Se o ciberespaço é a última fronteira da humanidade, quem vai fazer o papel dos índios?
24.9.04
Fundação Bauhaus, projeto urbanização da favela Jacarezinho RJ
Catado de notícias sobre urbanismo e planejamento urbano para favelas e bairros autônomos publicado originalmente no site Metaong.info.
Fundação Bauhaus cria pátio que areja favela do Rio
Fonte: Folha Online
04/08/2004 por Sergio Torres, no Rio
Um pátio nos moldes medievais, que criou uma espécie de clareira na superpovoada favela do Jacarezinho, zona norte do Rio, é a principal novidade do projeto Célula Urbana, desenvolvido pela prefeitura carioca em parceria com a histórica Fundação Bauhaus-Dessau, da Alemanha.
O resultado de cinco anos de ação da Bauhaus no Jacarezinho será conhecido amanhã, quando se festeja o início das atividades do prédio de quatro andares projetado por arquitetos alemães e brasileiros. Ao lado do prédio fica o pátio; em frente, a reurbanizada praça da Concórdia.
Desde 1999, técnicos da Bauhaus e da prefeitura estudam em conjunto a situação do aglomerado urbano com cerca de 60 mil habitantes.
A Fundação Bauhaus foi criada sem fins lucrativos em 1994 para preservar o legado da escola Bauhaus. Base do modernismo que, desde a criação da escola, em 1919, passou a vigorar na arquitetura e nas linhas de produtos industriais, a Bauhaus preconiza a simplicidade nos projetos.
Na favela, quase toda plana, casas e barracos se sobrepõem, chegando a atingir 25 m de altura. As ligações são corredores estreitos e poucas ruas de trânsito caótico.
Em consequência disso, há áreas em que a luz do sol não chega e em que inexiste ventilação. Essa situação tornou o Jacarezinho a comunidade campeã em doenças pulmonares na região metropolitana do Rio.
Após a análise da situação, os enviados da Bauhaus decidiram, com os especialistas do Célula Urbana - projeto de intervenções urbanísticas nas favelas -, arejar a comunidade.
Coordenadora do Célula Urbana, a arquiteta Lu Petersen conta que, para a abertura do pátio, de cerca de 1.500 m2, as construções que abrigavam 48 famílias foram derrubadas e as cerca de 180 pessoas, transferidas para outros locais da favela.
Depois da abertura da "clareira", os vizinhos fizeram o que passaram décadas sem poder fazer: abriram janelas e basculantes voltadas para o pátio.
Escola Bauhaus revoluciona design em favela carioca
Fonte: Folha Online
19/07/2004 da Reuters, no Rio
Oito décadas após a fundação da Bauhaus, a escola de design alemã planeja um renascimento no século 21 - e ele vai acontecer na favela carioca do Jacarezinho.
Partindo de sua tradição de criar bens com custo ao alcance das massas, uma nova geração de discípulos da Bauhaus e dois funcionários da prefeitura do Rio de Janeiro pretendem colocar em ação um plano urbanístico ousado na favela.
"Não queremos construir apenas mais um projeto arquitetônico - queremos gerar perspectivas sociais e econômicas para os moradores daqui", disse o arquiteto alemão Dietmar Starke, funcionário da prefeitura carioca.
O projeto piloto pede a derrubada de um punhado de casas de blocos em três quadras do Jacarezinho, abrindo pátios para permitir a entrada de luz nas casas escuras e construindo novas residências em vários níveis.
A demolição vai começar em janeiro, e a previsão é que as obras estejam concluídas até 2003. A chamada Célula Urbana também terá um cibercafé, lojas, uma escola de dança, teatros e oficinas de costura espalhados pelos pátios.
"Estamos adorando. Não é todo dia que a Bauhaus se muda para a favela, trazendo cultura e oportunidades", disse a ambulante Carmen Maria Pereira, de 45 antes. "Mesmo que não me beneficie, vai ser bom para meus filhos ou netos."
É por essa razão que a Célula Urbana goza de amplo apoio entre os 50 mil moradores da favela, mesmo aqueles que podem perder suas casas a curto prazo.
A favela do Jacarezinho foi escolhida devido à sua proximidade a uma avenida grande e à linha do metrô, facilitando a integração da favela com quem vem de fora. Além disso, é uma das maiores favelas do Rio e os investimentos do governo estão longe de resolver seus problemas.
Ironicamente, o projeto Jacarezinho será o primeiro realmente desenhado pela escola Bauhaus, fundada em 1919 por Walter Gropius. Enquanto a escola de arte e arquitetura Bauhaus desencadeou uma revolução no design, os edifícios que idealizou sempre foram projetados e construídos pela firma particular de Gropius.
Segundo o diretor da Fundação Bauhaus, Omar Akbar, uma das principais metas do projeto Jacarezinho é criar um vínculo com o movimento histórico Bauhaus.
"Nos anos 1920, a Bauhaus tratava dos problemas dos pobres da Europa. Mas o mundo está mudando, e agora nosso desafio é resolver os problemas de favelas internacionais", disse Akbar, depois de passar duas semanas no Jacarezinho.
Nos anos 1920, o movimento Bauhaus introduziu a filosofia da função tendo preferência sobre a moda e ergueu centenas de residências austeras para as massas na Europa. Agora, no século 21, o movimento está voltado à solução de problemas de desenvolvimento urbano em lugares como o Egito e a Etiópia.
Para dar os retoques finais ao projeto Jacarezinho, Akbar e um grupo de 20 arquitetos, artistas e economistas da Bauhaus se hospedaram na favela por duas semanas no início do mês. Os jornais deram fotos dos "invasores", altos e loiros, ouvindo samba e comendo peixe frito com os moradores do Jacarezinho
Updates:
-> 4.8.2011 : O teleférico do Complexo do Alemão e transporte público para favelas e periferias
-> 1.8.2011 : Thaide entrevista Mano Brown na TV (Capão Redondo)
-> 9.10.2006 : Midia autônoma e comunitária na Favela Heliópolis
-> 13.8.2006 : Tati Quebra Barraco para playboys e patricinhas no Estadão
-> 13.7.2006 : Projetos para favelas cariocas e o teleférico de Medellin
-> 17.4.2006 : Fábrica de Criatividade, Capão Redondo, matéria no Estadão
-> 16.12.2005 : Sou feia mas tô na moda, documentário de Denise Garcia
-> 12.12.2005 : Victoria Abril faz ponta no Cine Favela Heliópolis
-> 6.9.2005 : Festa na Favela Godoy para gravação do DVD
-> 2.7.2005 : Funk carioca, arranjo produtivo copyleft na revista Carta Capital
-> 26.4.2005 : MV Bill no Roda Viva da TV Cultura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário