16.12.05

Amigo secreto artesanal pela internet


pagina_do_vamos_trocar[1][1]
Originally uploaded by carine*.


Liga matéria do Estadão milidias sobre a correria das artesãs no Flickr:

O ESTADO DE S.PAULO - TV & LAZER
Domingo, 23 de Outubro de 2005

AMIGO SECRETO PELA WEB
Pessoas que gostam de fazer artesanato no tempo livre inscrevem-se em sites para trocar suas produções com amigos

F oi-se o tempo em que artesanato era um hobby solitário. As atividades manuais entraram na era dos blogs e agora expõem tricôs, bijuterias e cartões personalizados. A interatividade vai além da internet. Para ver de perto as peças uns dos outros e aprender diferentes técnicas, os blogueiros artesãos inventaram a troca de pacotes, uma mania iniciada na Europa, principalmente em Portugal. A brincadeira é divertida, mas nem um pouco barata. O valor de uma remessa internacional pode pesar no bolso. Uma encomenda de até 1/2 kg para Portugal custa R$ 37 .

Na prática, ela se assemelha ao tradicional amigo secreto. Em um blog, alguém se dispõe a recolher o nome dos interessados e fazer o sorteio. Um exemplo é o site “Vamos trocar”, administrado pela portuguesa Patrícia Almeida. Ele reúne mais de 200 participantes – todas mulheres, a maioria entre 20 e 30 anos – e exibe as fotos dos presentes.

Entre quilômetros

A diferença é que a troca se dá por correio e entre pessoas que, na maioria das vezes, nunca se viram e estão a quilômetros de distância. Outra peculiaridade: o mimo não precisa ser apenas artesanato, mas qualquer objeto pensado e elaborado pelo participante especialmente para o novo amigo. Vale desde ímã de geladeira de biscuit até fotos de paisagens e CDs gravados no computador.

A advogada carioca Paula Foschia, participante de vários grupos, conta que a troca de pacotes já é bastante popular no exterior. Começou no ano passado, mas só agora está se popularizando no Brasil. Em agosto, ela organizou uma troca de presentes reunindo 30 participantes brasileiros e portugueses por meio do seu blog. Ela comprou uma máquina de costura no começo do ano. “Foi quando resolvi assumir o meu lado Amélia”, brinca. Depois disso, conheceu as trocas pela internet e resolveu usar o novo dote para participar de um site sediado na Espanha. A partir daí, já participou de mais de 50. As três horas semanais que ela dedica às atividades manuais são exclusivamente destinadas aos pacotes. “O e-mail, ao mesmo tempo que aproxima, afasta o contato mais próximo com as pessoas. É muito gostoso chegar em casa e ver que alguém parou para fazer algo especialmente para você”, diz.

Para personalizar os presentes, o organizador sugere que o participante envie uma lista de interesses e o endereço de blog, se tiver. Como em qualquer amigo secreto, no entanto, corre-se sempre o risco de enviar um presente bem elaborado e receber um mero cartão. “Quem está acostumado geralmente é mais generoso. Tem gente que envia coisas extremamente complicadas de fazer. A gente procura enviar um pouco do que faz e do que o outro gostaria de ganhar”, afirma a jornalista e tricoteira Clara Quintela. A primeira troca da qual ela participou foi organizada por Paula. Ganhou uma bolsa “linda”, o que a incentivou a se inscrever em outras.

As novas amizades podem render mais que o esperado. Em Portugal, o grupo do “Vamos Trocar” já está preparando um jantar de Natal. Clara, que só fazia tricô por hobby, agora revende peças para uma loja de São Paulo. Paula também está fazendo negócios, mas acrescenta outro ganho: “Quando eu viajar mundo afora, já tenho algumas casas onde ficar”, diz, rindo.

Sentiu firmeza? Cabelo avoa!

Update:
8.12.2006 : A origem da árvore de Natal

Veja no blog Idéias pro Mercado Livre:
- Natal Reciclado
- Papai Noel feito com garrafa pet em Rinopolis/SP
- Barco a vela para garrafas pet e embalagens de shampoo
- Video de boneco de neve feito com garrafas pet
- Boliche de anões de jardim feito com garrafas pet recicladas
- Coelho feito com garrafa pet reciclada

->Arquivo: 28.11.2005 : Natal reciclado em Sorocaba/SP
-> Arquivo: 4.10.2005 : Flickr - Vamos trocar?
->Arquivo: 21.12.2004 : Natal Reciclado em Nova Friburgo/RJ
-> Compartilhando Banners : Mercado Livre : Brinquedos Artesanais
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Artesanato

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...