Thread sobre exclusão social na Lista Radinho.
Publicitario manda prender
08.05.2002 - Falai' radinhos,
Ta' ligado naquela empregada q teve q assinar canetinha por causa de uma lata de ervilha?
Vai vendo: os patroes q tiveram o dom de enquadrar a tiazinha sao publicitarios. Tai' a materia do jornal Agora: http://www.uol.com.br/agora/policia/pl0805200203.htm
COMIDA IRIA PARA CRIANÇAS
Doméstica fica 6 horas presa por furtar cebola e alho da patroa
Izabel Francisca Alves abriu sua bolsa após insistência do patrão. Além da cebola e do alho, foram encontradas uma lata de ervilha e um caldo de carne, furtadas em serviço.
O caso ocorreu anteontem no condomínio News Orleans localizado na rua Bacaetava, 121, apartamento 74, no Brooklin (zona sul da capital).
Segundo a polícia, o casal de publicitários Ricardo Manoel Nogueira, 40 anos, e Denise Aparecida Oliveira Virgulino, 30 anos, afirmou, em depoimento, que concordaram em revistar a empregada por suspeitarem, há algum tempo, da ausência de objetos do apartamento. De acordo com o casal, pares de sapato e de sandália haviam sumido da casa.
Izabel, 38 anos, trabalhava no apartamento dos publicitários há 30 dias. "Ela estava no período de experiência e poderia ser até contratada", afirma Nogueira, o patrão.
Segundo a polícia, devido à suspeita em relação a empregada, o publicitário, que chegou do trabalho anteontem por volta das 15h, aguardou na garagem o momento em que Izabel deixasse o condomínio.
Por volta das 17h, a empregada saiu do serviço e se dirigiu ao ponto de ônibus localizado no cruzamento das ruas Bacaetava com a Professor José Leite de Oiticica, nas proximidades do condomínio.
No ponto de ônibus, Nogueira, acompanhado do zelador do prédio, abordou Izabel e a questionou sobre o suposto sumiço de alguns objetos do apartamento.
Irritada, a empregada, imediatamente negou ter pego qualquer coisa da casa. Frente ao posicionamento de Izabel, Nogueira exigiu que ela abrisse a bolsa que carregava e constatou os furtos de seu apartamento: uma cebola, uma cabeça de alho, uma lata de ervilha e um pacote de tabletes de caldo de carne.
O publicitário, então, solicitou que Izabel o acompanhasse até a delegacia, onde a empregada foi presa em flagrante pela prática de furto.
"Se soubesse que ia dar tudo isso eu não teria pego esses produtos", disse Izabel em depoimento à polícia. Ainda segundo a empregada, os produtos seriam muito úteis para ela garantir a alimentação de crianças, que ajuda a criar.
Izabel já havia prestado serviços em outros três edifícios.
Ela não tinha passagem pela polícia, mas permaneceu presa do meio-dia até as 18h de ontem na Cadeia Pœblica 4 de Pinheiros. Apesar de solta, Isabel vai responder pelo crime.
(Rodrigo Rossi)
Re: Publicitario manda prender
08.05.2002 - Msg de Mirinha
Ontem a moça pegou a lata de ervilha, hoje pega dinheiro, amanhã vem com uma quadrilha e limpa a casa.
Re: Re: Publicitario manda prender
08.05.2002 - Falai' mirinha, radinhos,
Mirinha wrote:
Ontem a moça pegou a lata de ervilha, hoje pega dinheiro, amanh‹ vem com uma quadrilha e limpa a casa.
Senti firmeza! Nao pode deixar quieto nao :-)
Ontem contrata empregada domestica sem assinar carteira nem pagar fgts, 13o, ferias nem descanso remunerado, hoje fecha um contrato com a grafica levando um por fora sem o cliente saber, amanha usa o caixa 2 pra faturar uma campanha politica recebendo grana desviada do dinheiro publico. E' daquele jeito!
