6.2.07

Grafiteiros, Pixadores e Marchands no Estadão


rui amaral - Grafiteria
Originally uploaded by [fran].


Liga nois, milianos saiu essas matérias no jornal O Estado de São Paulo, Suplemento Regional Oeste, ZO, pá e tal. Trocando idéia com o mano Rui Amaral, a banca das correrias das galerias de arte da rua, uscambau. Olha a conversa:

Grafiteiros e pichadores criam um ateliê de rua na Guaicurus
5/8/2005 - Ardilhes Moreira

ONG quer montar obras de arte em paredes e conta com o apoio da Prefeitura e de empresários locais.

A Rua Guaicurus, na Lapa, é o mais novo ateliê de um grupo de grafiteiros e pichadores coordenados pelo artista plástico Rui Amaral, de 44 anos. Eles pretendem transformar muros e paredes em telas para obras de arte, criadas com o apoio de empresários e administração pública. O projeto de revitalização desse trecho do bairro constitui apenas um dos sonhos do grupo, que planeja a fundação de uma ONG dedicada à arte urbana.

Rui Amaral pensa o futuro com a autoridade de quem é um dos pioneiros do grafite em São Paulo. Nos anos 80, época em que se tratava essa modalidade artística como caso de polícia, chegou a ser preso por suas pinturas. "Começamos a pegar espaços deteriorados para revitalizar", comenta o artista, que na época morava na Vila Madalena.

A insistência deu certo e o reconhecimento chegou com a participação em uma exposição coletiva na Pinacoteca do Estado, em meados nos anos 80. "Você é considerado no meio quando cria espaços e coloca novas idéias. Fizemos uma mostra muito bacana." A intimidade com as artes visuais o levou a assumir a assumir a programação visual, a cenografia e a internet como campos profissionais.

Atualmente o artista mantém uma produtora (www.artbr.com.br) e dá cursos livres de arte urbana no Senac Lapa. Com as duas primeiras turmas, desenvolveu trabalhos de revitalização de uma favela no Jaguaré e da Biblioteca Clarice Lispector. A transformação de alguns endereços da Rua Guaicurus também nasceu como parte das aulas ministradas no Senac. A primeira etapa foi dar nova fachada para um imóvel que vai ser transformado em estacionamento. O trabalho servirá de vitrine para as reuniões com outros empresários interessados na revitalização. "Estamos em um momento de reuniões e de sensibilizar os empresários", comenta Amaral.

Educação

Além de ser uma aposta na requalificação urbana da Lapa, um bairro que sofre uma mudança de perfil com a valorização imobiliária, o trabalho também investe em arte-educação. Gangues de pichadores participam das atividades.

O líder de uma das maiores grupos de pichadores de São Paulo tem colaborado com os projetos de Amaral e mantém planos próprios onde mora, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. O jovem Wag... Pigmeus, de 30 anos, lidera um grupo que existe há 16 anos e deve reunir cerca de 500 pessoas.

No projeto desenvolvido com Amaral, tem ajudado na construção de novos formatos de letras, que serão usados na fachada do estacionamento da Guaicurus. "Todo cara que faz picho sabe fazer arte", comenta o líder do grupo.

Amaral, por sua vez, aposta na aproximação como uma alternativa à repressão. Ele acredita que a troca de experiências entre artistas, administração pública e empresários pode contribuir para que pichadores possam encontrar novas formas de manifestação. Na zona sul, a gangue Pigmeus já desenvolve projetos que usam o grafite como forma de expressão artística em becos e vielas, com o apoio da comunidade. "Vai rolar uma interação. Há vários projetos em andamento hoje que colocam grafiteiros e pichadores juntos", lembra.

Sentiu firmeza? Grafitagem e pixação lado a lado, tá valendo. Segue a rima, no mesmo Suplemento do Jornal:
Galerias acolhem obras de novos artistas urbanos
5/8/2005 - Lígia Nogueira

A street art, que surgiu como protesto contra a ditadura militar, transformou-se em marca contemporânea.

