8.8.05

Casinha solidária proibida em São Paulo


Casinha Solidaria
Originally uploaded by tupi.

Liga nois notícia no jornal Folha de SP dia 4/8/2005, sobre invenção estilo arquitetura nômade portátil pra molecada q faz um corre na rua. Ligeiro a fita foi reinterpretada com sangue nos olhos pelo site Diário Vermelho, daquele jeito. Olha a conversa:
A prefeitura de São Paulo determinou que recolhessem as pequenas casas azuis de madeira, com um metro e meio de altura, que viraram abrigo para moradores de rua de São Paulo. A ação, porém, foi feita de forma truculenta, sem a presença de assistentes sociais, e os moradores do local, três crianças, foram deixados ao relento, sem nenhum tipo de assistência.
O equipamento, que lembra casinhas de boneca ou de cães, foi instalado no domingo pela Associação Casa da Criança de Nossa Senhora Aparecida. Antes disso, as crianças dormiam na rua.
(...) Segundo os meninos I. e L., ambos de 13 anos, por volta das 10h de ontem "muitos homens da prefeitura" chegaram ao local.
"A gente correu para dentro da casinha e pediu para levarem a gente junto. Mas o "tio" mandou a gente sair", disse um deles. "Enquanto eles levavam as casinhas, começamos a jogar um monte de pedras neles", disse I.
De acordo com eles, a ação foi violenta. "Um dos homens apertou meu braço forte para eu largar a pedra", conta L., apontando um pequeno machucado no braço esquerdo. Os dois dizem ter chorado muito. "É claro que eu vou chorar. A casinha era boa, tinha colchão e cobertor, cabiam até três pessoas apertadas", diz I.
A associação não sabia o que fazer com os meninos. No dia em que foram atirados ao relento, eles dormiram na casa de bonecas que fica na entrada, do lado de dentro do portão da associação. Mas foi uma situação improvisada, já que não há funcionários que fiquem no local nesse horário.
É embaçado ou não é? Antigamente quilombo, hoje periferia. 500 anos de extermínio.

Updates:
13.1.2006 : Concurso gringo de Carrinho para sem teto ou catador de recicláveis
15.8.2005 : Projetos de arquitetura nômade de Lerner para Prefeitura de São Paulo no JT

-> Arquivo: 27.7.2005 : Concurso Design de Caráter Social - Transporte individual de carga e reciclagem
-> Arquivo: 8.12.2004 : Meme Corporativo: Ben & Jerry's patrocinando arquitetura e moda nômade homeless
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Reciclagem ou Barracas
-> Compartilhando Banners : Esmeralda. Por que não dancei
-> Coletando : Amazon : Livro - Mobile, the art of portable architecture
-> Coletando : Livraria Cultura: Livro - Manual do Arquiteto Descalço
-> Technorati Tags: , , , , , ,

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...