distro do qiki pra uma linguagem q nao e' opensource (cfm coldfusion macromedia, de milianos). Tipo qdo trombei la' fiquei
meio injuriado de usar o bagulho mas outro wikifarm q encontrei, o swiki, 1-2 saia fora do ar, maior comedia uscambau. Mas ate' paguei um pau pro esquema da url ser nomedowiki.swiki.com q bacana de la' se jogou, swiki quer dizer swedish wikis :-) Se pam vira um hpg ou kit.net de empreendimentos colaborativos abertos descentralizados (de suecos), demorou!

No seedwiki as urls ainda sao embacadas, 1-2 to fazendo a correria lado a lado com o dot.tk divulgando o tabadotupi.tk q cai no seedwiki :-) Tb nao tem features como upload files q paguei um pau na outra distro twiki q ia subir qdo tinha host, mas to me jogando no blogger pra guardar as imgs pa' e tal. Mas liga q o seedwiki assim como o twiki tem os widgets, tipo uma pa' de add-ons e plugins pra neguinho incrementar o wiki conforme a correria, to usando os includes e email reminders la' no tabadotupi.tk

Mas vai vendo, se pam todo wiki ja' e' wiki farm, qq um chega chegando, abre um capitulo com lista de subwikis e e' daquele jeito, fica diferente so' o visual e a distro em q ta rodando.

La' na tabadotupi.tk alem de blog particular a ideia e' fazer com a baca q colar uns corres mais capitalistas voltado a microempreendedorismo, manufatura descentralizada, agentes independentes e transacao c2c, tipo aqueles bagulhos q a gente ate' troca uma ideia aqui no metafs a milhao.

Fui, nem me viu!

Nao me acompanha q nao sou novela :-)

\//
Tupi


-> Arquivo: 5.3.2012 : Colaborando no wiki do Projeto Metafora
-> Arquivo: 7.2.2012 : Twiki e gerência de projetos descentralizada
-> Arquivo: 31.1.2012 : Zen e a arte do wiki
-> Arquivo: 19.10.2011 : Recicle1politico
-> Arquivo: 17.8.2006 : Wikimapia, wiki com Google Maps
-> Arquivo: 07.7.2006 : Wetpaint, Wikia Campaigns, Wikiupload e Wiki do Estilingue
-> Arquivo: 28.11.2005 : Projeto Metacafé, Cyrano Disse
-> Arquivo: 18.11.2005 : Proibido catar latinha no wiki - Javascript no Twiki
-> Arquivo: 13.10.2005 : Habla aí hermano! Tudo hermoso?
-> Arquivo: 25.7.2005 : Wikispaces.org e Blog Day 2005
-> Compartilhando Banners : Livro - The Wiki Way
-> Coletando : Livraria Cultura: Livro - The Wiki Way
-> Busca no Mercado Livre : Fazenda, Scripts, Tablet e Wikipedia

5.3.12

Seu nome com letras de graffiti e pixação no Facebook


Pesquisando ligeiro sobre aplicativos de graffiti e pixação no Facebook trombei com este Tu Nombre En Graffiti que junta letras do alfabeto escritas no estilo do grafite e forma seu nome ou outra palavra que você definir. Segundo o Facebook o app tem o dom de reunir tipo 50 mil usuários mensais. 1-2 também encontrei a versão para o Facebook do app Graffiti Creator (3 mil usuários mensais), que tb está disponível em opensocial no Orkut e no site Graffiticreator.net milianos.

Pra molecada que sabe desenhar usando o mouse tem os aplicativos Graffiti (270 mil usuários mensais) e o Total Graffiti (140 mil usuários mensais). Diferente do Graffiti Creator, estes apps apenas disponibilizam a latinha de spray virtual, vc tem que se jogar escolhendo a cor da tinta e a largura bitola do bico do spray e começar a rabiscar.


