Msgs sobre mídia de massa na Lista Radinho, publicada originalmente no wiki Tabadotupi.tk
Re: Tecnicas Nazistas na Publicidade
21.03.2003 - Falai' radinhos, ilona,
ilona escreveu: wow! um tanto quanto polêmico o mocinho... boa bola já que a maioria dos ouvintes "ou é, ou foi, ou será" publicitário.De repentemente esse mocinho frances nao chapou o coco nao, se pam foi a banca do anticristo q inventou uma pa' de tecnicas de publicidade, mkt de ponto de venda, comunicacao visual e do uso eficaz da midia de massa, tudo integrado e unificado - cinema, radio, midia impressa, eventos, arquitetura - tinham ate' o dom de ter um Ministro da Propaganda! E esse ministro pagava uma de gatao, ferro na cinta, lado-a-lado dos generais uscambau!!!
www.estado.estadao.com.br/editorias/etc
As técnicas nazistas das agências de publicidade
O Estado de S. Paulo - 8/3/2003
O escritor francês Frédéric Beigbeder cumpria uma brilhante carreira (redator de criação da agência Young & Rubicam) até as livrarias francesas receberem, em 2000, seu romance $ 29,99, uma crítica demolidora ao mundo publicitário. "Coincidentemente, fui demitido da agência por falta grave", conta Beigbeder em entrevista por e-mail ao Estado, a respeito da edição brasileira do livro, lançada recentemente pela Record ao preço sugestivo de R$ 29,99. O romance conta a história de Octave, publicitário que trabalha em uma grande agência parisiense. Um emprego que lhe garante farto suprimento de dinheiro, mulheres e cocaína. O escritor foi apenas demitido, mas soube utilizar o próprio meio que execrava para promover sua obra: depois de uma pesada campanha publicitária, $ 29,99 chegou às livrarias francesas e vendeu em poucos dias mais de 350 mil exemplares. "O livro é a radiografia de uma atividade que é o louco motor da sociedade de consumo", escreve Antônio Torres, no prefácio. "Ou mais: o antianúncio do capitalismo na passagem dos 99 para os 00." (...)
Tem um filme de milianos, O Tambor, anos 70 acho, q mostra a passagem da Alemanha nessa epoca, a cena do moleque trazendo o radio novo pro meio da sala e a familia trocando a conversinha na calcada pelo programa em horario nobre, com direito a discursinho do chanceler dos gambe' nos intervalos, ai' a casa cai.
Tipo 1-2 bacana russo e americano chegou la', deram baixa nos cabulosos mas do meio daquelas ruinas pilharam a receitinha daqueles marqueteiros do cao, alem de naturalizar os cientistas de foguetes, engenheiros mecanicos, quimicos e nucleares, claro :-) E desde milianos ate' hoje tao dando linha na pipa com esse knowhow de fazer campanha e branding globalizado, massificado e metendo os canos com target nos coracoes e mentes do ze povinho.
Neguinho aqui ja' colou em convencao de multinacional, meeting motivacional, reuniao de mkt de rede, workshop de parceiros? Tipo cartazinho na porta, recepcionista de uniforme, bandeirinha tremulando, flamula pendurada, palco palanque com luz na celebridade, logotipo colorido gigante atras, musiquinha, hino, camiseta e bone de congressista, comercialzinho, uscambau... pagou comedia? Liga q e' so' ver nos filminho de milianos aqueles desfiles dos cabulosos em berlim, festinha naquela olimpiadas de 30 e poucos, fotinha no release com o sr porsche na linha de montagem do Volkswagen (carro do povo), evento na aterrissagem de zepelin no Rio... as corporacoes hoje copiam igualzinho, e' embacado ou nao e'?
Se pam aqueles vermes fardados mostraram pela primeira vez o poder da midia de massa, e, na minha opiniao representam o apogeu do modelo industrial de massa. Ta' ligado q milianos neguinho achava q a industria, produzindo tudo em serie, igual e padronizado para todos, era a solucao da humanidade. Os malucos la' viajaram na ideia de linha de producao, se jogaram em criar seres humanos em serie, tipo tudo igualzinho, ate' nos genes, queriam q todo jao saisse da escola/fabrica falando, vestindo e pensando igual... mas nem, ja' vai tarde! Acabaram comendo vitamina debaixo da terra.
Liga nois q as corporacoes e os governos dos bacanas dos paises vencedores, q assinaram canetinha naquele pacto de yalta, fizeram o arrecado, reviraram o bolso do cadaver e continuaram a correria, sem sangue nos olhos mas daquele jeito.
Dois palitos, decadas mais tarde os beatles proclamariam: somos mais populares q jesus cristo! Uma pa' de pagapau ao redor do mundo vestindo as mesmas minisaias e botas , mesmos cortes de cabelo, tomando as mesmas coca-colas, e dando os mesmos gritinhos na mesma lingua, demorou!
"A historia e' contada pelos vencedores."
Fui, nem me viu.
Nao me acompanha q nao sou novela :-)
\//
Tupi
Re: Re: Tecnicas Nazistas na Publicidade
21.03.2003 - Msg de Marcelo Godoy
Ê
Tupi mandou bem de novo
a parada na verdade começou com a cruz em cima do morro mais alto e do sino de 100k balangando no povoado isolado , o chamado, .... da-lhe frequencia, da lhe cobertura
O pdv entao era uma beleza, mirra, vinho e redenção o pos- venda era one-to-one mesmo, padre - e o cliente
a fidelidade a marca era obrigatoria, sen‹o, queima ela.... Monopolio - marcas pagãs erao queimadas na fogueira tbem
os caras tinham ainda um consorcio de 11 agencias - uma foi para a concorrencia, e tem até uma foto da convenção e do buffet
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re: The Revolution Will Be Webified
-> Arquivo: 1.8.2011 : 3 conselhos que me deram quando comecei
-> Arquivo: 20.7.2011 : História do Tupi da Taba Parte 1 (1995 a 2000)
-> Arquivo: 15.7.2011 : Ticket 171-> Arquivo: 14.7.2011 : Racionais MC's e Mano Brown (fake) no Twitter
-> Arquivo: 13.7.2011 : Free agents Era Cadastro de CVs-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap
-> Busca no Mercado Livre : Zepelin, Charles Chaplin, Tablet, Publicidade e Notebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário