25.7.05

Ruby on Rails e Ajax, explicações em português

Ruby on Rails Wallpaper

Liga q milidias o mano Kenji do Vardump mandou um salve q a banca nerd está a milhão pagando um pau pra esquema novo. A rima da hora é tipo Ruby on rails e Ajax. Ligeiro trombei no blog Usabilidoido, com mano explicando a fita do Ajax, vai vendo:
Ajax vai desifentar o Flash?
Ajax é um xunxo (gambiarra) no Javascript do HTML que permite atualizar informações numa página sem precisar recarregar a página. Apesar do recurso estar disponível há anos, parece que só agora descobriram ele.

E na lista WD, o mano Juan Maiz da Movelinfo mandou bem na rima explicando o Ruby on rails, olha a conversa:

Já que o assunto se extendeu, vou dar uma boa intro pro pessoal.

Primeiro, coloquem para baixar este vídeo:
http://www.rubyonrails.com/media/video/
rails_take2_with_sound.mov


O Ruby on Rails é um framework para desenvolvimento web, feito por David Hainemeier Hansson (a quem tive o prozer de conhecer no Fórum de Soft Livre), um cara da 37 signals (os designers aí vão conhecer!), a priori para os projetos internos.

O Ruby on Rails, como o nome já diz, utiliza a linguagem Ruby, simples e poderosa. Ah, e muito utilizada no Japão, e agora se tornando POP nos EUA (principalmente por causa do "Rails").

Este framework utiliza um Design Pattern (Padrão de projeto) conhecido como MVC ou em portugas Modelo-Visão-Controle, ou seja, separa de forma clara o layout, as regras de negócio e a base de dados. Também implementa outros Design Patterns como o "Active Record" que cria uma camada de abstração com a base de dados muito interessante (na prática você não escreve quase nada de código e tem sua base organizada em objetos).

Uma das principais diferenças entre Rails e Plone/Zope, por exemplo, é que Rails não tem um "sistema de autenticação", ou um "sistema de cadastro de stuff". Rails não tem nada, apenas infra-estrutura pra que você faça a sua aplicação do zero (ground-up).

Como o próprio David falou, o Rails é como se diria em Hollywood, "Java meets PHP". Ou seja, você tem a organização do Java e a rapidez e praticidade do PHP. Por outro lado, como ele mesmo diz, em Rails você escreve menos código para um sistema inteiro do que um arquivo XML de configuração em Java (sem flames, estou apenas parafraseando-o), e também tem todo o "quick" do PHP sem cair para o lado "dirt".

Além disso o Rails já possui suporte para conceitos novos, como o Ajax.

Outro argumento importante é o apoio do Martin Fowler ao projeto (quem é programador conhece e respeita!).

Por fim vou botar uma frase muito engraçada do site, dita por Austin Moody:

I'd rather write a video game in Fortran than have to write another web-based application without Rails.
"Eu prefiro escrever um jogo em Fortran do que escrever outra aplicação web sem Rails".

Atualmente, estou desenvolvendo um framework para PHP, chamado Magic, mas com uma visão um pouco diferente, mais para Oracle Forms, só que focado em Postgres, mas estou aproveitando muitos patterns do Rails.

Em outra msg na lista, o mano já tinha versado:
Recomendo que aprenda a linguagem Ruby.

Vou ser sincero nas opiniões:
ASP - A sintaxe é terrível, a organização da API, as funções, a plataforma que roda, tudo é um monte de lixo. Tente fazer uma função para formatar uma data em formato brasileiro, por exemplo, e você verá. O único ponto forte é a biblioteca de acesso à banco.
PHP - Muito mais poderosa que ASP, mesmo assim é muito limitante para o programador experiente, sem falar que é baseada num monte de funções mal organizadas, propositalmente imitando C. A orientação à objetos é mal feita e os códigos da "comunidade" costumam ser de baixa qualidade.

Quais as alternativas?
Python - Muito bom, tem tudo o que você vai precisar, sem falar que é muuuuito fácil de aprender. Só não tem Rails ... ainda.
Ruby - Tem tudo o que você teria em Python, mas tem Rails!

http://www.rubyonrails.com

(Deu pra ver como fui tendencioso nessa né?)

Baixe o vídeo e veja o cara fazendo um Blog em 15 min (sabendo o que está fazendo, é claro...)

Só me avisa quando achares um provedor brasileiro que tenha, pra eu tirar as minhas aplicações de El Salvador, ok?

Fui.

Sentiu firmeza?
A revolução não será televisionada!

-> Taba : Discursando : Nas Listas
> Coletando : Amazon : Livros : Programming Ruby: The Pragmatic Programmers' Guide, Agile Web Development with Rails e JavaScript & DHTML Cookbook
-> Compartilhando Banners : Livro - Só por prazer. Linux. Bastidores de sua criação.

Um comentário:

Anônimo disse...

provedor brasileiro: locaweb, com ruby on rails!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...