6.4.06

Tupiconomics #4 - Por que o álcool combustível aumentou de preço depois de janeiro deste ano? (Racyconomics)


Porque a partir de janeiro com uma lei nova adicionando corante no álcool anidro, a casa caiu pra fraude no combustível. Liga q antes bacana podia misturar água no anidro e fabricar hidratado sem pagar imposto. É embaçado ou não é?
Se pam conversinha de entresafra, preço alto do açucar, demanda alta, exportação, carro flex a milhão, pá tal é mais 171. Mesmo agora q usineiro paga de gatão com dono do Google, Bill e até Bush pagando um pau pro modelo de energia renovável dando fuga do petróleo fóssil, uscambau.
Liga q trombei com esse salve na coluna da tiazinha Sonia Racy no jornal Estadão. Racyconomics até umas horas. Olha a conversa:
Sexta-feira, 6 de Janeiro de 2006
Medida para evitar fraude impulsionou alta do álcool
Direto da fonte - SONIA RACY

Não é só de demanda forte que vive o preço alto do álcool anidro. É também de um processo de superestocagem, que vem sendo feito por algumas distribuidoras "diferenciadas": aquelas mesmas que adoram não pagar impostos, segundo revelou ontem a esta coluna alta fonte do governo Lula. "Descobrimos que esse movimento começou há quase dois meses porque amanhã (hoje) entra em vigor a determinação da ANP que torna obrigatória a adição de corante laranja ao álcool anidro misturado à gasolina", explica a mesma fonte. O que fará o governo com essa descoberta? Ainda não há uma decisão a respeito: a questão está em discussão nos órgãos federais competentes.

O fato é que o "tingimento" proposto pela ANP, e aprovado por consenso pelos representantes do setor, no dia 8 de novembro de 2005, tem o objetivo de estancar irregularidades no mercado de álcool. A ANP descobriu que estavam transformando ilegalmente o álcool anidro em álcool hidratado, com a colocação de água, uma fraude conhecida como "álcool molhado". Uma falcatrua que movimenta hoje algo como R$ 1
bilhão.

Não que não haja aumento da demanda. O próprio governo, ao ventilar a hipótese de diminuir o álcool misturado à gasolina de 25% para 20%, admite a falta do produto. Mas consta que o Ministério de Minas e Energia desistiu de tomar qualquer medida mais agressiva, como a de reduzir a quantidade de álcool misturado à gasolina, confiscar estoques ou importar o produto. Vai tentar compor com o setor já que a falta de álcool também é fruto da entressafra: a moagem da nova safra começa somente em abril.

Produtores de álcool da região de Ribeirão Preto confirmam que desde novembro vem se registrando um aumento excessivo e difícil de calcular da compra de álcool anidro por distribuidoras "menos conhecidas".
"Elas estocaram para continuar desovando gasolina com anidro aditivo fraudado. As usinas tradicionais saíram do mercado e deixaram de vender anidro para quem não conheciam. Mas as usinas novas, descapitalizadas, venderam, e muito", revela um importante usineiro.

Em meio à queda-de-braço que se estabeleceu entre governo e usineiros, por conta da alta do preço ao álcool, Pedro de Camargo Neto, ex-secretário do Ministério da Agricultura, lembra que existe na BM&F um contrato futuro para o produto que poderia ter sido usado para minorar a elevação de preços nesta entressafra. "A fixação de preços futuros viabiliza o carregamento de estoques e a maior estabilidade de
preços. Infelizmente as distribuidoras de combustíveis não utilizam o contrato, atuando como repassadores de custos momentâneos, e o governo insiste em ignorar o instrumento, inclusive tributando a operação de maneira inibidora."

Agora, por que este gap maior, tirada a estocagem pontual, na entressafra? Ele não foi calculado? Segundo alguns produtores de álcool da região de Ribeirão Preto, no começo da safra 2004-05, encerrada no mês passado, superestimou-se a produção.

Até o mês de setembro, as distribuidoras tinham em mãos o mapa com os estoques de cada usina, que era disponibilizado pela Unica, mas a circulação dessas informações foi interrompida e tornou-se apenas um relatório interno da entidade.

Nessa época, os produtores já sabiam que a safra não teria o tamanho previsto no início e decidiram não divulgar para os compradores o volume de seus estoques. Mas as distribuidoras continuaram trabalhando, ainda que no "escuro", com uma supersafra, entre 10% e 15% maior do que a que foi colhida. Segundo os usineiros, as distribuidoras fazem esse "bafafá" para diminuir o preço que elas sabiam que ia subir na entressafra.