-> Arquivo: 17.8.2006 : Handselecta, tipos de letras com graffiti e pixação
-> Coletando : Amazon : Livro - Graffiti Brasil
-> Coletando : Livraria Cultura: Livros Graffiti Brasil e TTSSS, A grande arte da pichação em São Paulo
-> Coletando : Mercado Livre : Pintura, Facebook, Games, Graffiti, CD de Fontes e Cliparts
-> Camisetando : Temas de Estampas : Arte da Rua

Questionando projetos de acesso à internet na periferia

Oficinas de Comunicação no Telecentro

Msg sobre exclusão social na Lista Metafora em 2002.

Re: questionando

30.07.2002 - Falai metaforas,
Nemo Nox escreveu:
Para nós, faz sentido estender o acesso para a periferia. Mas faz sentido para a periferia? E, se faz, por que eles precisam esperar que essa iniciativa venha de fora?
Se a playboyzada ou os comunas querem dar acesso, escola, casa, comida, bandalarga uscambau ta' valendo!

Tem q pagar aquela divida! Ta' ligado q milianos esse estado patrocinou, protegeu e lucrou com a escravidao, bacana se aproveitou da forca de trabalho expatriada a forca com um sistema de exterminio e exploracao talvez so' comparado ao holocausto nazista (mas essa divida o ocidente pagou em dolar ate' umas horas).

Vai vendo, em 1888 a madame pensou q era so' promulgar a lei e tirar o corpo fora? Faltou pagar a indenizacao, horas extras e insalubridade! Na falta de cara de pau de resolver logo essa parada qq melhoria q for sendo paga, o jeito e' ir abatendo da divida principal :-)

Se pam o problema e' beeeeem mais embaixo. Mas nao esquenta q da minha tribo dos Tupi Nambas nao sobrou ninguem pra receber qq indenizacao :-)

4P!

\//
Tupi


-> Arquivo: 4.1.2012 : Fotos do reveillon nas favelas do Complexo do Alemão
-> Arquivo: 8.9.2011 : Curso de chinês de graça para estudantes da periferia 
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re: Reconhecimento de diferenças rompe desigualdade nas escolas
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re: Chutando o pau da barraca  
-> Arquivo: 25.4.2006 : Skype In e Skype Out no Brasil, teste do blog Garota sem Fio, etc.
-> Arquivo: 25.4.2006 : Fábrica de Criatividade, Capão Redondo, matéria no Estadão
-> Arquivo: 12.3.2006 : Adiado para 2007 o fim da cobrança por pulsos na conta de telefone
-> Arquivo: 28.2.2006 : Movimento FON recebe investimento do Google e Skype, notícia no Wall Street Journal
-> Arquivo: 10.3.2005 : Fita voip wi-fi dominando
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Internet, Tablets, Smartphones e Tv a Cabo

Colaborando no wiki do Projeto Metafora

Estampa Projeto Metafora

Msg sobre wiki e gerencia de projetos descentralizados na Lista Metafora em 2002.

Re: Palmas pro Tupi

23.07.2002 - Falai' metaforas,
Paulo Colacino escreveu:
Queria parabenizar o Tupi pela colaboração que ele vem dando ao WIKI do Metafora.
Firmao!!! Ta' ligado q tb pago um pau pra toda banca da metafora, se pam foi a primeira vez q colei num ambiente com uma pa' de sangue bom pro' open source e copyleft ate' umas horas!
Eu insisti no início para que tivéssemos um lugar para organizar as idéias, por ordem no caos da lista, e a idéia do WIKI caiu como uma luva.
Vai vendo, se pam a gente mistura a agilidade da lista, outros tools do yahoo groups pra interacao tipo polls, file host e database e mais o wiki pra publishing, registro e project management. Depois e' so' partir pra dentro q ta' tudo dominado!