Se pam, como diria um tiozinho do tempo do imperio: "Cumpra-se a lei ou locupletemos todos!"
Paz e gloria ve'i!
\//
Tupi
Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Marcelo
E Nois nas Fritas
e isso , que casal cruel meu!!!
Espero que este casal pague bem caro
Podia dar so um susto na coitada
Tupi , hoje vc mandou bem
ganhou voto contra os Hipocritas Anonimos
Marcelo
Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Fabio Cereda
Falou tudo cara. Pior é que neguinho que cai no sistema prisional brasileiro entra batedor de carteira e sai assassino; se a empregada doméstica cumprir pena, o mundo perde uma ladra e ganha uma fascínora :-(
Fabio
Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Mirinha
Tupi,
Essa estória de ontem a ervilha e amanhã a quadrilha aconteceu comigo. As vezes vc perdoa uma bobagem e a pessoa cai matando em cima.
Sabe o que eu acho? Fala-se muito no caos que a nossa vida se transformou com sequestros e coisa e tal mas tambem se defende a impunidade.
Claro que se a moça for presa vai ser talvez até pior pra ela já que nosso sistema penal é ridículo, mas sabe-se lá o que aconteceu antes disso pra gerar tal reação dos patrões?
Será que não foi simplesmente a hora que eles resolveram falar "chega"?
Acho muito fácil julgar de longe.
Mirinha
Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Vinicius Saraceni
julgar a situacao, acredito.
Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Oggh
Mirinha falou: Acho muito fácil julgar de longe.
Julgar ambos, os patrões e a empregada, não?
:)
Oggh
Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Mirinha
Julgar tudo.
Quando falei o que falei foi devido a experiência pessoal. Nunca processei ninguem e sempre paguei mais do que devia, por isso mesmo fiquei furiosa quando fui roubada.
Sempre fico pensando se isso está certo. Se é certo a gente se calar e depois ficar reclamando dos sequestros, da violência.
Quando a gente se fecha, cada um na sua prisão particular, não está deixando de contribuir pra que a situação mude?
Tem que saber ver os dois lados sempre, meio como o advogado do diabo.
:o)
Mirinha
Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Sonia Grisolia
Oi Mirinha,
estou de total acordo com vc. O problema, me parece, é sempre passarmos a mão na cabeça de quem age errado, seja o pequeno ou o grande.
Da minha parte, quando fui assaltada não só reagi na hora, como depois fiz denuncias em todos os meios de comunicação de Porto Alegre e escrevi para os politicos em quem tinha votado. Fiz mais: fui a uma reunião do Orçamento Participativo, subi na tribuna e exigi do Prefeito e vereadores uma explicação sobre o que se estavam fazendo quanto a segurança publica.
De pratico? Bom, tive minha denuncia publicada no Livro Azul dos Direitos Humanos e a imprensa até me deu atenção. Fora isso, não resultou em nada.
De qualquer forma eu não fiquei parada reclamando. Se mais pessoas colocassem a boca no trombone talvez a gente tivesse mais segurança na rua e em casa. Claro que violencia não se resolve sem pensar em distribuição de renda, emprego, etc. Mas também ficar compactuando com roubo so porque se trata de uma lata de ervilha é inadimissivel. Esta complacencia com o errado, com o "tirar vantagem", com o "jeitinho brasileiro" é o principal motivo de sermos prisioneiros da corrupção e do subdesenvolvimento, no meu ponto de vista.
De tudo isso, o que mais me surpreende é que roubo feito por empregadas domésticas é algo bastante comum e tolerado a décadas. Quando alguém resolve dizer chega....bummmm...vira noticia de jornal e (pasmem) grande parte da sociedade fica do lado do ladrão. Não tem algo errado aqui?
Abs
Sonia Grisolia
Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Lanceiro Livre
Mirinha falou: Acho muito fácil julgar de longe.
Mirinha
Que nada, é mais fácil prender pobre. Você já leu "Os Miseráveis"?
