22.9.06

Brazoo, roupa artesanal e social


Saia Brazoo e Camisa Laundry
Originally uploaded by Loja Fractal.

Liga matéria de milianos, no jornal Estadão, suplemento regional Oeste, tipo mandando um salve sobre a correria Brazoo. Empreendimento social, loja em shopping, fita artesanal, moda, tiazinha na costureira, exportação, uscambau. Vai vendo:
Grife com preocupação social
18/11/2005 - Natália Zonta

Brazoo surgiu com a proposta de beneficiar todos os envolvidos na produção de suas peças e acessórios

Em um antigo prédio do Bom Retiro nasceu uma parceria que mudou a vida de mulheres desempregadas de famílias de baixa renda. No local, elas aprenderam a desenhar, bordar e pintar. Mais de 30 mulheres, que anteriormente juravam não ter aptidão para a arte, se transformaram em artesãs e agora multiplicam o que aprenderam por onde passam.

A iniciativa começou em 1997, quando a proprietária do espaço, Clarice Borian, decidiu criar uma marca alegre, com estampas criativas e responsabilidade social. "A idéia era construir um 'ecossistema', onde todas as pessoas envolvidas no processo de produção fossem beneficiadas", afirma. Foi assim que começou a Brazoo, na Rua Júlio Conceição, 737.

Hoje, nesse lugar funciona a administração da confecção, além da parte de embalagem e costura das peças. Espalhadas pela Grande São Paulo ficam as artesãs. Na sede da empresa, as artistas passam para tomar aulas com artistas plásticas e receber orientações de uma terapeuta ocupacional.

A bordadeira Maria Anunciada dos Santos, de 53 anos, é uma das que tornam as peças da Brazoo únicas, cheias de singularidades. Depois que aprendeu o ofício, passou as noções para as cinco filhas e mais 12 vizinhas de Suzano, onde mora. "Fui aprendendo a fazer os desenhos que a Clarice me ensinava, depois consegui ir criando outras coisas."

E a Brazoo também mudou a vida de Mariléia Barroso Magno, de 41 anos, que agora se apresenta como pintora. "Estava desempregada e já com depressão, por não encontrar trabalho. Uma amiga minha falou sobre este lugar e decidi tentar", conta. "Pensava que nunca conseguiria desenhar, mas a Clarice me ensinou tudo. Hoje, além de pintar as roupas faço os bolos de aniversário da marca."

O empenho das artesãs também ajudou a Brazzo a crescer e agora a marca tem uma loja no Shopping Frei Caneca, na região da Avenida Paulista, e revendedores em quatro espaços multimarcas. "Fazemos peças até para a Grécia, com bordados em grego. E estudamos exportar para Barcelona, na Espanha", adianta Clarice.

Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas no site www.brazoo.com.br

Teve o dom.
Sem miséria!

-> Arquivo: 5.8.2006 : Bazares Autônomos e Temporários - Yo soy tu infierno IV e III Bazar das meninas prendadas
-> Arquivo: 8.6.2006 : Beleza Natural. A ex-empregada doméstica q virou empresária.
-> Arquivo: 17.4.2006 : Crochê, tricô, fuxico, mobs e arte da rua.
-> Arquivo: 10.4.2006 : Casa de vestir, roupa de morar
-> Arquivo: 31.3.2006 : Venda Porta em Porta no Jornal Diário de SP
-> Arquivo: 16.12.2005 : Amigo secreto artesanal pela internet
-> Arquivo: 19.8.2005 : Etsy.com - Pelo fim da produção industrial em massa!
-> Arquivo: 7.7.2005 : Bolsinha feita com saco plástico reciclado
-> Compartilhando Banners : Livros Generation T : 108 Ways to Transform a T-Shirt
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Vestido, Artesanal, Blusinha, Reciclagem, e Bijuteria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...