Falaí manos, liga matéria na revista América Economia milidias, tipo contando história da tiazinha no Rio de Janeiro q inventou creme de cabelo, misturado com uma pá de fruta, uscambau. Tipo na mesma levada da Madam C. J. Walker primeira empresária afrodescendente americana milianos no século XIX, teve o dom. Olha a conversa:
Quanta diferença!
A história de sucesso da empregada doméstica carioca que descobriu a fórmula mágica para tratar cabelos crespos e virou uma bem-sucedida empresária da beleza
13/2/2006 - Especial Mulheres Líderes, por María Jesús Rioseco
Cabelo de arame ou de Bombril foram alguns dos apelidos que Heloísa Helena de Assis recebeu quando menina por causa de sua cabeleira armada. Ela ficava constrangida a ponto de sentar-se na última fileira na sala de aula para não atrapalhar a visão dos colegas. Para colocar um fim nas brincadeiras de mal gosto, Zica, como é conhecida, decidiu mudar o cabelo e acabou descobrindo uma fórmula mágica, que transformou a moça pobre de uma favela carioca em uma bem-sucedida mulher de negócios.
Zica é uma das donas do Beleza Natural, uma rede de salões de beleza especializada no tratamento de cabelos crespos e ondulados, um sucesso entre as classes mais baixas, que correspondem a 70% do público feminino no Brasil. Em 2005, o Beleza Natural faturou R$ 19 milhões.
O sucesso da rede de Zica está na fórmula do alisante que ela descobriu, patenteou e guarda a sete-chaves. Tampouco a vende no varejo. Para ter acesso ao tratamento, a cliente deve ir a um dos quatro salões Beleza Natural no Rio de Janeiro, ou em Vitória, no Espírito Santo, e acaba voltando todos os meses para prosseguir com o tratamento. Uma única aplicação custa R$ 86, o equivalente a um quarto do salário mínimo.
Mas descobrir a tal fórmula não foi fácil. Cansada de tentar domar o seu cabelo com alisantes e henês, Zica decidiu fazer um curso de cabeleireiro. "Eu queria entender o meu cabelo", conta ela. A questão ia além da estética, pois ela lembra que tinha problemas para fazer amigos. Ir a uma festa era um sacrifício, assim como conseguir um namorado. Depois de inúmeras tentativas de alisar o cabelo, Zica começou a misturar as amostras em pó das matérias-primas dos produtos de alisamento e testava o resultado no cabelo dos irmãos. Foi um desastre. A família ficou quase careca, mas Zica persistiu por dez anos. "Todos sabiam que meu sonho era ter o cabelo cacheado, com balanço e brilho", conta ela. Até que um dia, aos 30 anos, Zica percebeu que seu cabelo não caía mais e o brilho e o balanço renderam elogios das vizinhas.
O sucesso foi tanto que Zica procurou uma química para ajudá-la a patentear a fórmula. Estava criado o Super Relaxante, o carro-chefe do primeiro salão Beleza Natural. Aberto no fundo do quintal de uma antiga casa na Tijuca, Zona Norte do Rio, contava com a ajuda do marido, do irmão e de Leila Velez, sua cunhada, então atendentes do McDonald's. "O Beleza Natural é a junção de muitos fatores positivos", diz Leila, hoje gerente de marketing da empresa, e que confessa aplicar no negócio muitos dos conceitos aprendidos na rede norte-americana de lanchonetes, onde trabalhou por muitos anos. Um deles é o checklist de avaliação, pelo qual passam todos os processos e serviços prestados nos salões.
No ano passado, a rede de cinco salões Beleza Natural chamou a atenção da Endeavor, uma ONG internacional de fomento ao empreendedorismo. "É um caso de negócio muito bem estruturado, apesar da ausência de uma base teórica e de nenhum dos empreendedores terem ensino superior", diz Hélio Machado, coordenador do Instituto Empreender Endeavor, no Rio de Janeiro.
Segundo Marcelo Cherto, membro do conselho consultivo global da Endeavor e especialista em expansão de negócios no Brasil, o sucesso do Beleza Natural se deve a um bom trabalho em conjunto. "Zica é totalmente intuitiva, faz uma dupla muito interessante com Leila, voltada para organização e ferramentas de gestão", diz Cherto.