Abraço,
fábio fernandes
Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de oggh
Eu concordo plenamente com vc e ateh fiquei orgulhoso de estar na mesma lista de discussao q alguem q vai fundo pelos seus direitos! (nao eh tiracao de sarro)
Soh para esclarecer, nao fiquei "do lado do ladrao", soh acho q o buraco eh bem mais embaixo, e q a justiça no brasil nao funciona.
Ah, e ações assim (como as suas) isoladas dificilmente vao resultar em algo prático de cara, temos q ter o hábito de brigar por isso.
Oggh
Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de AlexJ
Claro que tem algo errado.....
Tem algo errado desde o início, quando se tolerou o primeiro roubo...
Mas a própria legislação abre uma brecha quando permite o tal roubo famélico. Sei de histórias de gente roubando 10 quilos de picanha maturada do Pão de Açúcar e o gerente da loja ouviu da polícia que nada podia ser feito por ser "roubo famélico". Ora ora, quem tá com fome vai roubar arroz, feijão, pão e leite, mas não vai escolher justamente picanha maturada ....
Assim penso eu, mas posso estar errado.
Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de rene de paula jr
pois eh... pensando nessa historia de ser ou nao complacente compequenos crimes me lembrei de uma historia envolvendo gente nem um pouco famelica.
pra nao entrar em detalhes, era uma figura bastante carismatica e "esperta", forcando os limites do que era etico e tal. eu me lembro que a ousadia e irreverencia da figura sempre fascinaram muita gente, e eu soh fui perceber que era cumplice de coisas inominaveis quando era "o meu" que tambem estava entrando na reta.
to contando isso pra comentar que nossa cultura tem um certo fascinio por espertos, por ladinhos, por gente malandra. eh um inferno isso. vejam nossos herois: pedro malasartes, macunaima... gente do jeitinho, do engodo.
quem eh serio e tem principios aqui eh chamado de otario
eh profunda essa nossa cumplicidade e complacencia. sao seculos de historia
rene'
Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Vinicius Saraceni
concordo profundamente rene,
pra ficar visivel o inicio, vejo-o no comeco da primeira ideia de expansao dos europeus.. qual era o espirito da tal "invejavel coragem" de desbravar "novos mundos"?? algo positivo, humano, de bem?
Re: Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Mirinha
Assim vamos chegar no pecado original Vini, e descobrir que vai ver Eva estava famélica e assim sendo, nem precisaríamos ter deixado o paraíso :o)
Estou brincando, mas é sério. Concordo com a Sonia (fiquei com inveja tb; nunca tive a coragem de botar a boca no mundo) mas discordo do Oggh. Se cada um agir de acordo deixa de ser uma ação isolada.
Me desculpem se ainda estendo o assunto mas acho que é sério mesmo. Tenho reparado que muitas vezes aqueles que tentam manter uma postura ética são chamados de "bonzinhos" e acabam se dando mal ou chamados de otários como disse o Rene, porque é na esperteza e na malandragem que está o charme e é muito fácil ultrapassar os limites quando se está "ganhando".
No fundo o que eu queria dizer é que não dá mais pra ficar calada esperando as coisas acontecerem. Acho que temos mesmo é que discutir tudo sempre pra ir chegando a consensos.
Mirinha
Re: Re: Re: Re: Publicitario manda prender
09.05.2002 - Msg de Sonia Grisolia
rene falou: quem eh serio e tem principios aqui eh chamado de otario
Oi Renê e pessoall,
Nem sempre. Quer ver?
Ha 4 anos comprei um congelado da Sadia e por um problema na embalagem tive uma queimadura de segundo grau na mao direita. Fiquei 15 dias sem poder trabalhar, além de outros inconvenientes.