Mas isso e' so' a picada, o caminho pq a serra de prata, o malote, e' viabilizar o opensource e o copyleft como forma de sobrevivencia, TAZ e revolucao!
O TUPI é um cara que apesar de blogar sei lá por onde, já que o mano acentua tudo com apóstrofo...
Mano, e' q essa paradinha e' de milianos, sistema q lesse acentuacao era embacado. Ta' ligado q neste tempo trombei ate' com neguinho de bbs q usava o "g" pra escrever cedilha :-D
fiquei bastante entusiasmado com a organização que ele deu para o projeto Blogchalking. Vc já viram l‡ no WIKI?
Vai vendo: na falta de um historico de como gerenciar projetos colaborativos online, colei nos project management de open source tipo source forge e tb experimentei o phproject (software de intranet opensource). Ta' ligado q copiei na cara dura uma pa' de funcoes e arquitetura de informacao, pode ate ser q usando o wiki em vez de automatizar fica meio programa de indio, mas como experimento ta' valendo. O mais importante e' q da' pra mudar na hora e por quem quiser!
A ideia é q se der certo e ajudar a organizar e acelerar os projetos, essas pgs possam virar templates pra novos projetos da metafora.
A única coisa é aquela estória de horas trabalhadas... vai faltar número para quantificar a  bagaça. Acho que não precisamos criar números nem rótulos para quantificar o trabalho do pessoal.
To ligado, mas pode ser imprecindivel pra sedimentar uma comunidade online alguma forma de user logs tipo o karma do slashdot ou o user rating do ebay. Numa lista e' o numero de posts e os replyes q gera, no wiki e' embacado mas pode ser q assinar as pgs editadas e contar as horas trabalhadas pode ser um comeco. Pode ser meio capitalismo selvagem mas assim a hierarquia na comunidade acaba sendo incentivada pela producao e resultados e nao por antiguidade e tempo de casa.

Ate' comentei isso no wiki, quem quiser deixar registrado um debate e' so' colar: http://wiki.projetometafora.org/index.php?MetaForaComentarios

Continua mandando as paradas lá no WIKI que se pam a moçada tbm entra na correria.
Ta' ligado q pra wiki eu pago um pau, organico ate' umas horas e ta' cheio de forks do wiki mais turbinado como o twiki q tem rodape e cabecalho default, registro e hierarquia de usuarios, upload de arquivos, reminder por email, permite skins uscambau.
Daniel Pádua escreveu
Vou tentar te ajudar com a faxina.
E ai' mano, nao esquenta! E' so' ter mais ideias e a correria tipo a q vc ja' deu com blogchalking! A faxina no wiki deixa q a molecada aqui e outros membros do projeto como eu continua fazendo dando muita risada e pagando um pau ate' umas horas!

"De cada um segundo sua possibilidade, a cada um segundo sua necessidade."
Karl Marx

Nada como um dia apos outro dia!

\//
Tupi


-> Arquivo: 7.2.2012 : Twiki e gerência de projetos descentralizada
-> Arquivo: 31.1.2012 : Zen e a arte do wiki
-> Arquivo: 19.10.2011 : Recicle1politico
-> Arquivo: 9.8.2011 : Re Carta Capital - Brown, o mano charada
-> Arquivo: 13.7.2011 : Free agents Era Cadastro de CVs
-> Arquivo: 17.8.2006 : Wikimapia, wiki com Google Maps
-> Arquivo: 07.7.2006 : Wetpaint, Wikia Campaigns, Wikiupload e Wiki do Estilingue
 -> Arquivo: 18.11.2005 : Proibido catar latinha no wiki - Javascript no Twiki
-> Arquivo: 13.10.2005 : Habla aí hermano! Tudo hermoso?
-> Arquivo: 25.7.2005 : Wikispaces.org e Blog Day 2005
-> Arquivo: 6.5.2005 : Teletrabalho e gerenciamento de projetos online, Evhead, Sproutliner.com e Backpackit.com
-> Compartilhando Banners : Livro - The Wiki Way
-> Coletando : Livraria Cultura: Livro - The Wiki Way
-> Busca no Mercado Livre : Faxina, Scripts, Tablet e Wikipedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...