Em abril, a rede de cinco salões abrirá as portas em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. A escolha do bairro carioca, que receberá a maior loja da rede, com 1,2 mil metros quadrados e um investimento de R$ 800 mil, não foi à toa. Segundo dados do IBGE, o bairro possui a maior concentração de mulheres pardas e negras do Rio, que normalmente têm cabelos crespos ou ondulados. O novo salão também oferecerá serviços para crianças e homens, além de contar com o já conhecido Salão Vip, para quem não está disposto a esperar por mais de uma hora para ser atendido em dias de maior movimento e pode pagar R$ 20 a mais na aplicação do Super Relaxante.
O tempo de espera nos salões de Zica é pensado como um instante de relaxamento ao som da rádio própria dos salões, ou assistindo palestras sobre temas de beleza, saúde e auto-estima, ou ainda em um happy hour com música ao vivo. A aplicação do tratamento Super Relaxante — cuja fórmula é rica em proteínas à base de açaí, cacau e óleo de jojoba — inclui um kit de manutenção para ser feita em casa.
A aplicação do Super Relaxante segue o processo de uma linha de montagem. A cliente passa por quatro etapas, começando por uma entrevista, seguida por uma divisão do cabelo em 14 partes, aplicação do creme, hidratação e penteado. "Conseguiram desvincular a cliente de uma só cabeleireira", diz Machado, da Endeavor. "Também acabam conseguindo entregar um bem intangível: o aumento da auto-estima."
Para Leila, o tratamento para as clientes não é uma vaidade, mas uma necessidade real. "Sem uma aparência à altura do que elas esperam, elas não conseguem emprego, nem se relacionar bem com as pessoas", diz Leila. "Por que não levantar a auto-estima de tantas mulheres que tinham o mesmo problema que eu?", pergunta-se Zica, hoje orgulhosa de seus cabelos cacheados e soltos e de sua empresa, que também inclui,
desde 1998, a fábrica Cor Brasil, onde são produzidos os 28 produtos da rede, num total de 45 toneladas mensais de xampús, condicionadores e cremes de tratamento. Em março, o Beleza Natural lançará a linha de maquiagem, que será terceirizada e conta com um investimento de R$ 80 mil.
A promoção de melhora da auto-estima se estende à educação dos 400 funcionários dos salões de Zica, boa parte delas ex-empregadas domésticas. O maior incentivo é educacional. O Beleza Natural tem convênio com três faculdades cariocas, que oferecem descontos de 30% aos funcionários na base da rede, e de 50% e 80% para gerentes e diretores de áreas.
Nos próximos meses, Zica planeja abrir 13 lojas, principalmente no Rio, São Paulo e Salvador. A meta é abrir 40 unidades em sete cidades brasileiras até 2012. "O potencial de expansão da rede Beleza Natural é imenso", diz Cherto. "Com a exceção da China e talvez da Índia, todos os demais grandes mercados mundiais têm boa parcela da população interessada nos serviços do Beleza Natural". A expansão internacional está prevista para daqui a três anos. Enquanto isso, Zica toma aulas de inglês, orgulhosa e sentada na primeira fila.
1 por amor, 2 pelo dinheiro. Demorou!
Sem miséria.
Updates:
12.1.2012 : Salão da Dona Zica cabeleireira Beleza Natural no Facebook
8.7.2011 : Salão Beleza Natural da Dona Zica - Site, blog e canal no YouTube
27.7.2011 : Serviços de beleza em domicílio e no escritório
13.11.2006 : Sites de aluguel de bolsa Prada, games originais, uscambau.
-> Arquivo: 15.5.2006 : A não representação dos afro-descendentes na História do Brasil
-> Arquivo: 31.3.2006 : Venda Porta em Porta no Jornal Diário de SP
-> Arquivo: 1.2.2006 : Projeto Terra Negra Brasil - Financiamento agrário para afro-descendentes
-> Arquivo: 13.1.2006 : Deize Tigrona no Royal Baile Funk no Vegas 16/1/2006
-> Arquivo: 31.10.2005 : Salão de beleza em domicílio, matéria no Estadão
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Cabelo e Afro
-> Coletando : Amazon : Livro - On Her Own Ground : The Life and Times of Madam C.J. Walker
-> Compartilhando Banners : Livro - A Economia Solidária no Brasil. A autogestão como resposta ao desemprego.
-> Blog Brindes, Amostras Grátis e Coisas Achadas no Lixo : Cabelos
201 comentários:
«Mais antigas ‹Antigas 201 – 201 de 201Queria saber se a algum salao aqui em Brasilia q tenha seu produto ou como faco pra adquirir o produto.email kakadefe@gmail.com.
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