Como boa consumidora, no dia do acidente, liguei para o SAC da Sadia e avisei sobre o problema com a embalagem. 1h depois tinha um garoto deles que recolheu a embalagem para uma "analise". 3 dias depois veio uma pessoa d marketing conversar comigo. Pegou um avião de Sampa e foi até a minha casa "ver como eu estava" (logicamente ver também quem eu era e qual perigo representava. Pediu inclusive para vel o local do "crime").
Alem disso, fizeram investigações sobre onde fui atendida, quem era meu medico e qual meu plano de saude. A embalagem (minha unica prova material) evaporou...
Vou poupar vcs dos detalhes, mas fiquei tão irritada que procurei um advogado e entrei na justiça pedindo indenização por danos fisicos e morais. Considerei um absurdo ter minha vida investigada por um problema que não era meu e sim da empresa que escolheu mal a embalagem do seu produto.
Resultados praticos:
1. A empresa alterou substancialmente sua embalagem desde o meu acidente e hoje ela tem instruções claras de uso e é bem mais resistente.
2. Ganhei o processo em primeira instancia, mesmo sem a prova fisica mais importante que era a tal embalagem sequestrada. Ainda tenho pelo menos 2 anos pela frente antes de ter a causa totalmente ganha, mas dificilmente outro juiz dará um veredito contrario.
Ao todo se vão alguns anos e algumas idas e vindas. Me incomodei sim. A justiça foi (e está sendo) lenta, lentissimmmmaaaa. Agora, ficar calado diante de algo que esta errado, quando você pode fazer alguma coisa a respeito, não dá.
Existem circunstancias em que não se pode realmente fazer nada. Não existem provas, não existe como se defender. Sou realista e coroa o suficiente para saber disso. Agora, se tem uma brecha, um espacinho pra reclamar... aí quem fica calado sim é otario.
Abs
Sonia Grisolia
Re: Re: Re: Re: Publicitario manda prender
10.05.2002 - Msg de rene de paula jr
se um dia vcs toparem com o livro "raizes do brasil" do sergio buarque de hollanda (pai do chico), leiam. mmmmmmmuuuuuuuuuita coisa vai ficar mais clara. juro.
e sonia, a tua atitude eh excepcional. nos dois sentidos.
o geral eh as pessoas terem vergonha de se posicionarem. nao pega bem. o "deixa pra lah" e "vc sabe com vc estah falando?" e o "manda quem pode e obedece quem tem juizo" sao coisas profundamente arraigadas na nossa cultura.
e mais, Sonia: o sul do pais teve uma colonizacao completamente diferente. veja teu sobrenome: a cultura italiana tem uma tradicao de nao levar desaforo pra casa mesmo. o sul do pais tem menos da malemolencia, das cumplicidades coloniais do resto do pais.
mas parabens mesmo assim
abracos
rene'
Re: Re: Re: Re: Publicitario manda prender
10.05.2002 - Msg de kazi
E, ja que estou de mau humor, vai um poema do Mayakowski proceis.
-
Primeiro, eles vêm à noite, com passo furtivo
arrancam uma flor
e não dizemos nada.
No dia seguinte, já não tomam precauções:
entram no nosso jardim,
pisam nossas flores,
matam nosso cão
e não dizemos nada.
Até que um dia o mais débil dentre eles
entra sozinho em nossa casa,
rouba nossa luz,
arranca a voz de nossa garganta
e já não podemos dizer nada.
-
Sei nao. Acho que a empregada deve ser punida, mas de acordo com o crime. Idealmente, os patroes deveriam ser investigados. Se sonegaram ou levaram por fora da grafica, deveriam ser punidos. Ai, os investigadores, o delegado, o juiz, os reporteres, os espectadores...
Aw, crap. O problema nao e a punicao, o problema e uns animais serem mais iguais que os outros e tal. O problema e o sistema penal, o poder pagar advogado, poder pagar delegado, poder pagar juiz, poder pagar a imprensa.
Eu tomo multa, mas nao molho a mao do guarda. Adianta? Eu mando e-mail pros deputados que elegi. Adianta?
Hm.
Bom dia.
k.
