Liga notícia de milidias no jornal New York Times traduzido no Estadão Economia. Olha a conversa:
Terça-feira, 5 de Julho de 2005
Blog vira instrumento de vendas
Lojas virtuais nos EUA já fazem as primeiras experiências
Bob Tedeschi - The New York Times
O varejo online começa a testar os blogs com o objetivo de dar a suas lojas mais personalidade e dar aos clientes uma razão de retornar mesmo quando não há interesse no consumo. Mas, para companhias como a Bluefly.com, eHobbies, Ice.com e outras, os blogs - espécies de diários online - estão tão longe de exercerem funções típicas do varejo que isso levará um bom tempo para acontecer.
Pegue a loja virtual eHobbies, por exemplo. O site, que vende helicópteros operados por controle remoto e outros brinquedos para adultos, começou a usar um blog em maio, onde colocou fotos de eventos e de seus empregados. Os comentários variaram entre "animador" e "chato"; muitos dos links do blog levam para páginas de produtos da eHobbies.
"Há muitas coisas boas no fato de se fazer o blog, e um pouco de coisas não tão boas", disse Seth Greenberg, o principal executivo da companhia. Segundo ele, o blog permitiu à eHobbies apresentar a imagem caseira que algumas vezes iludem até pequenas empresas como a dele, que tem apenas 25 empregados. "Isso nos permitiu puxar de volta a cortina e mostrar que somos uma empresa de aficionados que também adoram essas coisas que vendemos", disse. "Isso nos humaniza."
Além de colocar o link do blog no alto do site da empresa, a eHobbies começará em breve a promover o blog nas mensagens aos clientes e a esconder códigos de cupons no blog para incentivar as visitas. "Pessoas que têm hobbies são um pouco estranhas", disse Greenberg. "Elas gostam dessas coisas."
O visual do blog também deve sofrer melhora acentuada em relação ao atual, que mostra fotos tiradas com a câmera do celular de Greenberg. Nos próximos meses, deve apresentar sons e vídeos dos aficionados e seus brinquedos. Até o momento, portanto, Greenberg disse que não tem encontrado nenhuma desvantagem significante em manter o blog, exceto por dificuldades ocasionais de colocar as fotos.
Mas analistas enxergam algumas ciladas nesses relatos. Se os sites não fecham entradas e não controlam os comentários dos visitantes, eles podem se expor a visitantes que usam linguagem inapropriada, ou podem perder potenciais clientes que leiam críticas muito ácidas, disse Kenneth Cassar, analista da Nielsen/NetRatings. De qualquer forma, segundo ele, uma boa vigilância pode prevenir esse tipo de contratempos.
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Um comentário:
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