8.9.11

Curso de chinês de graça para estudantes da periferia

finally! chinese graffiti

Liga notícia cabulosa que saiu no Jornal Agora do dia 28/8/2011, ligeiro segue um copy paste da reportagem:
Estudante da periferia aprende chinês de graça
28/8/2011 - Jornal Agora SP, Juliano Moreira

Governo da China banca cursos de graça.

Alunos da periferia estudam chinês. Adolescentes entre 12 e 17 anos, que estudam em escolas públicas, estão aprendendo o idioma. Eles esperam com isso trabalhar em empresas chinesas no Brasil.

Aluno de escola pública, Gabriel, 15 anos, que estuda chinês há três semanas acredita que terá mais chances de emprego. Instituto em parceria com a Unesp e o governo chinês dá bolsas para quem quer falar mandarim. Os produtos tecnológicos e os carros importados não estão mais sozinhos entre as opções chinesas mais baratas que invadem o Brasil. O mandarim, língua oficial do país asiático, também entrou nessas opções, e vem atraindo brasileiros que buscam um diferencial no currículo.

O Instituto Confúcio na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), na capital, é um exemplo. Como forma de popularizar o idioma no Brasil, a instituição, em parceria com o governo chinês, oferece cursos gratuitos para alunos das escolas públicas com idades entre 12 e 17 anos, alem de separar uma cota de 10% por turma para alunos que estejam desempregados e comprovem a falta de renda.

Quem não se encaixa nesse perfil paga RS 100 por mês. "Queremos que nossos alunos trabalhem com as empresas chinesas aqui no Brasil", afirma Thiago Fernandes, gerente de gestão e planejamento do instituto. A agente de viagens Kátia Repolho, 31 anos, estuda mandarim há dois anos. Pelo instituto, ela já fez intercâmbio de um mês na China. No momento, Kátia, que mora no Tatuapé (zona leste), já prepara as malas para um novo embarque. "Vou ficar um ano lá estudando a cultura chinesa", diz. Ela quer um diferencial na profissão e não apenas dominar mais uma língua.  “Quero ganhar mais, além de poder atuar em novas áreas."

O estudante Gabriel Baptista, 15 anos, segue o mesmo caminho da colega. Há três semanas no curso, ele quer aperfeiçoar o currículo e, um dia, trabalhar no país asiático que mais cresce. "Meus colegas nem sabem o que é mandarim. Estou saindo na frente de muita gente no mercado de trabalho brasileiro", diz o estudante que ainda não fala inglês e mora no Capão Redondo (zona sul). No Instituto Confúcio na Unesp, os alunos têm ainda a possibilidade de viajar para a China, pagando apenas a passagem. Lá, os estudantes aprenderão sobre a cultura do pais, como gastronomia e medicina.

Celular Hiphone com 5 chips, Jac Motors tunado, Dafra 7 galo, som do Wu Tag Clan pra ligeiro a banca da favela rimar em mandarim. Uma pá de tiozinho e a burguesada toda sangue nos olhos com a molecada que nem fala português correto, cheio de giria, uscambau, mas 1-2 cai pra dentro pagando de gatão assistindo filme de kung fu sem legenda e rabiscando chines no caderninho. Demorou!


-> Arquivo: 5.9.2011 : Funk do Capão Redondo no YouTube e no Estadão 
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re: Reconhecimento de diferenças rompe desigualdade nas escolas
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re: Chutando o pau da barraca 
-> Arquivo: 20.7.2011 : Re: A web é vermelha?
-> Arquivo: 13.7.2011 : Free agents, era Cadastro de CVs
-> Arquivo: 12.1.2007 : Ano novo chines do porco
-> Arquivo: 30.4.2006 : Estrangeiros com cidadania italiana votam e se elegem pela 1a vez no parlamento da Itália
-> Arquivo: 17.4.2006 : Fábrica de Criatividade, Capão Redondo, matéria no Estadão
-> Arquivo: 8.9.2005 : TV a cabo de graça, da China, pela web e em p2p no WSJ/Estadão.
-> Camiset.andh.us : Letra chinesa do porco e Letra chinesa do porco 02
-> Mercado Livre : Busca : China, Wu Tang Clan, Kung Fu, Celular e Tablet

