8.9.11

Curso de chinês de graça para estudantes da periferia

finally! chinese graffiti

Liga notícia cabulosa que saiu no Jornal Agora do dia 28/8/2011, ligeiro segue um copy paste da reportagem:
Estudante da periferia aprende chinês de graça
28/8/2011 - Jornal Agora SP, Juliano Moreira

Governo da China banca cursos de graça.

Alunos da periferia estudam chinês. Adolescentes entre 12 e 17 anos, que estudam em escolas públicas, estão aprendendo o idioma. Eles esperam com isso trabalhar em empresas chinesas no Brasil.

Aluno de escola pública, Gabriel, 15 anos, que estuda chinês há três semanas acredita que terá mais chances de emprego. Instituto em parceria com a Unesp e o governo chinês dá bolsas para quem quer falar mandarim. Os produtos tecnológicos e os carros importados não estão mais sozinhos entre as opções chinesas mais baratas que invadem o Brasil. O mandarim, língua oficial do país asiático, também entrou nessas opções, e vem atraindo brasileiros que buscam um diferencial no currículo.

O Instituto Confúcio na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), na capital, é um exemplo. Como forma de popularizar o idioma no Brasil, a instituição, em parceria com o governo chinês, oferece cursos gratuitos para alunos das escolas públicas com idades entre 12 e 17 anos, alem de separar uma cota de 10% por turma para alunos que estejam desempregados e comprovem a falta de renda.

Quem não se encaixa nesse perfil paga RS 100 por mês. "Queremos que nossos alunos trabalhem com as empresas chinesas aqui no Brasil", afirma Thiago Fernandes, gerente de gestão e planejamento do instituto. A agente de viagens Kátia Repolho, 31 anos, estuda mandarim há dois anos. Pelo instituto, ela já fez intercâmbio de um mês na China. No momento, Kátia, que mora no Tatuapé (zona leste), já prepara as malas para um novo embarque. "Vou ficar um ano lá estudando a cultura chinesa", diz. Ela quer um diferencial na profissão e não apenas dominar mais uma língua.  “Quero ganhar mais, além de poder atuar em novas áreas."

O estudante Gabriel Baptista, 15 anos, segue o mesmo caminho da colega. Há três semanas no curso, ele quer aperfeiçoar o currículo e, um dia, trabalhar no país asiático que mais cresce. "Meus colegas nem sabem o que é mandarim. Estou saindo na frente de muita gente no mercado de trabalho brasileiro", diz o estudante que ainda não fala inglês e mora no Capão Redondo (zona sul). No Instituto Confúcio na Unesp, os alunos têm ainda a possibilidade de viajar para a China, pagando apenas a passagem. Lá, os estudantes aprenderão sobre a cultura do pais, como gastronomia e medicina.

Celular Hiphone com 5 chips, Jac Motors tunado, Dafra 7 galo, som do Wu Tag Clan pra ligeiro a banca da favela rimar em mandarim. Uma pá de tiozinho e a burguesada toda sangue nos olhos com a molecada que nem fala português correto, cheio de giria, uscambau, mas 1-2 cai pra dentro pagando de gatão assistindo filme de kung fu sem legenda e rabiscando chines no caderninho. Demorou!


-> Arquivo: 5.9.2011 : Funk do Capão Redondo no YouTube e no Estadão 
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re: Reconhecimento de diferenças rompe desigualdade nas escolas
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re: Chutando o pau da barraca 
-> Arquivo: 20.7.2011 : Re: A web é vermelha?
-> Arquivo: 13.7.2011 : Free agents, era Cadastro de CVs
-> Arquivo: 12.1.2007 : Ano novo chines do porco
-> Arquivo: 30.4.2006 : Estrangeiros com cidadania italiana votam e se elegem pela 1a vez no parlamento da Itália
-> Arquivo: 17.4.2006 : Fábrica de Criatividade, Capão Redondo, matéria no Estadão
-> Arquivo: 8.9.2005 : TV a cabo de graça, da China, pela web e em p2p no WSJ/Estadão.
-> Camiset.andh.us : Letra chinesa do porco e Letra chinesa do porco 02
-> Mercado Livre : Busca : China, Wu Tang Clan, Kung Fu, Celular e Tablet

Um comentário:

Mario disse...

Aprender línguas é muito importante para todos, mas especialmente para os jovens. É importante para obter bons empregos e viajar o mundo, porque o Inglês é uma das línguas mais importantes. Meus filhos vão para as aulas de inglês e falam a língua perfeitamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...