14.6.06

Escolinha de futebol brasileiro na Inglaterra e de futebol italiano no Brasil

Editia 2009-Milano MJC Day (10)

Liga matéria milidias no jornal Folha de São Paulo, tipo um gringo q inventou escola de futebol na Inglaterra, na levada brasileira, tentando a sorte em ensinar ginga, futebol de salão, malemolência, fez q foi mas não foi, uscambau. Tipo uma franquia do estilo tupiniquim, exportação de serviços, knowhow e entretenimento, se pam sem precisar pagar royalties. Várzea, bola de meia, vacilou é tudo nosso. Olha a conversa:
Mão dupla.
Empresário faz sucesso entre ingleses ao tentar ensinar o futebol brasileiro a seus conterrâneos

16/4/2006 - Guilherme Roseguini. Colaborou Paulo Galdieri.

A trajetória meteórica nasceu com dribles, descontração, jogadas individuais e criatividade. Uma mistura bem brasileira.
Só que Simon Clifford não precisou nascer no Brasil, falar português ou disputar jogos de futebol para erguer seu império.
Empresário, inglês, 35 anos, ele é o dono de um empreendimento que não pára de crescer graças ao prestígio do país pentacampeão.
Dez anos atrás, enfastiado pelo modo como seus conterrâneos tratam a bola, decidiu buscar uma forma mais descontraída de ensinar o esporte. Em Leeds (a 318 km de Londres), nasceu a primeira "Brazilian Soccer School".
"Ninguém joga como os brasileiros. Então, era preciso criar uma forma de aprender a jogar como eles", explica à Folha.

A idéia prosperou como poucas. Clifford é dono hoje de 450 escolas pelo Reino Unido. Mais: por meio de franquias, o negócio se expandiu para oito países.
No total, 600 unidades atraem hoje 500 mil alunos que buscam adquirir por meio de treinos a ginga mais famosa do futebol.
Clifford jura que tudo nasceu por acaso. Professor de educação física, ele é entusiasta do Middlesbrough, da primeira divisão inglesa. Na década de 90, adorava ver o hoje palmeirense Juninho entortar zagueiros na Inglaterra.
Após uma partida em 1996, bateu na porta da casa do meia, declarou-se fã e engatou uma conversa. Descobriu que ele e outros brasileiros haviam começado a carreira no futsal e conta que teve teve o estalo.
"Aprendi com o Juninho que, pela bola ser menor e mais pesada, exige mais precisão do atleta. Não tive dúvida. Mandei trazer 30 para cá e abri a primeira escola."
Oswaldo Giroldo, pai e empresário de Juninho, recorda-se dos encontros. "Muita gente batia na nossa porta, mas lembro que ele queria saber muito sobre o futebol brasileiro. Nós ensinamos."

Em 1997, Clifford fez um empréstimo, viajou para o Brasil e lapidou seus métodos. Ao ensino com bolas de futsal, adicionou música ambiente. Enquanto treinavam, os alunos ouviam sambas que ele havia gravado durante a estada em São Paulo.
"Fiz essa opção pelo ritmo contagiante. Percebi que os alunos se sentiam mais soltos, mais livres para ousar no treino", recorda.
Ousadia, aliás, é palavra de ordem. Clifford colocou no papel mais de 200 tipos de dribles que os garotos têm de executar. Para ilustrá-los, usou nome de jogadores da seleção. Há desde o famoso "Rivelino's elastic" até movimentos que imitam Ronaldo, Ronaldinho e Adriano. "Vocês podem achar absurdo um inglês ensinar futebol brasileiro. Mas meu método é muito sério. Sou apaixonado pelo Brasil, fã da seleção de 1982, do jogo bonito", explica.

O uso que faz da escola brasileira tem pontos polêmicos. Em alguns sites da "Brazilian Soccer Schools", por exemplo, a Folha encontrou fotos de Ronaldo, Ronaldinho e Adriano usadas para atrair alunos. Clifford não paga direito de imagem aos astros.
"Vou mandar corrigir. Está errado. São muitas unidades, não dá para ter controle", diz.
O inglês, aliás, jura que o próspero negócio não fez dele um homem rico. Fala que muitos alunos carentes ficam livres das mensalidade e que tudo o que ganha é revertido para as escolas.
Difícil acreditar, dado o apelo publicitário que o projeto conseguiu. Uma fabricante de brinquedos deu US$ 2 milhões ao programa para colocar o logo nas camisas dos garotos - que, não por acaso, são amarelas.