Re: Re: Re: Re: Publicitario manda prender
10.05.2002 - Msg de Mirinha
Oi Sonia,
eu acho que vc está certíssima. Parabens pela iniciativa.
Pessoalmente sinto falta de ter a quem reclamar as vezes pois há coisas que incomodam e não temos a quem reportar.
Essa idéia do Rene pode ser viável. Há uma iniciativa mais ou menos assim que é o relatório alfa. Eles pretendem ser um site de denuncias de noticias incorretas.
Ontem discutindo isso com a minha filha chegamos a conclusão de que pra ter alcance teríamos que entrar para a política. Ainda acredito que conseguiremos mudar as coisas com união.
Talvez através da internet consigamos tal união.
Mirinha
Re: Re: Re: Re: Publicitario manda prender
10.05.2002 - Msg de Oggh
Sonia falou: Ontem discutindo isso com a minha filha chegamos a conclusão de que pra ter alcance teríamos que entrar para a política. Ainda acredito que conseguiremos mudar as coisas com união.
Eu chego a me sentir mal de ser tão pessimista assim, mas os meandros da política acabam com qualquer boa vontade.
O jeito ia ser resetar todos os políticos e começar de novo, mas essa minha sugestão nunca é bem aceita...
Oggh
Re: Re: Re: Re: Publicitario manda prender
10.05.2002 - Msg de Sonia Grisolia
Oi pessoall,
na internet, que tenha poder de fogo, aqui no Brasil, não vi não. Tem uma revista chamada Consumidor, da abril, se não me engano.
Mas é interessante ver alguns exemplos de outros paises. Por exemplo a Suécia. Lá existe o partido dos consumidores com força na camara dos deputados. Um dos ganhos é que se você comprar um produto a garantia não tem data de vencimento como aqui. Compra-se um micro e ele tem garantia por 6 meses ou 1 ano. Depois disso pode explodir... Convenhamos, é absurdo isso.
Do ponto de vista legal, o Codigo do Consumidor brasileiro é bem interessante e nos protege. O problema está nas pessoas não reclamarem tanto quanto deveriam. Nossa cultura social é conivente e complacente com os erros. Parece incrivel como nos identificamos com os "coitados", com os "incultos"... Ha pouco tempo o Jabor tratou disso num artigo a respeito do rapaz que ganhou o Big Brother (alguém viu?).
A tradição cristã é outra contribuição forte para este estado de letargia. "O céu é dos miseráveis". A pobreza, o sofrimento são cultuados como uma caracteristica positiva em nossa sociedade.
Curiosamente, países com tradições protestantes são mais desenvolvidos.
Tente roubar uma lata de ervilha de um protestante... putz!
Victor Jiudice escreveu um conto chamado O Arquivo (da decada de 70, eu acho) em que um funcionário trabalha, trabalha e como prêmio ele tem sempre seu salario reduzido, sua carga horaria aumentada, suas responsabilidades dobradas. Quanto mais ele é explorado, mais satisfeito fica. Até que um dia ele se aposenta e... vira um arquivo.
Bela satira.
Abs
Sonia
-> Arquivo: 9.8.2011 : Re: 2.700 querem vagas na Agencia C
-> Arquivo: 4.8.2011 : Re: Técnicas nazistas na publicidade
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re: The Revolution Will Be Webified
-> Arquivo: 20.7.2011 : História do Tupi da Taba Parte 1 (1995 a 2000)
-> Arquivo: 15.7.2011 : Ticket 171
-> Arquivo: 13.7.2011 : Free agents Era Cadastro de CVs
-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap
-> Arquivo: 8.9.2006 : Porque o brasileiro sempre deixa sobrar comida no prato
-> Arquivo: 1.6.2006 : Desperdício de alimentos: Brasil campeão mundial.
-> Busca no Mercado Livre : Diarista, Tablet, Alho, Publicidade e Smartphone
Nenhum comentário:
Postar um comentário