30.11.11

O futuro está nos games

mario blogher10 nintendo 3

Thread sobre games na Lista Radinho em 2002:

O futuro esta nos games

04.03.2002 - Falai' fabio, radinhos,

Fabio Costa wrote:
Na próxima, prometo ser mais veemente. Mas pode escrever ai: o futuro está nos games!
Ta' ligado q milidias neguinho de pesquisa gringa dilvulgou q, dentro da industria de entretenimento, em termos de faturamento, o setor de games ja' ta' metendo os canos no cinema, q agora come terra na segunda posicao.

Se pam nao e' futuro, bacanas da nintendo, ps2, xbox e o bonde dos desenvolvedores ja' partiram pra dentro e e' daquele jeito :-)

Lembra o centenario do cinema? Vai vendo, se pam qdo a midia interativa, da qual os games sao a vanguarda, fizer 100 anos neguinho vai eleger os classicos tipo assim:

Asteroids = A conquista da Lua (Melies)
Mist = Encouracado Potenkim
Mario Brothers = Carlitos
Doom = O nascimento de uma nacao
Titanic (maior bilheteria do mundo) = Tamagochi

Sentiu firmeza? O paguei comedia? :-D

\//
Tupi


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Oghh

E jah nao eh assim? :)

Aqui no Brasil já tem algumas empresas desenvolvendo games, a do Outlive, por exemplo, já lançou o jogo até lá fora. Tem o jogo do ET de Varginha, uma empresa de goiania vai lançar um MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game), um daqueles jogos onde um monte de jogadores constrói um personagem e desenvolve ele por um tempão.

Não está longe de ter uma revolução nessa área, tipo o The Sims :)

Da’ para o ciberespaço do William Gibson é só um pulinho.

O meu sonho de consumo, antes do advento da web, era ser Produtor de uma empresa desenvolvedora de games. Se possível, dono, mas aceito até só roteirista!

Oggh


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de rene

pois eh, justica seja feita: games sao um universo riquissimo. nunca fiz. tiro o chapeu pra quem desenvolve. eh pra fazer qqer arquitetura de informacao ou design pra web parecer cafeh pequeno.

fica a pergunta: se games sao uma industria assim tao poderosa, se eles sao tao envolventes e apaixonantes, por que despertam um interesse menor da midia e da "academia"? serah que eh porque parecem coisa de crianca?

abraco
rene


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Fabio Costa

Pagou não, mano! :-)
Usando o seu paralelo, o 'mundo' dos games também tem o seu Oscar. Essa indústria é levada muito mais a sério do que a gente pensa.

Infelizmente ou felizmente, os anunciantes estão cada vez mais dentro também.


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Castle

So aqui no Brasil que game e visto como coisa de crianca e/ou NERD!

Concordo plenamente com vc Renes.... game e o apice de interavidade/ programacao/ design/ usabilidade e outros bichos!

Qto a Academia eles tem que julgar pelicula mesmo... julgam games qdo esses viram filmes, mas ai geralmente so ganha Fx ...mas ja ta bom!

Castle
PS: The bomb has been planted!


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Oghh

Acho que o Rene falou de academia no sentido de uma associação de produtoras de games.

Particularmente eu acho que games são sim uma indústria de futuro, e conforme a tecnologia vai sendo distribuída, teremos mais e mais produções de qualidade.

Agora, lá fora mesmo games tbem são visto como coisas de criança/nerd, só que tem gente ganhando dinheiro com isso :)

Um exemplo de negócio relacionado a games que está dando certo no brasil?
Lan houses. Alguém notou a proliferação de monkeys? Pois é...

Quando o negócio começa a dar dinheiro, os olhos gananciosos se voltam para ele. Quem sabe alguma empresa brasileira não resolva investir na produção de games?

Oggh


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de marcelo siqueira

do texto do fabio:
They don't take kindly to marketing people shoving a blatant product
placement into their games. They see themselves as Francis Ford Coppola, and you're not going to see the Godfather order a Domino's Pizza."
infelizmente, parece que essa inocência só existe porque a indústria está realmente na infância. outro ponto interessante é o fato de um engine como o genesis3d ser oferecido como open source.
qual será a vantagem? apenas o desenvolvimento espontâneo, como no caso do linux?
e a concorrência?
será também parte da "inocência"?

( )'s
marceloSiqueira()


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Castle

O unico game que sei que virou por aqui foi o do Tio Silvio e tb o do povo
da Continuum http://www.continuum.com.br que fizeram na MAO e o jogo eh show!
INFELIZMENTE ainda nao dah pra parar tudo por no minimo seis meses e soh fazr game.

Mas game ainda eh visto como coisa de crianca/nerd...tah longe de ter eventos como a Eletronic Game, aqui as revistas do setor vivem momentos dramaticos... o Hardmob (site que abrigava varios servidores de jogos on line) quase foi pro saco e os eventos de Games multiplayer QUASE nao rolam por falta de patrocinio!

Qto a pirateacao ate concordo que pesa, mas pra jogos multiplayer vc tem que ter o SERIAL ORIGINAL senao nao joga pela WEB.

IMHO, as Lan house vao ser como foram paintball, pistas de patins in roller, karts e agora os bingos! As que sao feitas por quem ENTENDE da coisa e sobretudo GOSTA sempre terao publico... as vezes nicho, as vezes bombado... os que encaram APENAS como negocio podem ate ganhar uma grana, mas por um tempo....

Pra vc verem como GAME eh um negocio serio pacas:
www.swafo.com/frozendeath/cheaterlow.wmv

()'s
Castle


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Castle

O Jogo do Milhao EH game sim...e vai muito bem...

E pensar que eu podia ter feito o game e ainda com participacao sobre vendas! :-(

Eh no minimo uns 6 meses pra criar, storyboard, roteiro, modelar em 3D/desenhar, programar, tirar bugs, etc!

Das vendas de CS sei que ta entre os 5 mais vendidos, perde pros lancamentos da Micromole (ALWAYS), mas vende bem...

Sei de umas iniciativas em Director que rolaram... uns pela Manufactura de Web...o Bco imobiliario em CD-ROM, um de corridas usando o engine 3D bancado pela AOL/FIAT/Itau/Estadao. Mas qdo vc apresenta o orcamento pra um game decente os clientes preferem programar banner em portal!

Castle

PS: Taking fire, need assitance!


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Guilherme Ambros Pereira

Fala Tupi,

Concordo plenamente contigo. Games são, IMHO, uma das grandes tendências de comunicação para o futuro. E não tem nada de estranho nisso: com o aumento do poder de processamento e do realismo gráfico, vc passa a assistir um filme na tv, só que com a vantagem de poder interagir com o filme e com dezenas de outros "telespectadores" que estão lá, ao mesmo tempo que você, conversando, disputando, lutando, fazendo alianças, derrubando monarquias, etc.

A fórmula é conhecida: una pessoas, dê um motivo e faça com que interajam entre si. Os mud's via telnet já faziam isso no início dos anos 90, quando a internet brazuca estava apenas despontando nas universidades. Depois a formula foi repetida à exaustão, com novas sofisticações e evolução das plataformas (Worlds Chat, Active Worlds, The Palace, games multiplayer, etc). E a fórmula vem dando certo, saindo do gueto de rpg-maníacos e tomando as ruas.

Some-se a isso o crescimento rápida do realismo nos games, onde fica cada vez mais difícil distinguir um jogo de um desenho animado, por exemplo. E, não raro, vc chega-se até mesmo a confundir com um filme de fato. Se compararmos o estágio atual ao telejogo e atari dos anos 80, ou ao Super Nintendo dos anos 90, verá que a velocidade do crescimento do poder de processamento e realismo gráfico é algo impressionante. Imagina só o que não teremos na área de entretenimento em mais 10 ou 20 anos...

Pra quem gosta do tema, tem um case maravilhoso que eu não me canso de reler ao longo dos anos. É sobre o Habitat, o primeiro (bem sucedido) mundo virtual da história da humanidade, e que esteve (muito) a frente do seu tempo enquanto existiu (de 85 a 88). Leitura imprescindível.