Os grafiteiros de ontem são os artistas urbanos de hoje. Basta dar uma voltinha pelas galerias de street art para entender o conceito. "O grafite chegou ao Brasil na época da ditadura, com as marcas de protesto nos muros", diz Mariana Martins, proprietária da Choque Cultural. "Hoje, a maioria dos artistas não tem mais ligação com o hip hop. Nomes como Os Gêmeos, Nina e Herbert começaram trabalhando em grupo e depois seguiram o caminho das artes plásticas. Eles acabaram transcendendo o movimento."

Atualmente, o subsolo da galeria abriga as obras de Zezão, que há cinco anos desbrava os esgotos e galerias subterrâneas à procura da parede perfeita. "É que me chama à atenção essa beleza feia", diz o artista, ex-motoboy. "Gosto de muros sujos, fábricas abandonadas, paredes de barracos. É uma forma de levar afeto a espaços públicos tão carentes." Em suas empreitadas, Zezão recolhe peças do lixo. Nas mãos dele, portas de armários, pedaços de madeira e até a cabeceira de uma cama se transformam em obras de arte - que ultrapassam o valor de R$ 200,00.

Na falta de lugares para reunir as obras de artistas urbanos, outra galeria - a Grafiteria - abriu suas portas há algumas semanas, com a exposição '100 latas'. "Toda arte que vem da rua sofre um certo preconceito", diz Boleta, um dos sócios do espaço. Mas o negócio vai bem. A turma virou referência na arte dos lambe-lambes e até foi convidada para expor no metrô Vila Madalena. "Vem muito universitário procurar informação", diz Jey, também sócio. "Como não existe faculdade disso, somos os formadores de opinião."

Choque Cultural - Rua João Moura, 997, tel. 3061-4051.
Grafiteria - Rua Simão Álvares, 601, tel 3812-4789

Bem louco, chegou chegando. Sem miséria. Tem até tiozinho no esquema da arte educação, ação direta, intervenção urbana, daquele jeito. Vei vendo:
O beco que inspira e dá cor à cidade
Aprendiz recuperou espaço que só era utilizado por traficantes e sem-teto

O abandono e a sujeira foram substituídos por uma profusão de cores e mensagens variadas. Na Vila Madalena, um beco é exemplo de espaço público que foi transformado com a ajuda dos grafiteiros e até mesmo de pichadores. O trabalho teve início em 1999 e hoje já espalhou frutos pela cidade. Um dos pontos da região que agora pode ganhar novos ares com a parceria entre uma organização não-governamental (ONG) e pichadores são os muros do Cemitério São Paulo.

O trabalho na Vila Madalena foi coordenado pela Cidade Escola Aprendiz. Segundo Eymard Ribeiro, de 37 anos, o Aprendiz já mantinha em escola projetos de revitalização de fachadas com mosaicos de azulejos. Como o bairro sempre teve a presença de grafites, a aproximação foi quase que meramente uma conseqüência. "Identificamos um espaço que não tinha nenhuma intervenção e era um lugar de tráfico e de freqüência de moradores de rua", afirma.

O grupo aproveitou uma ação da Prefeitura que retirou os sem-teto do local e ocupou o beco com latas de spray e muitas idéias. No primeiro fim de semana, eram quatro grafiteiros. Rapidamente, porém, o grupo alcançou cerca de 15 e passou a solicitar à Prefeitura permissão para revitalizar outros espaços. "Em 2003, pintamos 51 murais e envolvemos 600 pessoas."

O primeiro espaço grafitado se transformou em uma espécie de galeria a céu aberto, que é duas vezes por ano repintado. Em uma dessas experiências, o grupo de pichadores Pigmeus desenhou em um trecho do beco uma agenda com letras típicas das pichações.