Astros como Michael Owen já fizeram aulas com Clifford e rasgaram elogios ao programa. Neste ano, Micah Richards, do Manchester City, marcou um gol na Copa da Inglaterra e se tornou o primeiro atleta formado em uma "Brazilian Soccer School" a balançar as redes na competição.
E ainda há mais na manga. Com a chegada da Copa, Clifford pode ganhar mais espaço no mercado.
"Não posso querer que uma seleção como a inglesa vença o Mundial. É um time que não empolga, não dribla, não vai ajudar a desenvolver o futebol bem jogado. Por isso quero ver o Brasil campeão. Mas você vai achar que só vou torcer pelo seu país por causa do meu negócio, não é?"

Sentiu firmeza? Então, outra comédia é q os clubes europeus tipo Milan, Internazionali, Real Madrid, Barcelona, Manchester, pá e tal, tb inventaram corre pra ensinar a molecada daqui de pindorama a torcer e pagar pau em italiano, espanhol, inglês, retranca, líbero, catenaccio, uscambau. Sente o drama:
www.milanjuniorcamp.com.br
Milan Junior Camp em São Paulo e Rio de Janeiro.

O departamento de futebol do A.C. Milan preparou o conceito do Milan Junior Camp de acordo com os métodos mais modernos de treinamento de futebol, que pudesse ser levado aos seus admiradores através de uma forma democrática, que visa o desenvolvimento de habilidades futebolísticas.

Entre os objetivos do Milan Junior Camp, podemos destacar:
- Desenvolvimento da prática esportiva;
- Formação de novos grupos de amizades entre os participantes, que formarão a “Comunità Milan Junior Camp Brasile” ao final do evento;
- Fomento da cultura e senso de responsabilidade dos participantes;
- Aumento da base de admiradores e de torcedores do A.C. Milan.

O Milan Junior Camp não realiza teste de seleção baseado em habilidades futebolísticas, prezando, em primeiro lugar, a identificação do participante pelo A.C. Milan e pela prática do futebol!

A qualidade, a organização e o desenvolvimento de todos são os principais valores do Milan Junior Camp. (...)

Caiu na área é penalti. 1-2 vira endolar esquema inverso. Molecadinha gringa pagando pra colar no campinho do Jardim Irene, treinar fundamento com bola de capotão e kichute, se formar no rachão casados versus solteiros e pos-graduar com pagode e feijoada ali na sedinha. Tem o dom?

A revolução não será televisionada.

-> Arquivo: 10.4.2006 : TV, Futebol, Orkut e a torcida do Corinthians
-> Arquivo: 10.2.2006 : Arranjo produtivo do Skate - Brasileiros nos EUA
-> Arquivo: 31.1.2006 : Capitalismo cognitivo ou Economia da informação
-> Arquivo: 8.11.2005 : TV da Gente, Racionais e Netinho representando
-> Arquivo: 8.9.2005 : TV a cabo de graça, da China, pela web e em p2p no WSJ/Estadão.
-> Camiset.andh.us : Esporte : New York Cosmos
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Milan , Várzea e Futebol
-> Coletando : Livraria Cultura: Livro - Futebol. O Brasil em campo.
-> Coletando : Buscapé : Livro - A sombra das chuteiras imortais
-> Compartilhando Banners : CD - São Mateus pra vida

8 comentários:

Unknown disse...

bom eu sou um exelente jogador sou meia atacante ambidestro e meu sonho é jogar no barça manchester e outros grandes time da europa...
Mas a distância deixa esse sonho distante mas se algum empresario ler isso pode virar mu empresário e me colocar em um grane time dae da europa por que eu sei que eu vou ser o melhor jogador do planeta...

poxa me ajudem.

Anônimo disse...