Re: 2700 querem vaga na Agência C

liberdade aos estagiários

Thread sobre recrutamento de massa na Lista WD Design

Re: 2700 querem vaga na Agência C

17.10.2003 - Falai' Michel, WDs

Michel se assustou:
Essa relação de candidato vaga quase 270 pra 1 
Deu no Bluebus em 14/10/2003: O programa de estágio da Agencia C, que recebeu
inscriçoes entre os dias 3 e 8 deste mês, somou 2,700 curriculos, de acordo com informaçao da empresa. Por Elisa Araujo

Mano, se pam 2700 ate' q e' pouco perto daquela fila de tipo 40 mil candidatos pra vaga de gari na prefeitura do RJ. Lembram?

Liga q essa modinha de dia do estagiario e' de milianos, comecou na DM9 offline e depois, qdo a DM9 se jogou na divisao internet, uma das primeiras acoes da nova correria foi lancar o site com um mega cadastro esclusivo pela web pra estagio la' na agencia.

Um dos q tiveram o dom de passar pela peneira foi o adriano macedo, desde aquele tempo aqui da lista wd.

E' cruel mas esse esquema de recrutamento em massa tb funciona pra gerar noticia, rp, factoide, brand awareness da marca da agencia, nenaum?

Liga q qdo eu trampava em agencia offline, os bacanas da criacao mais poderosos, na direta tinham uma rotina de SEMPRE verem pastas e portfolios da molecada q queria comecar. Geralmente eles marcavam a entrevista na primeira hora de segunda ou ultima hora da sexta.
Se o moleque nao gaguejasse querendo remarcar e ainda tivesse o dom de chegar no horario marcado ja' passava no primeiro teste :-D
Toda semana tinha uma pasta de maluco pra ver, se mandasse bem e fosse realmente inovador e sem vicios ja' comecava ali mesmo a puxar o trampo, fazendo paste-up, buscando pizza e desenhando de canetinha. 1-2 era moleque novo chegando de um lado e tiozinho se aposentando ou trocando de agencia de outro, isso era o dia a dia, mas nem de fazer um bolinho tudo no mesmo dia pra sair no jornal. E' embacado ou nao e'?

To ligado q agora no online o bagulho e' diferente, neguinho ja' tem uma pa' de portfolio online pra visitar e um montao de cv no database pra dar search, ate' google ta' valendo. Mas vai vendo, hoje qdo e' pra se trombar na entrevista cara a cara os dois lados ja' chegam forrados de informacao ate' umas horas, e se virar, podem ir direto pra canetinha assinar a carteira :-)

Tudo isso e' claro pros malucos no esquema da web corporativa pa' e tal, pras correrias colaborativas, opensource e copyleft e' so' colar e representar. Como escreveram naquela materia na wired (open source everywhere): vc e' o q vc programa.

A revolucao nao sera' televisionada!

\//
Tupi


-> Arquivo: 9.8.2011 : Re: Parcerias
-> Arquivo: 4.8.2011 : Re: Técnicas nazistas na publicidade
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re: The Revolution Will Be Webified
-> Arquivo: 1.8.2011 : 3 conselhos que me deram quando comecei
-> Arquivo: 20.7.2011 : História do Tupi da Taba Parte 1 (1995 a 2000)
-> Arquivo: 15.7.2011 : Ticket 171
-> Arquivo: 13.7.2011 : Free agents Era Cadastro de CVs
-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap
-> Busca no Mercado Livre : Estagiario, Tablet, Scripts, Publicidade e Smartphone

5.9.11

Funk do Capão Redondo no YouTube e no Estadão



Depois de ver na TV a banca da Liga raspar lá no pancadão do Capão Redondo, ligeiro fiz uma busca no clipe do Bonde do Canguru. Vai vendo o naipe deste video no canal do YouTube dos moleques: 862.516 exibições desde 19/7/2009. O canal JapinhaMC tem 18 videos com 1.058.500 exibições no total.