Ribeiro lembra que as experiência positivas motivaram a participação da ONG nas discussões a respeito de outro espaço degradado na região. Com o apoio da Prefeitura e da Associação Comercial, os muros do Cemitério São Paulo, na Rua Cardeal Arcoverde, são tela para um projeto piloto que envolve os pichadores e pesquisadores de arte urbana.

Repressão

Os pichadores estão decorando azulejos, que são produzidos na ONG, e depois vão para as esquinas dos muros. "Queremos colocar a pichação com outras letras, ouvir estas pessoas", ressalta Ribeiro. Ele lembra que no princípio do ano a Prefeitura anunciou a repressão aos pichadores, mas, depois de críticas de educadores, a Coordenadoria da Juventude e a própria Secretaria das Subprefeituras têm buscado alternativas. "Anteriormente, tudo era contra os pichadores; agora é com os pichadores. Isso acaba virando história."

Tá valendo! Demorou.

O bagulho é doido!

Updates
9/8/2011: Graffiti 3D de verdade com objetos reciclados
27/7/2011: Documentários de pixação em DVD e no cinema de museu de arte
20.7.2011 : Letras de grafite e pixação pro Orkut

-> Arquivo: 13.9.2006 : Exposição de shapes grafitados - Arte skate na Galeria Central
-> Arquivo: 17.8.2006 : Handselecta - Tipos de letra com alfabetos de grafite e pixaçao
-> Arquivo: 2.6.2006 : Livro "A grande arte da pixação em São Paulo" na Folha de SP
-> Arquivo: 17.4.2006 : Crochê, tricô, fuxico, mobs e arte da rua
-> Arquivo: 28.2.2006 : Arranjo produtivo do grafite e pichação no jornal Estadão
-> Arquivo: 4.8.2005 : Arranjo produtivo do Graffiti
-> Camiset.andh.us : Temas : Arte da Rua
-> Coletando : Amazon Store da Taba : Livro - Graffiti Brasil
-> Coletando : Livraria Cultura: Livros Graffiti Brasil e TTSSS, A grande arte da pichação em São Paulo
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Quadro, Graffiti, Poster, Spray, e Gravuras
-> Compartilhando Banners : Canetas para Tecidos no Buscapé

18 comentários:

Cris Zimermann disse...

E aí, Tupi?!

Vc precisa passar no BOB – http://brasil.business-opportunities.biz/blogueiros-brasileiros-brazilian-bloggers/

Venha fazer parte da primeira página dos blogueiros(as) brasileiros e espalhe a novidade, já tem bastante gente por lá ;)

bj$$$

Cris Zimermann
Business Opportunities Brasil
Franchise Business Opportunities
Virtual Entrepreneur

Debora disse...

Ai! Escreve mais, está sumido!!!
abs

marcos disse...

rui, mano vc tem muito contato mano queria que vc olhace um pouco para o nordeste poq vc sabe ne ajente que morra poraqui nao tem muito apoio queria ter um contato com vc mano pois tam bem sou grafiteiro e visto acamisa mesmo flw....mano fica na paz..
RECIFE PE
marcos_pi_lo@hotmail.com

Anônimo disse...

Opa achei teu blog pelo google, tá bem interessante. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

raull disse...

Me Gusta la foto... y también la del cerdo del año nuevo chino (porco chinese). Sorry for not speaking Portuguese.

Saludos desde España.

Patricia Manuela disse...

adorei seu blog esta espetacular parabens.

PutsGrilo!com disse...

Campanha CresceCresce BlogBlog!

O PutsGrilo!com, blog com enorme conteúdo e muito visitado, lança uma super campanha para fazer seu blog crescer cada vez mais. Trata-se do seguinte: Você escreve um post sobre o PutsGrilo!com e me informa comentando na página da campanha (no PutsGrilo!com). Eu farei o mesmo com o seu blog e, assim, ambos cresceremos no ranking do BlogBlogs.com.br e ganharemos links para crescermos também no Google PageRank. Além disso tudo, ainda ganha visitas diretas do link postado em um dos maiores blogs do Brasil. São dois rankings de uma só vez.

