28.11.05

Projeto Metacafé, Cyrano disse.


Real Bar
Originally uploaded by Chã.


Liga nóis, milidias trombei no blog Cyrano Disse com rima bem louca endolando correria nova tipo Meta Café. Vai vendo:
Projeto de uma cafeteria financeiramente sustentável, 100% funcionando baseada em Economia Solidária.
Um pequeno espaço de uma lanchonete, ocupado em conversas e cafezinhos rápidos durante todo o dia; espaço ideal, como muitos outros, para divulgar e experimentar dinâmicas colaborativas: de produção de conhecimento e de bens e serviços, de planejamento de ações, de atividades e criações culturais. A Economia Solidária, movimento social que propõe relações econômicas passando ao largo das regras atuais de mercado, servirá como rede de fornecedores para a cafeteria. De artesanato a empadinhas de queijo, tudo estará envolvido em propostas de produção autogestionada, estimulando discussões a respeito das hierarquias existentes nas organizações econômicas e sua suposta naturalidade. Cada suco de laranja conterá em si os princípios do movimento, e pequenas feiras podem ser organizadas regularmente. Além disso, as idéias presentes na Economia Solidária se integram a outros movimentos como o do Software Livre, cuja base de desenvolvimento e crescimento está no trabalho voluntário de uma multidão de interessados; no mundo todo. É uma enorme rede de pessoas onde uma programas e equipamentos de informática são elaborados a partir de tecnologias ditas obsoletas, sucatas, ou mesmo a partir de equipamentos novos; metareciclagem de usos e técnicas, transformação de tecnologias para uso livre e comunitário. Reapropriação contínua e distribuição dos códigos-fonte dos programas, seus genes originários. Um blogue que registre o dia-a-dia e a experiência do MetaCafe para estimular sua replicação, livre. Eis algo da essência da cultura hacker. Economia Solidária também discute isso: a livre circulação de informações para uma inovação contínua e colaborativa da economia e das relações que a envolvem. A feira, o mercado, o espaço comum de exposição+troca+conversas é o lar dessa cultura. Um mercado diferente, de voz e relações humanas -- incoerentes, irracionais, cheias de emoções e sentidos. Algo que o pequeno espaço dessa cafeteria poderia se tornar.
(... continua Meta Café)

Bem louco, liga q trocando idéia com o Cyrano maluco mandou um salve q em BH já tem uma banca q teve o dom: o Reciclo Asmare Cultural. Ligeiro os manos se jogando no samba, temperando receita open source com pimenteiro, pufe e luminária feita com bagulho reciclado, vixi, mas q mané Skol Beats.
Vai vendo, se pam Metacafé dá linha na pipa naquela idéa de milianos, tipo a fita do Blog Bar Reverso, pá e tal.
Se virar, virou. É nóis envolvido!

-> Arquivo: 19.9.2005 : Festival da Cerveja artesanal e open source
-> Arquivo: 8.7.2005 : Novas profissões - Broker infomediário de bares e restaurantes no Orkut
-> Taba : Discursando : Nas Listas : Metáfora : Blog Bar Reverso
-> Compartilhando Banners : Livro - A Economia Solidária no Brasil. A autogestão como resposta ao desemprego.

2 comentários:

Cyrano disse...

Valeu pelo eco, Tupi!

No mais tô no aguardo aqui, Centro de Cultura vai reformar o espaço de lanchonete e resposta, só depois do carnaval... Enquanto isso colando até em cantina de colégio e de faculdade, que MetaCafe pode se infiltrar em qualquer lugar. :)

Abraço. Tua ajuda no wiki foi loca, foi bonito! valeu.

Unknown disse...

É nóis envolvido! Se virar, virou!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...