4.5.06

Aluguel de DVDs com mensalidade, o modelo Netflix no Brasil.

Liga nóis, milianos na gringa estrumba a milhão o esquema de fazer listinha dos dvd q quer assistir, pagar por mês e receber o bagulho em casa pelo correio ou motoboy. Dois palitos. Ligeiro aqui em pindorama tem uma pá de maluco na correria se jogando em replicar a fita. Vai vendo: Flexfilmes, Videoflix, Netmovies e Pipoca Online.

Então, até o Fábio Seixas mandou um salve, pagando um pau pra corre nessa levada, liga o post dele milidias: Em 2002.... 1-2 com DVD player por 200 reais, parcelado no carnê, bagulho fica mais barato q tv a cabo, tipo pvr/dvr Tivo do terceiro mundo. Distribuição de conteúdo audio-visual sob demanda, personalizado, uscambau. Pra mim, se pam, o q vale mais nem é o valor da mensalidade, mas as estatísticas de filmes mais desejados, zeitgest, leapfrog das listas de desejos, tendência, pesquisa, produção sob medida, daquele jeito. Cabelo avoa!

Liga catado de matérias sobre essas firmas tupiniquins, q saiu no jornal, release, olha a conversa:
O filme nas contas do mês
11/12/2005, O Estado de São Paulo, suplemento Televisão

Locação por mensalidade é a novidade entre a turma que entrega DVDs e fitas alugadas em casa

Quando a TV paga aportou por aqui, fez-se lá um prognóstico de dias contados para o fim das locadoras de filmes. Foi coisa de futurólogo equivocado. Quanto maior a oferta de canais pagos de filmes e pacotes em pay-per-view (ppv), mais o negócio se multiplica em outras frentes.
É uma indústria que acompanha o ritmo desenfreado de lançamentos – e DVD, nesses nossos dias, é item que cai do céu, não só na 25 de março.

O mais recente conceito de locação de filmes prevê planos mensais de pagamento, com direito a delivery. Paga-se uma taxa mensal por determinado plano e pronto. Esse é o negócio da Flex Filmes, inaugurada há dois meses em São Paulo por Luciano Castiel, e do site www.pipocaonline.com.br. E é o cúmulo do ócio: o sujeito acessa o site, faz lá sua escolha e recebe a encomenda em casa. A entrega não é exatamente imediata – pode demorar até 24 horas para se consumar (desde que a solicitação seja feita até as 19 horas, no caso da Flex, e até as 18h, no caso da Pipocaonline).

Pagar mensalmente não significa ter de decorar um mesmo filme durante o mês todo. Se em casa não há aquele telespectador mirim disposto a ver mil vezes a mesma cena, pode-se perfeitamente trocar o filme quando quiser. Ou quase. "Quando o cliente faz cinco pedidos de troca em 30 dias, a troca seguinte só se consuma 72 horas após o pedido", explica Castiel, da Flex. É uma precaução para o negócio, movido à base de motoboys, não quebrar.

A promessa da Pipocaonline é: "assista a quantos filmes quiser" por R$ 74 mensais. O plano mais em conta sai a R$ 39,90. Na Flex, manter 1 filme por vez em casa custa R$ 24 por mês. O valor vai a R$ 36 para 2 filmes, R$ 52 para 3 e R$ 84 para 5 filmes de uma só vez.

Flex e Pipoca não ultrapassam ainda os limites da cidade de São Paulo.
Estender o serviço além desse mapa está nos planos de ambas, mas depende de franchising.

Entre as redes mais abastadas da mesma Paulicéia, a Blockbuster e a 2001 Vídeo não fazem locação via delivery, mas gabam-se de entregar as compras feitas por meio de seus sites em qualquer lugar do País ou até no exterior (caso da 2001). Via Sedex, bem entendido.

Locação via delivery tem sido recurso que as lojinhas de bairro, aquelas que atendem determinada vizinhança e olhe lá, têm lançado para sobreviver às grandes redes. A julgar pela presença delas em várias esquinas de uma cidade como São Paulo, repleta de ofertas do gênero, há mercado para todos os tamanhos.

A Flex e a Pipoca entram nesse contexto com a vantagem de possuir acervos, na maioria das vezes, mais bem servidos que os das pequenas lojas. Mas, na análise que combina acervo + locação + delivery, têm outras concorrentes. O site da ClickMovies é um – entrega em casa e também oferece a chance de se vasculhar uma infinidade de títulos. Seu delivery é mais imediato – de 1 a 2 horas – e a locação é convencional, com cobrança de diárias e multas por atraso. Também está restrito aos principais bairros de São Paulo.

Considerando que quase metade de São Paulo tem TV paga, com vários canais de filmes e a chance de ainda recorrer às compras de filme via pay-per-view, essa mobilidade de comércio faz sentido. A DirecTV, que costuma ter bons títulos disponíveis em ppv, cobra R$ 8,90 para manter um filme disponível para o assinante durante o dia todo. Alguns títulos chegam ao ppv ao mesmo tempo que desembarcam nas locadoras; outros são despejados na TV com poucos dias de atraso.