O maluco é que a banca inaugurou o funk enaltecendo marca de roupa, que usa animais na marca e logotipo. O Bonde do Canguru, símbolo da Side Walk é comparado com o rinoceronte da Ecko Unlimited, o jacaré da Lacoste e o pato (pomba na visão dos funkeiros) da Brooksfield. Tipo radicalizando o que o rap começou, quando rimava lupa Bausch Lomb, relogio Tag Hauer e até mesmo moto 7 galo (Honda 750) e Escort XR3 da Ford financiado de milianos.

Ano passado no jornal Estadão, a matéria O funk tem mais mulher entrevistou os funkeiros MCs Rodrigo, Furlan, Guuga e Ballão, do Capão Redondo. Segue abaixo copy paste da reportagem:
O funk tem mais mulher
Estadão - 17/7/2010
Uma nova geração adere ao ritmo que surgiu nos morros cariocas.

O grupo de meninos no campo de terra da ONG Capão Cidadão sorri quando o repórter pergunta: funk ou rap? "A gente ouve muito mais funk. Quer fazer um teste? Para aqui com um carro tocando rap. Depois para com um tocando funk. Você vai ver", diz um garoto que dá o nome Guto. "O MV Bill perto do funk já era", completa o amigo Rodrigo Santos, 15 anos, o MC Rodriguinho. Quando indagados se não preferem o rap, já que é esta a música que fala de suas realidades, eles dizem: "O funk tem mais mulher."

Os funkeiros da região chegam para a entrevista. Felipe Assunção, 20 anos, é Bisteca. Seu cachê por show é de R$ 2 mil. Junto com Balão e Japinha, forma o Bonde do Canguru, que consegue tirar em um mês mais de R$ 3 mil. Ele diz não sentir rivalidades com o rap.

Os meninos do funk não falam com gírias do rap nem usam roupas largas. Sua maior transgressão se chama "proibidão", um tipo de música que, segundo a polícia, faz apologia ao crime. "Já tivemos de parar bailes depois de cantarmos proibidões", diz Bisteca. Seu plano agora, depois de entrar em um circuito das casas como Corte Real, Rose Bombom e Cotia Hall, é conquistar outros Estados. Shows já estão marcados para Belo Horizonte e Goiânia.

Wagner Marinho de Santana, o Guga, 17 anos, conta que foi apresentado primeiro ao rap por Mano Brown. Mas, em uma das quebradas em que foi com o "padrinho", viu um MC funkeiro e decidiu mudar de lado. "Mas fazemos a versão light do funk."

Os garotos dizem que foram recrutados para o funk pelas festas. "O rap é mais para se pensar nos problemas. O funk é para se soltar", fala Marcos Alves dos Santos, 16 anos, o MC Furlan. Os próprios personagens de seu universo calculam que haja um rapper para cada dez MCs de funk. "São 3 mil funkeiros só aqui na zona sul", fala Rodriguinho.

A sensação de se tornarem celebridades instantâneas mexe com os garotos. Thiago da Silva, o Balão, 19 anos, diz que não quer trabalhar como empregado. E também não pensa em fazer uma faculdade, já que vê aí um mistério. "Alguma coisa errada tem. Todo mundo que eu conheço que faz faculdade acaba trancando."

Quem é, é. Quem não é cabelo avoa!
Fui, nem me viu!


-> Arquivo: 9.8.2011 : Re: Carta Capital - Brown o mano charada
-> Arquivo: 1.8.2011 : Thaide entrevista Mano Brown na TV (Capão Redondo)
-> Arquivo: 14.7.2011 : Racionais MC's e Mano Brown (fake) no Twitter 
-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap
-> Arquivo: 12.3.2006 : Deize Tigrona e Edu K no video clip Sex-O-matic
-> Arquivo : 16.12.2005 : Sou feia mas tô na moda, documentário de Denise Garcia 
-> Arquivo : 18.10.2005 : Entrevista de Mano Brown sobre armas e desarmamento para o Jornal Agora
-> Arquivo: 2.7.2005 : Funk Carioca, arranjo produtivo copyleft na Revista Carta Capital
-> Arquivo: 26.4.2005 : MV Bill no Roda Viva da TV Cultura
-> Busca no Mercado Livre : Funk, Mr Catra, Smartphone, Grafite, Tablet e DVD de Rap

Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros

Black Conscience National Day

Thread sobre exclusão social e diferenças socio-culturais na Lista Radinho.

Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros

31.08.2004 - Falai' Magiozal, radinhos,
Magiozal mandou bem:
mas que há a cultura de "ter outro alguém para fazer os serviços de casa" aqui no Brasil, isso tem.
Liga q o Mauricio cutucou e o Pablo deu a dica da exposicao, mil graus! 1-2 e' nois envolvido :-)

Vai vendo: milianos li uma idéia maluca d um tiozinho q fez um mestrado em Oxford, tipo versando q o subdesenvolvimento de uma civilizacao ou sistema economico podia ser medido pelo numero de pessoas empregadas em servicos domesticos. Liga nois, mesmo na inglaterra vitoriana, qq familia classe media tinha uma ou duas empregadas. A aristocracia entao, tinha um exercito de servicais, se pam no naipe daqueles filmes tipo razao e sensibilidade :-)
Ligeiro o sistema economico foi evoluindo e neguinho q era obrigado a trampar limpando privada, servindo chazinho oolong e pagando um pau pra playboyzada, 1-2 deu fuga pra bater cartao em fabriquinha, mina de carvao, trilho de trem, uscambau.

Tipo aqui mesmo em pindorama, essa levada de evolucao e' bem mais devagar q na gringolandia, mas no sapatinho o esquema segue por ai'. Milianos quem viajava pros EUA, voltava contando historia q empregada vinha fazer faxina de bmw, e a patroa nem carro tinha. Ligeiro aqui em sampa, ja' tem uma pa' de diarista q vai passar ferias no nordeste, viajando de aviao BRA ou Gol e com renda mensal maior q a patroa q pede fiado pq ta' na treta com a divida do cartao :-D

Se pam essa fita e' so' nas capitais, se tiver o dom de ser convidadado pra colar na beira da piscina do coronel da fronteira agricola do cerrado de Tocantins, e' so' levantar o dedo q dois palitos forma um bolinho de empregados domesticos. Um pra trazer a bandeja de suco, outro pra segurar a toalha, outra pra tirar a semente da melancia e se virar, ate' moleque pra passar papel e limpar a bunda, e' embacado ou nao e'?

Outra fita q assusta os gringos e' q aqui ainda existe o "quarto de empregada". Qdo tiozinho fica sabendo, da' um pulo dessa altura, maluco mas nem q imagina pernoitar no mesmo espaco, patrao e empregado. Tipo cabelo avoa, invasao de privacidade, respeito ao individuo, esquema q os anglo saxoes protestantes pagam um pau, na moral, ate' como base da civilizacao e do sistema economico liberal, daquele jeito.

Aqui no sul do equador, bacana paga uma d q todo mundo e' da familia, tudo no mesmo teto, vai vendo, pra parente nem precisa pagar hora extra, fim de semana, insalubridade, aposentadoria. Tem perua q vai pra Miami levando a baba junto e tem o dom de dizer q a empregada tb esta de ferias, nem precisa receber salario, se pam divide a conta da gorgeta do hotel e desconta uns reais como servico de traducao! Ferias de verdade? Vixi, so' se der fuga.

Lembra a historinha da tiazinha q envenenava os patroes milianos, empregada domestica com tipo 70 anos de idade, desde pequena sempre junto com os patroes, uscambau? A maluca pingava detergente na comida, no suquinho, sangue nos olhos mas so' na bolinha de meia. Entao, jornalista entrevistou ela e perguntou pq fazia aquilo, tanta ingratidao... a tiazinha respondeu: a menina me acordava de madrugada pra pedir pra fazer suco de laranja, pra levar pra ela no quarto, com o namorado dela, na cama... eu sou evangelica, isso e' pecado, nao pode....

