12.9.06

Biblioteca na casa do pedreiro em São Gonçalo/RJ

Moradores transformam por conta própria a vida da cidade

Liga notícia milianos no Estadão, tipo tiozinho teve o dom de fazer um catado de livros e ligeiro fez uma biblioteca aberta pra comunidade, uscambau. Vai vendo:
A casa do pedreiro virou biblioteca
5/10/2005 - Henry Chu, Los Angeles Times

Morador de São Gonçalo, no Rio, bateu de porta em porta para receber livros

SÃO GONÇALO - Carlos Leite mal consegue ler, mas os livros mudaram vida. Dois anos atrás, ele fazia uma construção para uma pessoa que ia se desfazer de seis volumes de uma enciclopédia. Leite pediu para ficar com eles. Assim, nasceu um sonho.

Ele decidiu bater de porta em porta na cidade da Baixada Fluminense, pedindo livros indesejados às pessoas. Nenhuma contribuição era pequena demais . Amigos foram convencidos a ajudá-lo. A biblioteca, que abriu as portas em março de 2004, tem 10 mil volumes de todo tipo.

Para Leite, porém, os livros são um mistério. De família pobre, ele abandonou a escola no terceiro ano e hoje, aos 51, é analfabeto funcional. Mas sabe a importância dos livros. "Pode ser tarde para mim, um pedreiro, mas não para outros."

Assim floresceu a paixão que tem consumido seu tempo livre e transformou sua casa numa biblioteca pública, gratuita e aberta à vizinhança pobre neste subúrbio do Rio. Quem visita a casa de Leite encontra garotos fazendo lição no que era seu quarto. Adultos folheiam títulos no que era a sala. Um festival de brochuras e livros sobre quase todo assunto imaginável, alguns em estado lamentável, cobre todo espaço disponível das paredes.

O espaço para os livros é tão precioso que Leite e a companheira, Maria da Penha, se mudaram para um quartinho nos fundos. "Este é o único espaço que temos para dormir. Os livros nos chutaram para fora. Se não tomarmos cuidado, vão nos chutar para fora deste quartinho também".

Um grande cartaz pintado à mão no telhado da casa anuncia: Biblioteca Comunitária, Rua 18. O que Maria da Penha e Leite fizeram é notável quando se considera o desafio que é criar o hábito da ler num país com um dos níveis mais baixos de leitura do mundo. O americano e o inglês médios lêem 5 livros por ano. Na França, 7. No Brasil, menos de 2.

Os brasileiros são prejudicados pela falta de acesso. Autoridades dizem que quase 1 mil dos 5.500 municípios do País não têm biblioteca pública. Um estudo de 2001 estima que 16% da população tem 75% de todos os livros no Brasil. Além disso, o analfabetismo continua alto, com 16 milhões de brasileiros com mais de 15 anos incapazes de ler ou escrever.

O governo brasileiro lançou uma série de iniciativas para melhorar a situação, inclusive com redução de impostos e campanha para criar bibliotecas. Mas Leite e Maria da Penha não quiseram esperar.

Sentiu firmeza?

O barato é louco!

->Arquivo: 13.7.2006 : Projetos para favelas cariocas e o teleférico de Medellin
->Arquivo: 17.4.2006 : Fábrica de Criatividade, Capão Redondo, matéria no Estadão
-> Arquivo: 17.3.2006 : Livros copyleft feitos com papel e papelão reciclados
-> Arquivo : 12.12.2005 : Victoria Abril faz ponta no Cine Favela Heliópolis
->Arquivo: 2.6.2005 : Diretor de cinema e pedreiro no jornal O Estado de SP
-> Compartilhando Banners : DVD - O invasor
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Livros, Estantes, Apostilas e Tijolos
-> Compartilhando Banners : Livro - Cidade de Deus

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...