27.12.11

A origem afro-brasileira de usar roupa branca e pular ondas do mar no ano novo

fé

Ano novo chegando, festá, reveillon, queima de fogos, chupar uva, comer romã, vestir calcinha e cueca nova, estourar champanhe, pá e tal. Uma pá de crendices, supertições, mandingas e rituais pra garantir um ano novo com felicidade, dinheiro, saúde, sorte, segue a rima. Molecada a milhão, todo mundo vestindo roupa branca e no perrenge do trânsito pra chegar na praia e no dia primeiro de janeiro pular 7 ondas no mar.

Liga que desse agito todo tiozinho de taça de espumante na mão até esquece que alguns costumes tem origem nos rituais das religiões afro-brasileiras, seguidas por todas as crenças nas festas de entrada de ano. Vai vendo.

Roupa Branca

No candomblé o branco é a cor do orixá Oxalá e na umbanda os médiuns geralmente vestem-se de branco, orientação que teria vindo do Caboclo das 7 Encruzilhadas. Segundo o verbete Oxalá na Wikipédia o Orixá é associado à criação do mundo e da espécie humana, considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. É calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertencem os olhos que vêem tudo. No verbete Umbanda na Wikipédia defende a importância dessa religião fundada em 1908, sincrética com o espiritismo de Allan Kardec, que adotada por brancos de classe média acabou sendo aceita pelas autoridades e polícia, contribuindo para a tolerância com todos os cultos afro-brasileiros desde então.

Pular 7 Ondas no Mar

O ritual de pular ondas e oferecer oferendas no mar é ligado ao Orixá Yemanjá, originalmente filha de Olokun a dona do mar e muitas vezes reverenciada como a rainha do mar nos países da diáspora africana. O verbete Yemanjá na Wikipédia explica que o nome da Orixá deriva da expressão Iorubá "Yèyé omo ejá" ("Mãe cujos filhos são peixes") e também foi conhecida pelo nome Janaína na época da escravidão e perseguição aos cultos pagãos. A festa de Yemanjá é celebrada em 2 de fevereiro em Salvador/BA mas no Rio de Janeiro a Praia de Copacabana era o local preferido de celebração dos fiéis, local onde atualmente é celebrada a maior festa de reveillon do mundo com a queima de fogos transmitida para todo o Brasil.

O blog do Grupo Boiadeiro Rei publicou em 27/12/2011 uma reza do ritual das 7 ondas:

Pular as sete ondas no final do ano
(...) Pular 7 ondas ajudaria a invocar os poderes de sete Orixás poderosos e no final a Iemanjá a deusa do mar, que purifica e nos dá força para vencer os obstáculos do ano que está por vir.

Primeira Onda Pai Obaluaê
Que nosso Pai Obaluaê retire todas as doenças de nossas vidas
Segunda Onda Pai Xangô
Que nosso Pai Xangô nos de a Justiça em nossas vidas
Terceira Onda Pai Ogum
Que nosso Pai Ogum proteja nossos caminhos
Quarta Onda Mamãe Oxum
Que nossa Mamãe Oxum proteja nossa família e amigos
Quinta Onda Pai Oxossí
Que nosso Pai Oxossí proteja nosso trabalho e nos de força na caminhada
Sexta Onda Cosme e Damião
Que nossos queridos Cosme e Damião proteja nossas crianças e nosso futuro
Sétima Onda Mamãe Iemanjá
Que nossa Mamãe Iemanja ilumine e proteja o ano novo que se inicia.

No final saia de costas do mar e saúde nosso Pai Oxalá, fazendo uma corrente de força em todos seus pedidos e que receba sua firmação aqui com muito amor ao próximo.
-
Bem louco. Ligeiro tirei a teia de aranha e postei até na comunidade Religiões Afro-Brasileiras no Orkut: Me contaram uma historinha que muito tempo atrás, há milianos, usar roupa branca e pular ondas no mar na passagem de ano era coisa de macumbeiro.

Sentiu firmeza? Fui, nem me viu!


-> Arquivo: 14.11.2011 : O primeiro presidente negro do Brasil
-> Arquivo: 9.8.2011 : Re Carta Capital - Brown, o mano charada
-> Arquivo: 25.7.2011 : Extra paga ndenização de R$ 260 mil por racismo contra criança
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re Cotas - Reconhecimento de diferenças rompe desigualdade nas escolas
-> Arquivo: 8.12.2006 : A origem da árvore de Natal
-> Arquivo: 23.8.2006 : Relatório da ONU sobre racismo no Brasil
-> Arquivo: 4.10.2005 : Cotas para afrodescendentes nas empresas e corporações
-> Arquivo: 27.9.2005 : Dia de São Cosme e Damião na Wikipédia
-> Arquivo: 14.7.2005 : Reparações aos descendentes daqueles que sofreram com a escravatura, sequestro e trabalhos forçados
-> Coletando : Livraria Cultura: Livro - Uma história não contada. Negro, racismo e branqueamento em São Paulo.
-> Busca no Mercado Livre : Carnaval, Reveillon, Umbanda, Roupa Branca, Tablet e Candomblé


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...