E' muita treta! Quarto de empregada ou cativeiro domestico? Carcere privado, crime hediondo, cabuloso ate' umas horas :-D

Se pam, alem do numero de empregados domesticos, outro bagulho q indica o subdesenvolvimento de uma nacao e' o poste. Tira o poste e a fiarada q qq paisagem de pindorama tb paga uma de primeiro mundo ate' umas horas. Tem o dom?

Fui, nem me viu.

A revolucao nao sera' televisionada!

Re: Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros

31.08.2004 - Msg de Pablo Ibarrolaza

A revolucao nao sera' televisionada!

Jenny Holzer fala "la guerra comenzará em secreto"
www.proa.org/exhibicion/holzer/salas/holzer-10.html

Em quanto ao poste é foda temos poste para o caralho em latinoamerica
:-)

Re: Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros

31.08.2004 - Msg de MaGioZal

Tupi escreveu:
E' muita treta! Quarto de empregada ou cativeiro domestico?
Carcere privado, crime hediondo, cabuloso ate' umas horas :-D

Sem contar o tamanho dos quartos de empregada que existem por aí. Se bobear viveiro de passarinho é maior...

Ah, claro, há também o caso dos elevadores separados em "social" e "de serviço".

Se pam, alem do numero de empregados domesticos, outro bagulho q indica o subdesenvolvimento de uma nacao e' o poste. Tira o poste e a fiarada q qq paisagem de pindorama tb paga uma de primeiro mundo ate' umas horas. Tem o dom?

Meu, o interessante é que nenhum plano dos atuais candidatos a prefeito desta cidade fala a respeito disso. Parece que se desistiu definitivamente da quest‹o da estética urbana: parece neste aspecto que tudo se resumiu à questão do trânsito.

Fiação subterrânea é algo raríssimo por aqui. Fora a Av. Paulista, não me vem à cabeça mais nenhum lugar relevante na cidade que tenha. Ah, sim, a mini-rua onde fica o Hotel Fasano não tem postes, mas quem pagou a conta foram os próprios Fasano.

MaGioZal.
blog individual mondo-exotica.net/magiozal/
blog coletivo blog.lugaralgum.com/
fotolog fotolog.net/_magiozal/

Re: Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros 

31.08.2004 - Msg de rene

outros vestigios da nossa escravidao mal-resolvida:

- nao temos a cultura do faca-voce-mesmo, do bricolage, do peg-e-faca, que e' uma mania americana. a gente prefere chamar um pintor, um marceneiro, etc, pra resolver coisas minimas

- gente-que-faz (como os americanos que constroem suas proprias casas de campo serrando e pregando sozinhos) sao vistos como excentricos aqui

- bacana mesmo e' ser culto, falar linguas, saber de arte...

- o sonho de grande parte das pessoas e' nao trabalhar.

- parte do nosso apreco pela higiene tem a ver com o repudio ao suor do trabalho bracal.

e por ai' vai

r
e
n
e

Re: Re: Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros

31.08.2004 - Msg de MaGioZal

Pablo Ibarrolaza wrote:
Em quanto ao poste é foda temos poste para o caralho em latinoamerica :-)

EUREKA!

Já sei por que não tiram os postes: de dois em dois anos eles servem como um
suporte fundamental para as campanhas dos políticos, hahahahahahaha.

MaGioZal.
blog individual mondo-exotica.net/magiozal/
blog coletivo blog.lugaralgum.com/
fotolog fotolog.net/_magiozal/


Re: Re: Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros

01.09.2004 - Msg de m.

oie,

nao sei se pode ser tao simplista assim, ja que aqui na espanha quase todo mundo tem ao menos diarista (polacas, em geral) e na frança quem pode se estapeia por uma domestica portuguesa. tive muitas discussoes a respeito disto com um amigo frances, para quem eh
inaceitavel ter alguem limpando as sujeiras dele (e quando ele esta na casa dos pais dele acha normalissimo que a MAE faca isto por ele...que gozado) e no brasil ateh empregadas pagam vizinhos para cuidar dos filhos enquanto trabalham. parece, para mim, mais uma cultura "subvencionista" do que refugo de escravidao - normal em sociedades que tem estratos sociais tao diversificados e em que o papel da mulher
(gracas a deus) tah se descolando do papel de domestica e das prendas do lar.