O que, a bem da verdade, é procedimento normal dentro de um sistema de mercado livre.

Os empresários do setor recusam a acusação de formação de cartel, lembrando que são quase 350 usinas no Brasil.

Somando a produção das grandes como Copersucar, Crystalsev e Grupo Cosan, não se chega a 50% do mercado. "Não há como existir um cartel nessas condições", coloca outro usineiro.

O que precisa ficar claro para a opinião pública, no ver dos usineiros, é que o álcool e a gasolina são diferentes. A gasolina não tem preço, tem tarifa imposta pelo governo e é subsidiada pela sociedade. "Até quem não tem carro tem de bancar essa aparente estabilidade do preço da gasolina."

Já o preço do álcool muda com as oscilações do mercado de commodities.
Isto é, eles sobem e descem de acordo com a oferta e a procura, a safra e a entressafra, como os demais produtos agrícolas.
Os preços do álcool vendido pelas usinas, dizem, são públicos e estão diariamente em sites como o da Unica - União da Agroindústria Canavieira (www.portalunica.com.br), da Copersucar (www.copersucar.com.br) e da Udop - Usinas e Destilarias do Oeste
Paulista (www.udop.com.br). Tudo extraído das tabelas de acompanhamento do Cepea, da USP.

Enquanto isso, desafiam, a Petrobrás não informa ao público seus preços de venda às distribuidoras, nem sua planilha de custos.

É muita treta!

-> Arquivo: 6.3.2006 : Tupiconomics #3 - Como os grandes varejistas não pagam CPMF ?
-> Arquivo: 1.2.2006 : Tupiconomics #2 - Por que o governo pagou a dívida externa ?
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Alcool
-> Coletando : Livraria Cultura: Livro - Freakonomics (em português)
-> Camiset.andh.us : Biodiesel Mamona

6 comentários:

Jônatas Gardin disse...

Tem sentido.

Claudeci disse...

o alcool colorido tornou se um coadjuvante de fraudes pois tem a mesma coloração da gasolina, se fosse colocado 0,5% de oleo seria melhor, se adicionado agua torna se branco e leitoso, ou mesmo adicionando na usina 10% de gasolina, uma pre mistura, temos em Alagoas varios metodos e formulas anti fraudes combustiveis, se pedirem enviaremos resumo de nossos trabalhos.
gratos
Claudeci

Anônimo disse...

amigos do Tupi, temos aqui em Alagoas um grupo de estudos anti fraudes combustiveis que fez o seguinte
1- voce detecta % de alcool na gasolina em 15 segundos
2- um limitador de alcool, usamos 0,5%¨de reagente e impede que seja colocado 4% a mais de alcool, provoca separação do alcool da gasolina, 0,5% contra10.20.30.40.50% e ate um absurdo de 96% de fraudes
3- um dispositivo colocado no revolver da bomba de abastecimento, e antes de abastecer voce pode saber o que esta colocando no seu carro, a % de alcool, isto em 15 segundos.
temos mais.
Gratos
Claudeci
obs.desculpe a falta de acentuação, problemas com o computador

Anônimo disse...

.


Na cidade de Boca da Mata, Alagoas um grupo de pessoas preocupadas com as fraudes em combustíveis apresenta abaixo um resumo de atividades ligadas ao assunto


Relatório dos estudos e desenvolvimentos visando chegar a métodos anti fraudes combustíveis



O grupo e composto de seis profissionais de diversos setores como
Usinas
Refino de petróleo
Químicos
Outras atividades.
Esse grupo se reúne no mínimo uma vez por semana.

A primeira providencia do grupo foi recolher amostra de combustíveis tanto gasolina como álcool, de S.Paulo, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, e os resultados, citamos abaixo.

ALCOOL HIDRATADO
Das 19 amostras 11 delas apresentaram presença de água teste simples com resultados

GASOLINA
Foram colhidas 53 amostras sendo que 31, fora dos padrões em relação a % de álcool, uma variação de 10 a 60%.
Veiculado pela imprensa, testes efetuados em S.Paulo foram encontrados 129 postos com combustíveis fora de padrão, equivalente a todos os postos do Acre.

Diante dos resultados o grupo iniciou estudos visando em primeiro tentar evitar fraudes nos álcoois.

ALCOOL ANIDRO E HIDRATADO
Aos dois foi colocado um reagente que tinha a função de detectar a presença de água, isto se acaso fosse adicionado água, imediatamente haveria uma sensível alteração, o álcool de límpido e claro, passaria para branco e leitoso, denunciando fraudes. O material oleoso no álcool quando da mistura final com a gasolina fica 0,125%

O reagente no caso seriam óleos vegetais, objeto de estudo do biodiesel na proporção de 0,5%.

Tem também uma formula que infelizmente já descartada pela ANP, que seria a inclusão ao álcool anidro de 10% de gasolina já nas Usinas, uma pré mistura, e esse álcool dificilmente seria fraudado, teria um único destino a mistura final, e o mesmo caminhão que retira o alcool já levaria a gasolina, as informações da ANP, a mistura e prerrogativa das misturadoras e comentario que iria contra uma logística.

Ao álcool anidro foi adicionado um corante de cor laranja cor da gasolina e sem querer torna se um coadjuvante de fraudes. Lembrando também que haveria um aumento de 0,5% na oferta desse álcool. Falando em litros não e nada mas falamos em bilhões de litros e so fazerem os cálculos, praticamente a produção de algumas usinas.

KIT ANTI FRAUDES GASOLINA
Anexo desenho explicativo
Determina em 30 segundos o teor de álcool contido, ate o consumidor poderá faze lo.
Este como e descartado não tem necessidade de testes em motores, nesse caso aprovado seriam milhões de fiscais que antes do abastecimento fariam os testes.

KIT ANTI FRAUDES ALCOOL ANIDRO E HIDRATADO
Anexo desenho explicativo
Indica quando o álcool recebeu água, e quanto, teste rápido também que poderá ser feito pelo consumidor, nos testes efetuados tem resultados assustadores.

LIMITADOR DE ALCOOL NA GASOLINA
Anexo desenho explicativo
Este processo o grupo considera o mais importante
Reagente poderá ser adicionado ao álcool anidro como também na gasolina pronta.
Esse processo não admite a adição de mais álcool alem do permitido, se adicionado 4% a mais, vai provocar uma separação do álcool da gasolina, inviabilizando sua comercialização, no caso os dois componentes teriam que passar por processos de purificação logo ...

Seria trocar 1,7% de reagente derivado do álcool, por fraudes que ultrapassam 60% ou mais, vale ainda destacar que se o reagente for adicionado nas Usinas esse álcool não poderá ter outro destino a não ser sua mistura com a gasolina, pois seu teor fica abaixo do álcool hidratado
Vale ainda destacar que o reagente do limitador e proveniente da extração da folha de cana, e que ira proporcionar 20.000 empregos na área com remuneração de R$ 450,00 mensais, seriam os colhedores de folhas e colmos. Este numero poderá dobrar, ou seja serão 40.000 somente acertando nossa formulação.
Observação importante, a mistura entre álcool e gasolina deve obedecer a seguinte regra. Álcool na gasolina, nunca gasolina no álcool.isto após a adição do reagente.
Outros aspectos favoráveis
1 aumento da oferta de gasolina 1,7%
2 não devera a gasolina sofrer alteração de preço pois o reagente e mais barato que a gasolina, a alteração se houver e para baixo.

Todas as formulas e processos foram enviadas a ANP Agencia Nacional do Petróleo e em resposta foi enviado um oficio 684 SQP, que solicita uma serie de testes, bancada, emissões, desempenho, durabilidade, etc.
No caso de aprovação desse tipo de mistura pode se também em pensar numa verticalização de produção do álcool, sai anidro e hidratado e estipula se um álcool de teor de pureza igual ao chamado hidratado, que na verdade na destilação representa resíduos da própria cana que fica no álcool,o que vai aumentar sensivelmente a produção e oferta do produto, facilitando também o limitador proposto.

Enviamos a São Paulo um dos elemento do grupo que tentou a realização de tais testes sem contudo conseguir, pois todas as universidades estão desenvolvendo o biodiesel.
Fomos também ao IPT Dr. Mauricio, sem sucesso, fomos a Empresa Falcon , Bauer Sr. Devair também sem sucesso, procuramos auxilio de distribuidores bandeira branca, também sem auxilio nenhum.

Por fim a ANP nos encaminha ao Centro de Pesquisas Tecnológicas em Brasília onde seremos recebido dia 23 de abril, para realização de testes e apresentação das formulas e métodos.
Fomos recebidos e explicamos nossos métodos e formulas e estamos aguardando o pronunciamento a respeito.

Obs.
A falta de acentos, problema com o computador
tel. 082 93325322
Claudeci Almeida Prado
Para nossa surpresa, após 2 meses recebemos uma carta da ANP-Brasilia, onde não foi feito nenhum teste em relação aos nossos métodos, o que nos fez entrar em contato com Ministério de Minas e Energia, Ministério da Justiça, Petrobras,Ouvidoria da ANP-Rio e Gabinete da Presidência da Republica e outros órgãos ligados ao setor. ISSO PARECE BRINCADEIRA. E DE MAU GOSTO.Para completar uma pergunta, alguém se lembra de algum método ou formula anti fraudes combustíveis, que foi feito ultimamente? A não ser a coloração do álcool anidro coadjuvante de fraudes e um batalhão de fiscais.
Em tempo estamos estudando o que fazer com o resíduo da extração das folhas de cana, fizemos um conglomerado anti térmico, mas estamos apenas iniciando testes, se alguém quiser ajudar por favor entrem em contato.

Anônimo disse...

ESTA E UMA COLABORAÇÃO AO SR.CLAUDECI ALMEIDA PRADO

Anti fraudes combustiveis ideal
PIADA

TRATA-SE DE UM DISPOSITIVO QUE PODE SER COLOCADO NA ENTRADA DO TANQUE DE GASOLINA DO VEICULO, OU NA SAIDA DA MANGUEIRA DO COMBUSTIVEL E QUANDO DO ABASTECIMENTO VAI ACONTECER O SEGUINTE SE O COMBUSTIVEL ESTIVER ALTERADO.

1-IMEDIATAMENTE ACENDE UMA LUZ VERMELHA NO PAINEL DO CARRO E A TAMPA DO TANQUE FECHA AUTOMATICAMENTE, INTERROMPENDO O ABASTECIMENTO.
2-NESSE MOMENTO APARECEM OS SUPER-HEROIS, BATMAN E ROBIN, O INCRIVEL HULK, MULHER MARAVILHA, POPEYE, MULHER BIONICA, SUPERHOMEM, E POR FIM O GRANDE MAGICO MANDRAKE.
COMO VÃO AGIR ESTES SUPER-HEROIS E SUAS FUNÇÕES.
BATMAN E ROBIN
PRENDEM O DONO DO POSTO E O FRENTISTA
SUPERHOMEM
DESENTERRA OS TANQUES DO POSTO E OS LEVA PARA MARTE.
MULHER MARAVILHA
DESTROE TODAS AS MANGUEIRAS.
O INCRIVEL HULK.
DESTROE O POSTO INTEIRO,. ARRASANDO COM A EDIFICAÇÃO TODA.
GRANDE MAGICO MANDRAKE
VENDO TODA AQUELES ENTULHOS, TRANSFORMA O LOCAL EM UM GRANDE PARQUE DE DIVERSÕES.
E O DONO DO CARRO E BEM CONSOLADO PELA MULHER BIONICA, SENDO QUE SEU CARRO NADA SOFREU E FOI LAVADO PELO POPEYE

TODO ESTE APARATO E REALIZADO EM APENAS 1 MINUTO
SERA QUE OS ORGÃOS OFICIAIS VÃO ACEITAR ESSA FORMULA ANTI FRAUDES COMBUSTIVEIS.

ESTE FATO SE HOUVER, VAI SER DIVULGADO POR UMA EMPRESA DE TELEVISÃO, CRENTE QUE ESTA ABAFANDO, QUE VAI REPETIR A NOTICIA 239 VEZES NO DIA – 2 A MAIS DO DESASTRE AEREO E 56 A MENOS DA MORTE DO CANTOR BICHAEL. TENDO RECORD DE AUDIENCIA

NO CASO DE RECLAMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COM S.A.C. FALE CONOSCO TEL. 00-0000001- ATENDENTES DO SETOR DE MILAGRES E DE SUA SUGESTÃO, SERA ATENDIDO PRONTAMENTE, OU a A.A.A. N ÃO P ODERA SER ANTENDIDO SE NÃO FOI ASSOCIADO.

COMO ELE NÃO CONSEGUIU DEMONSTRAÇÕES, ACHO QUE ESTE METODO E O MELHOR DE TODOS, QUE ACHAM...


DE SEU AMIGO
DECIO
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto..."

Anônimo disse...

sabe o que e pior
DECIO ESTA CERTO.
GRATOS
CLAUDECI

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...