Salve a lei da oferta e da procura.


Nota no jornal Folha de São Paulo, coluna Mercado Aberto, com histórico de empreendimentos do bacana do Pipoca:
Pipoca em Domicílio
8/4/2006 - Folha de São Paulo

Inspirado no modelo norte-americano de locação de filmes pela internet, o empresário Eduardo Casarini adaptou o negócio ao Brasil e criou o site Pipoca Online. "O cliente paga uma mensalidade e pode alugar quantos filmes quiser, por qualquer período de tempo", diz Casarini, que é um dos idealizadores do Flores Online, no ar há oito anos e com uma expectativa de R$ 15 milhões de faturamento em 2006.
Entre as inovações do Pipoca está uma ferramenta "inteligente" que sugere filmes de acordo com o perfil do cliente. Com pouco mais de cinco meses de funcionamento em São Paulo, a empresa tem como objetivo operar, até o final do ano, em Campinas, Brasília e no Rio.


E matéria no jornal Diário do Comércio, com bacana da firma de logística e distribuição, rimando a fita, pá e tal:
Locadoras invadem a web
20/4/2004, Paula Cunha

Acervo do Pipoca Online é de 2,5 mil títulos de todos os gêneros

Quem não consegue mais seguir o ritual de escolher um filme, sair de casa, comprar seu ingresso e adquirir seu saquinho de pipocas ou a barra de chocolate antes de entrar na sala de cinema tem agora mais uma opção para locar filmes. O serviço Pipoca Online oferece a locação por meio da internet e leva o DVD escolhido para a casa do consumidor sem custo adicional pela entrega e recolhimento do filme.

No www.pipocaonline.com.br, o internauta escolhe o filme e tem a vantagem de não ter prazo de entrega. O assinante tem a possibilidade de escolher um número ilimitado de filmes ou não, em pacotes que custam a partir de R$ 39,90.

Para garantir a entrega e a retirada dos filmes nas residências de seus clientes, o Pipoca Online fechou uma parceria com a Direct Express, empresa prestadora de serviços de courrier expresso, para efetuar todo o processo. O diretor da Direct Express, Luís Henrique Cardoso, explica que o Pipoca Online solicitou a criação de um modelo de serviço de entrega baseado no que já existe no mercado norte-americano.

Segundo Cardoso, esse sistema permite que o cliente escolha planos que possibilitam a locação desde três títulos até pacotes com um número ilimitado de unidades por mês com a vantagem de não ter que se preocupar em devolvê-los. "Temos duas pessoas que lideram uma equipe de 10 funcionários, que separam os DVDs de acordo com a solicitação dos clientes e 150 courries que os entregam e recolhem os que já foram vistos. É importante lembrar que não há custo adicional por esse serviço: o cliente paga apenas o preço do pacote que escolher com o número total de locações."

Tudo online – Dentro do sistema criado pela Direct Express, não existe riscos de o cliente escolher um filme denso como "Cidade das Mulheres", do diretor italiano Federico Fellini, e receber a aventura "Duro de Matar", com Bruce Willis. Existe um sistema de buscas que permite a navegação dentro do acervo da Pipoca Online e que contém um mecanismo de recomendações personalizadas. Isso significa que o usuário que solicita com freqüência um gênero já conta com um aviso de lançamento de um novo título da categoria preferida.

O serviço está restrito às entregas na Grande São Paulo, mas o diretor da Direct Express garante que a expectativa é de ampliar a parceria com o Pipoca Online em suas filiais localizadas em capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília e na cidade de Campinas.

O sócio-diretor do Pipoca Online, Eduardo Casarini, explica que o sistema garante o abastecimento contínuo dos clientes. Segundo ele, os cinéfilos que conseguem assistir a dois filmes por dia têm a entrega e a troca de títulos assegurada. O acervo da empresa conta com 2,5 mil títulos de todos os gêneros. "Não nos concentramos nos lançamentos comerciais e nosso sistema permite que o usuário tenha acesso a filmes menos conhecidos de seus astros favoritos", acrescenta.

Sentiu firmeza?
A revolução não será televisionada!

Update:
13.11.2006 : Sites de aluguel de bolsa Prada, games originais, uscambau.

-> Arquivo: 23.1.2006 : III Tributo ao Sabotage 24/1/2006 - Gravação do DVD
-> Arquivo: 9.8.2005 : Slingbox no WSJ/Estadão
-> Arquivo: 18.5.2005 : Netflix e distribuição de vídeo copyleft descentralizado
-> Arquivo: 12.1.2005 : Manufaturas c2c - LinVDR
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Filme em DVD, Show em DVD e DVD Player
-> Compartilhando Banners : DVDs : O invasor, Jimi Hendrix, Rádio Favela. Uma onda no ar e Bruna Surfistinha

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