Sobre o que escrever? Que tal sobre a campanha?

PS.: Não esqueça de por o link www.putsgrilo.com, ok?

Boa sorte e sucesso!

PutsGrilo!com
www.putsgrilo.com/campanha-crescecresce-blogblog/

Patricia Manuela disse...

Ola seu blog esta lindo parabens beijos boa semana para voce.beijos.

Patricia Manuela disse...

Amigos verdadeiros, são para sempre porque...
não importa a distância,
no coração estarão sempre perto.
não importam as diferenças,
no coração sempre terão um ponto de acordo.
não importam as brigas,
no coração sempre haverá lugar para o perdão.
não importam circunstâncias,
sempre haverá um ombro para recostar,
mãos para ajudar,
olhos para enxergar e chorar de alegria e dor,
bocas para expressar as verdades e sorrir.
Amigos, verdadeiros são para sempre, porque
quando dois corações se unem, formando um só,
DEUS se manifesta ali, através do amor
e o amor é mais forte que a morte,
é benigno, paciente, tudo sofre, crê, supera.
não se ufana, nem se ensoberbece, apenas ...ama.
certamente, permanece.

pilo disse...

awe di novo eu pilo de recife,as coisas aque ta mundando para melhor caras mais ainda nox presisa de apoio maior como ter mais evento para que os graffiteiro se unam vc´s sabem ne como que é,para que o movimento creça ainda mais para nox exporta nossos artista nao sei se comcorda comigo mais no brasil niguem da valor tem quem der..ok abraços fuii

Patricia Manuela disse...

Lembrei-me de vc...
Quando tudo parece não ter mais sentido,
Eis que Deus nos manda um anjo,
pra ficar no nosso pé!
Pra nos dar um colo,
Quando uma nuvenzinha escura,
Quer ameaçar chover dentro de nós.
Pra puxar nossas orelhas,
Quando caminhamos em caminhos tortos,
E com carinho nos levam na direção certa.
Pra sorrir conosco,
E comemorar nossas conquistas e nos motivar a continuar
caminhando.
Ainda têm a missão de abrir nossos olhos e nossos ouvidos,
Para vermos e ouvirmos, as obras e as palavras do Pai.
A esses anjos,
Deus chamou de amigos,
E nos fez sermos um só,
No amor Jesus!

PS: Amigas me desculpem, por nao ter postado nada, neste tempo e tb por n ter resp aos vossos coment a agradecer, mas é ke n tenho tido la mt tempo, para resp nem para fazer trb novos, estou com alguns problemas, mas espero ke se resolvem depressa.A todas lhes peço Desculpa.Obrg.Beijos a todas e fikem bem...

michael disse...

ola meu nome é michael garcia estou interessado em fazer um curso de grafite sempre desnhei trabalho no ramos de moda desnho sapatos bolsa e roupas

quero saber se vc pode me ensinar ou se conhece algum lugar em sampa


garto michael garcia

mmmgarcia@hotmail.com

Neto Angel disse...

Olá,vim dar um salve ao teu blog,muito interessante,visite o meu,sinta-se em casa,sejas bem vindo by Neto Angel!

fabio disse...

po cara, fazia um tempo que eu nao entrava no seu blog, e agora vejo que ele continua da mesma forma haha... morreu?

Amanda disse...

cadê você? e as atualizações?
abração!

Anônimo disse...

seu filho da puta

Anônimo disse...

SEU FIO DUMA RAPARIGA
qer me imitar e

Noites disse...

Olá.

Gostaríamos de falar com você sobre uma possível parceria na comunidade do Jorge Ben Jor.

Aguardamos seu contato no email cariocas.noites@gmail.com ou no perfil do Orkut.

Obrigado pela atenção.

Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...