Oi tenho um filho de 12 anos muito bom de bola o sonho dele quero deixar bem claro, que é o sonho dele é poder fazer um teste em um time como São Paulo , Corinthias,Santos e etc...
Para poder ter uma oportunidade em sair daqui da nossa cidade e brilhar em outro estado.
Nós moramos em Belém -pá e não temos por enquanto como ir para outro estado pagando as despesas para ele fazer o teste ,até porque eu ligo todo mês para perguntar quando vai haver a peneira e todos me respondem a mesma coisa não sabemos ,não tem previsão
Se alguem ler este comentário e se interesar me procure pelo telefone ou pelo email
91-32414221 ou angelacosta_santos@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom,eu gostaria de saber como faço para fazer um teste na Inglaterra,em qualquer time,mas partindo de Londres ,por exemplo,em que locais me informo,que estádios,etc.
obrigado,caso saiba a resposta,coloque um comentário aqui,obrigado novamente.

Unknown disse...

oi min chamo joabson e gostaria de jogar nese time por que preciso sou de macae rj atualmente estava no fla categorias de base do flamengo meu msn e joabsonlargodoce@hotmail.com sou muito rasudo meu tel e 92595388 min ajudem so quero mostra meu talento !!

petissa disse...

sou mãe de um goleiro já pronto e de um talento inigualável.ele está nos estados unidos e ganha tudo que disputa por lá.Gostaria que ele fosse pra inglaterra ,se alguem se interessar entre em contato comigo pelo email pettissa10@hotmail.com

Anônimo disse...

ola eu sou o diogo carlos e tenho um sonho de um dia joga futebol e ser nao o melhor mais ser um bom jogador e com isso eu pesso a ajuda de vçs eu vou onde que for pra me joga futebol e por favor me ajudem eu peço isso pra vçs e primeiramente pra deus obrigado

Anônimo disse...

Estou enviando este recado pro sr. que é procurador de atletas para poder me ajudar e realizar meu sonho e a minha promessa que fiz para o meu amigo que morreu. Eu já passei por muitas dificuldades para tentar realizar esse sonho. Meu padrasto me batia, minha mãe duvidava e ninguém acreditava no meu sonho, nem meu pai verdadeiro. Mesmo assim, saí de casa com doze anos para tentar o sonho, mas ao chegar no Rio de Janeiro, fui roubado, não por bandidos, mas pelos funcionários e dirigentes dos clubes. Mas eu não abaixei a cabeça. Mesmo com o sofrimento da morte do meu amigo e com o conselho do meu primo e de meus amigos que são meus fãs, que admiram o meu modo de jogar, tentei arrumar dinheiro para tentar a sorte em algum país vizinho. No entanto não consegui o dinheiro necessário e tentei ir de carona, mesmo assim. Mas tive que voltar no meio do caminho, devido à fome e febre que tive. Hoje estou aqui no Rio de Janeiro, com 23 anos, sem emprego, sem casa, com minha mãe longe. Mas mesmo assim, apesar de todas essas dificuldades, eu não abaixei a cabeça e no meio dessa jornada conheci muita gente legal, mas também muita gente que ri da minha cara, quando falo que vou conseguir ser atleta. Já joguei ao lado de craques do futebol brasileiro, mas apesar de me destacar no meio deles, para eu conseguir ser profissional me pediam dinheiro em troca e eu não tinha a quantia. Hoje estou morando com meu tio e minha tia, que estão tentando me ajudar.
Encerro essa mensagem como mais uma jornada minha, tentando ser profissional e ajudar minha família que esta morando no nordeste e cumprir a promessa que fiz ao meu amigo. Se o senhor puder me ajudar, com qualquer esperança ou pelo menos indicar qualquer teste para mim, eu prometo que não irei lhe decepcionar, porque já sofri muito e um teste não vai ser problema para eu passar , mas sim uma vitória. Me chamo Luiz Alberto e esse é meu e-mail:

( luis-stalone@hotmail.com)
Obrigado por ter lido minha mensagem

Anônimo disse...

bom meu nome é charles eu moro aqui em turvo parana eu sou um esselente jogador posso jogar em qualquer uma posição mais a minha em k eu mais jogo bem é ataque eu quero muito jogar no barcelona no manchester ou no arcenal eu não tenho dinheiro para pagar uma escolinhade futebol apesar k aqui não ten nem uma eu tenho 13 anos e eu espero k voceis vejam o k eu escrevi se kiser entra em contato meu imeio é ;k2





surfestreet@hotmail.com até mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...