28.2.06

Movimento FON recebe investimento do Google e Skype, notícia no Wall Street Journal

fon & psu

Liga milidias o guru Hernani mandou um salve no blog Buzzine sobre o movimento FON, correria bem louca de compartilhamento de acesso wi-fi onde a banca podia colar como membro estilo bill (ganhando um arrecado) ou linus (compartilhando de graça). Então, dois palitos o Google e o Skype pagaram um pau e investiram na fita. Olha a conversa:
Rede compartilhada de pontos Wi-Fi atrai investimento
February 6, 2006 4:05 a.m., Por Rebecca Buckman, The Wall Street Journal

A gigante da busca na internet Google Inc. e a Skype Technologies SA, a empresa de telefonia por internet que agora é da eBay Inc., estão financiando uma empresa espanhola de internet que tenta criar uma rede mundial compartilhada de pontos de internet de alta velocidade sem fio.

A empresa espanhola, FON Technology SL, foi criada há apenas quatro meses e não tem receita, segundo seu presidente e fundador, o empresário argentino Martín Varsavsky. A FON permite a seus usuários compartilhar suas conexões de internet, às vezes de graça, e, segundo ela, já atraiu US$ 21,7 milhões em financiamento da Skype, da Google e de duas firmas de investimento de capital de risco de destaque, a Sequoia Capital e a Index Ventures. Uma pessoa a par do assunto disse que a Google e a Skype juntas deram a maior parte do financiamento.

A FON, que tem em torno de 3.000 usuários, tem uma meta ambiciosa de estabelecer até 1 milhão de pontos de conexão Wi-Fi em todo o mundo até 2010.

Usuários da FON - que precisam ter banda larga em casa - podem utilizar o software da empresa, que baixam da internet, para utilizar gratuitamente a conexão de outros usuários FON quando não estão em casa, desde que esses outros usuários concordem em compartilhar sua conexão. Usuários Fon que não querem compartilhar suas conexões têm de pagar para utilizar conexões fora de casa. Por outro lado eles também podem ganhar algum dinheiro cobrando das pessoas que quiserem utilizar sua conexão, diz Varsavsky.

Achei bem louco as corporações lado a lado com idéia descentralizada, colaborativa, emergente. Tipo como se as Lojas Americanas investisse no Metareciclagem, o Bradesco no wiki da Economia Solidária, o UOL no Blogchalking, a Natura no wiki da fitoterapia tupiniquim e o Bobs no Metacafé, já é :-D
Sentiu firmeza? Sem miséria!

-> Arquivo: 23.11.2005 : Pq Ebay comprou Skype ? Matéria no WSJ.com, etc.
-> Arquivo: 21.7.2005 : Concorrência do Banco Mundial para consultoria em redes municipais wi-fi
-> Camiset.andh.us: Temas: Software Livre
-> Compartilhando Banners : Livro - TAZ. Zona Autônoma Temporária
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Wi-fi e Telebox

7 comentários:

Sérgio Lima disse...

Olá!,

Como não achei a ligação para o trackback vou de comentário mesmo ;-)

Baseado neste teu post fiz uma pequena viajada na maionese sobtre um modelo de negócios para redes sem fio:

Se quiser conferir é só seguir esta ligação:
http://sergioflima.pro.br/blog/blogs/index.php/sergio_blog/2006/03/01/um_modelo_de_negocio_para_redes_sem_fio

Edney Souza disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Coincidentemente estava com uma idéia de comprar um router adsl wifi nese fim de semana e a indicação de routers compatíveis do FON me ajudou na decisão! :)

Unknown disse...

Falai' Sergio, Edney. Valeu!
O Sergio rimou bem, lembrou q tem mais tipo de usuario no movimento, o Alien, maluco q so' quer pagar e usar um dos esquemas. Ta' valendo!
Ai' Edney, depois de instalar o roteador se pam vira ser o membro numero 1 do movimento, ligeiro até inaugurando a filial tupiniquim da fita toda :-D
Tudo nosso! É nóis envolvido :-)

Anônimo disse...

AEEE Tupi !!!,cara parece que vc mudou a linha do seu blog de "Sustentabilidade" para tecnologia...que legal e nessa semana vi em um site H!(rss hacker) como fazer uma antena "alternativa" e tambem as bagaças para pegar o sinal wi fi...
Cara os preços dos reciclaveis "estão no chinelo",e dizem que aqui é o lugar aonde"Correrá o leite e o mel"(o cara deve ter cheirado o ar de alguma fossa septica para falar isso )
E isso ai mano ..miseria !!!
Saudações ao Edney ! falouss..faz tempo que não vejo na seu no Flickr !

Unknown disse...

Falaí Principe, se pam sustentabilidade e tecnologia é correria tudo lado a lado :-)
Tá embaçado tirar foto nova pro Flickr, to juntando uns catados de imagens q recebo por email ou listas de discussão de artesanato e reciclagem. Vi q vc tb parou de fotografar os agentes de reciclagem independentes com seus veículos a tração humana, 1-2 agora só tem fusca e trem :-) Valeu! É nóis envolvido. Paz e glória.

Anônimo disse...

EI acho necessário novas tecnologias otimo ,não estou entendo ao preço de 5 euros mensais ou uma unica vez.De qualquer jeito esta mais barrato os provedores combram caro. Temho um site www.ufomoradanova.com estou querendo fazelo melhor ele atualmente é enormente visitado.Dede já autorizo à plubicalo grtuitamente para ambas as partes. A disposição para novas materias olhem parte da coluna .email se houver interesse calvares@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...