ai em sampa sempre realmente fui criada sabendo limpar, cozinhar, lavar, mas mirando um emprego que pudesse me dar uma folga para ter alguem para fazer isto por mim, enquanto usava meu tempo para coisas mais "nobres"; admito que meu ape na frança via
produto de limpeza a cada 15 dias e olhe lah. os niveis de exigencias de limpeza baixam para caramba quando eh vc que tem que fazer ;) eu nao abdico de mais tempo para ler soh para ter um carpete tinindo de limpo.

vc limpa tua casa?

bjk,
m.


Re: Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros

01.09.2004 - Msg de rene

ok, eu fui simplista. mas nao se esqueca que somos ex-colonias de
europeus. espanhois, portugueses, franceses... talvez o contraste
seja maior quando comparamos com americanos, que tem uma historia
diferente

eu nao fujo a regra nacional: podendo, pago pra alguem fazer essas
coisas para mim, confesso.

mas me lembro dos meus parentes mais velhos, ao falar de empregados:
eu sei como lidar com "essa gente". parece que temos embutido la' no
fundo a nocao de que existe "gente como a gente" e "essa gente"

abracos

r
e
n
e'


Re: Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros

01.09.2004 - Msg de MaGioZal

rene wrote:
"gente como a gente" e "essa gente"

"elevador social" e "elevador de serviço".

ok, eu fui simplista. mas nao se esqueca que somos ex-colonias de europeus. espanhois, portugueses, franceses... talvez o contraste seja maior quando comparamos com americanos, que tem uma historia diferente

Mas será que as empregadas de lá do 1o. Mundo tem tratamento subalterno que
boa parte das empregadas brasileiras enfrentam por aqui? Será que tem a
"instituição" do quarto de empregada?

Vale lembrar que aqui no Brasil empregadas domésticas são discriminadas até
pela própria legislação trabalhista, que não dá os mesmos direitos duma
pessoa que trabalha no regime pleno da CLT.

MaGioZal.
blog individual mondo-exotica.net/magiozal/
blog coletivo blog.lugaralgum.com/
fotolog fotolog.net/_magiozal/


Re: Re: Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros

01.09.2004 - Msg de m.

Uhm...estao fazendo filas por aqui para que saia uma lista que obrigue os empregadores a legalizar a papelada - como a maior parte das empregadas na espanha sao romenas, polonesas, equatorianas e peruanas, elas acabam vivendo num regime de quase escravidao, com salarios baixos sob a pena de serem denunciadas pelos patroes-exploradores.

ou seja, cada zona com sua zona :)

m.


Re: Re: Re: Re: Hábitos ianques, hábitos brasileiros

01.09.2004 - Msg de MaGioZal

ou seja, cada zona com sua zona :)

Pois é, este é mais um dos problemas da imigração ilegal: não sendo-se cidadão, cai-se nas armadilhas da subcidadania.


MaGioZal.
blog individual mondo-exotica.net/magiozal/
blog coletivo blog.lugaralgum.com/
fotolog fotolog.net/_magiozal/


-> Arquivo: 9.8.2011 : Re: Carta Capital - Brown o mano charada
-> Arquivo: 4.8.2011 : Re: Técnicas nazistas na publicidade
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re: The Revolution Will Be Webified
-> Arquivo: 20.7.2011 : História do Tupi da Taba Parte 1 (1995 a 2000)
-> Arquivo: 15.7.2011 : Ticket 171 
-> Arquivo: 8.6.2006 : Beleza Natural, a ex-empregada doméstica que virou empresária
-> Arquivo: 15.5.2006 : A não representação dos afro-descendentes na História do Brasil
-> Busca no Mercado Livre : Diarista, Tablet, Celular e Notebook   

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...