O primeiro link é o mais importante pois conta a história, mas os outros também são riquíssimos. O "Habitat Anecdotes", em especial, é muito curioso. Inflação, jornais publicados pelos usuários, casamentos, duelos, tours, crime, governo e política são alguns dos temas vividos pelos usuários do Habitat.

http://scara.com/~ole/literatur/LessonsOfHabitat.html
O artigo pai de todos. Esse site não é o oficial do Farmer & Morningstar, mas como o paper é um clássico, tem centenas de sites com cópias iguais e na integra)

http://ibiblio.org/dbarberi/papers/vcomm
Vários artigos relacionados sobre o tema, que também contam a experiência do Habitat. Contém o "Habitat Anecdotes".

http://www.stanford.edu/class/history34q/readings/Virtual_Worlds/Habitat.html

Textos mais "recentes", já questionando a criação de uma  "Global Cyberspace Infrastructure"

Power to the people! E longa vida aos games :-)

Um abraço,
Guilherme Ambros


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de gustavo

Eu acho que o futuro dos Games está na simulação de situações quotidianas, na criação de uma realidade paralela virtual, uma tela entre nossos olhos e o mundo, um óculos escuro ativo.
Aliás, essas aplicações movimentam muitíssima grana nos EUA.
Na USP tem aquela sala semi-esférica tipo 360º, que você vai andando e os projetores vão "andando", mudando as projeções na parede. Tudo feito com esses códigos de simulação espacial (dificílimos) de games.

Gustavo


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de gustavo

Cyberespaço não seria um espaço virtual? Penso numa fundição entre em mœltiplos espaços virtuais e o real, um multi-pensamento-processamento. Onipresença.

Xi, bateu.


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de Oggh

Tipo um alt+tab da realidade?

Hmm, pode ser. Mas jah pensou na zona, cada um em uma frequencia?

:)

Oggh


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de telo

É a nova droga... um tipo de alucinógeno.... realidade alterada.... simulação de situações... vivenciar o impossível.
Um prato para a psicologia e a psiquiatria.

Telo


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de Castle

Nossa colou o releh! :-)

Lembro de um conto do Assimov que era mais ou menos:

Os humanos perguntavam a um computador se Deus existe.
O computador disse que precisava de outros computadores pra responder...
Construiram os computadores, ligaram-nos entre si e pergutaram de novo. Deus existe?
O computador respondeu: - AGORA existe!

:-O

Oia que isso foi em 1900 e Aracy de Almeida!

abracos
Castle


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de fábio fernandes

Oi, Ricardo!
Na verdade, esse conto é do Frederic Brown, e foi republicado naquela coletânea ótima da L&PM, "Máquinas que Pensam", editada pelo Asimov. É sensacional mesmo!

abraço,
fábio fernandes


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de Oggh

(Strange Days) Eh um filme com a Julliete Lewis sobre um dispositivo capaz de guardar emoçoes/experiencias e reproduzir "dentro" do cérebro do usuário todas as sensações gravadas.

Se um cara grava o seu "sinal cerebral" sob o efeito de crack, digamos, o usuário vai poder experimentar as sensações SEM fumar o crack propriamente dito, entendeu?

Tem uma cena de um cara q compra um disco de uma garota tomando banho, para ter as mesmas sensações q ela.

O conceito eh bacana, recomendo.

Oggh


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de Oggh

Estranhos Prazeres.

Lembrei!

O futuro estah nos games, nos modificadores de percepcao, nos receptores e transmissores cerebrais. Etc!

Oggh


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de marcelo siqueira

em outro livro, "holy fire", o sterling descreve sites da internet
justamente como espaços de realidade virtual, onde as pessoas se encontram usando equipamentos especiais. viajam pelo mundo através de presença virtual etc.
coisas que devem rolar em algum tempo.
por enquanto ficamos com o chat de avatares mesmo :)

( )'s
marceloSiqueira ()


-> Arquivo: 14.11.2011 : Nossa língua brasileira
-> Arquivo: 4.8.2011 : Street Fighter capoeira
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re: Técnicas nazistas na publicidade
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re: The Revolution Will Be Webified
-> Arquivo: 1.8.2011 : 3 conselhos que me deram quando comecei
-> Arquivo: 20.7.2011 : História do Tupi da Taba Parte 1 (1995 a 2000)
-> Arquivo: 15.7.2011 : Ticket 171
-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap
-> Busca no Mercado Livre : Games, Nintendo, The Sims, Playstation e Tablet

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...