9.9.13

Re: Propostas do Tupi para Blogchalking

Chalk Rainbow

Tipo endolando e compartilhando o arquivo de milianos, mais um thread sobre blogchalking na Lista Metafora de mais de 11 anos atrás.

Re: Propostas do Tupi para Blogchalking

24.07.2002 - Falai' Daniel, PR e Metaforas,

Daniel Pádua  escreveu (msgs originais abaixo):
É vero que tenho metas - icones pra todos os gostos e uma forma de busca eficaz. Depois o lance do online->offline.

Firmao, nada mais justo do q quem idealiza a parada definir as metas e o grau de abertura do projeto. Se pam do q vc versou a unica diferenca q sugeri no wiki e' mais servicos online alem da busca... o lance do offline -> online tb paguei um pau e' ta' wikado mil graus :-)

Acho que usei a palavra errada pra falar do que não concordo. O que eu não curto é trabalhar a coisa como um plano super definido, prefiro ver o que atraiu as pessoas, e gradativamente pensar algumas coisas novas para expandir esse benefício e desenvolvê-las.

Blz! A parada q vc descreve de esperar antes de dar cada passo o feedback dos usuarios e o status da situacao tb e' um tipo de planejamento/estrategia pra evolucao do projeto. Um metodo mais guerrilheiro, podeixa' q eu coloco essa levada como plano A trocando no metaforawiki.

Até quero pedir desculpas proce Tupi, se ficou parecendo que nem dei valor à sua participação, cara.

Nao esquenta pq to achando pela ordem a correria do blogchalking! A sua ideia ja' e' um sucesso e pode partir pra dentro pq tem mais potencial ainda... enquanto for um projeto colaborativo eu quero mais e' continuar dando linha na pipa q e' daquele jeito :-)

To com umas ideias pra fase do blogchalking online -> offline, tipo um alfabeto universal na levada do warchalking so' q indicando os bloggers q vivem/frequentam a redondeza. Assim q estiver mais evoluido eu wiko e aviso.

Nada como um dia apos outro dia.

\//
Tupi


Propostas do Tupi para Blogchalking

24.07.2002 - Msg de Daniel Padua

PR, Tupi, galerall,

É vero que tenho metas - icones pra todos os gostos e uma forma de busca eficaz. Depois o lance do online->offline.

Acho que usei a palavra errada pra falar do que não concordo. O que eu não curto é trabalhar a coisa como um plano super definido, prefiro ver o que atraiu as pessoas, e gradativamente pensar algumas coisas novas para expandir esse benefício e desenvolvê-las.

Inclusive, essa expansão gradativa é pra ser descentralizada também. Se alguém fizer o sistema de busca antes de mim, não tem problema, contando que não altere o padrão de palavras-chave.

Resumindo: acho a parada muito fechada ainda e muito centralizada em vc. Vislumbro algo mais colaborativo, mais aberto.

Esse lance da centralização é temporário e eu não quero isso de jeito nenhum - é que falta o espaço no site para liberar uns padrões e os arquivos para os esforços colaborativos, sem minha intervenção. Estou fazendo isso aqui, so nao acabei ainda. Foi mal.

Até quero pedir desculpas proce Tupi, se ficou parecendo que nem dei valor à sua participação, cara. Fica a vontade, mano! É que ainda não fiz as coisas necessárias pra facilitar essa participação coletiva (ce tbm tá certo nisso, PR) e to meio sobrecarregado com outra pancada de coisas a resolver na minha vida. Só dá um tempim que eu arrumo a casa aqui.

aloha,

Daniel


Re: Propostas do Tupi para Blogchalking

24.07.2002 - Msg de Paulo Colacino

Daniel

Li suas críticas aos pams do Tupi.

Algumas coisas eu concordo outras não... então vamos discutir...

OBS: De qualquer forma o projeto é seu e vc faz o que quiser ;) mas vamos aos pitacos...

Daniel falou:
O que eu não gostei:
1)  Preocupar com metas para o Blogchalking.

Daniel, posso estar errado mas vc já TEM METAS. Suas próprias preocupações com aquilo ou com isso são metas para o blogchalking. Só precisa escrevê-las, discutí-las etc.

Discordo em não ter metas pois a coisa fica um pouco sem rumo. O foco direciona os trabalhos seus e de quem quer ajudar. Agora se vc naum pretende que o projeto seja COLABORATIVO / COLETIVO, blz, vc é quem pensa, faz, programa, compila as críticas, transforma em melhorias, etc.

Insisto: vc já tem metas. O que não está claro é o grau de OPEN que vc quer dar ao projeto. Por hora é vc quem está tocando sozinho.

Daniel falou:
Atualmente, o que está sendo complicado para o sistema é que o Google e outros sistemas de busca não estão pegando os blogchalks em escala e os requisitos para que as palavras-chave sejam indexadas exigem um nível de formatação delas no blog que pode beirar as práticas proibidas pelos próprios sites de busca. To concentrado nisso, porque faz parte da preocupação essencial. Uma solução? Já pensei nas mini-keywords (que to até usando no meu blog) e acrescentar o + na frente das palavras, mas resolvi não colocar no ar antes de pensar mais um pouco. Eis que um cara me procurou dizendo ter feio um spider só para blogchalks. Tá linkado a’ embaixo, fui lá, vi e gostei, mas precisamos agora de criar uma interface de busca para procurar nos registros deste spider. Talvez precise de um host para centralizar essas buscas (a’ sim *talvez* precisariamos de grana).

Ok o blogchalking apresentou um problema. E quem está trabalhando nas soluções? Só vc ? Ou tem mais alguém ajudando?

Novamente acho se o projeto estivesse mais aberto, tipo ter uma página para desenvolvedores e tal... as idéias já tariam fluindo e quem sabe o problema estaria acabado. Nós discutimos aqui no Metáfora algumas coisas. Mas n‹o muitas. Tem muita gente boa por aí que curtiu a parada mas não sabe nem como participar. Por isso elogiei o TUPI e vislumbrei ali uma maior ABERTURA do projeto, caordem, etc.

Daniel falou:
http://radio.weblogs.com/0110159/2002/07/23.html#a60
(effective blogchalking) Se este sistema de busca sair mesmo, ent‹o resolvemos definitivamente a preocupação essencial e podemos viajar mais longe.


Primeiramente não acredito que usar o padrão OPML vai ser a parada. Mas já é um começo. Muita gente pode ter interesse no serviço de search. O projeto tem que ser rápido o bastante para que alguém n‹o faça a parada primeiro. O Chalking já tá na cabeça das pessoas e saiu na frente... mas precisa continuar evoluindo.

2) Traços comerciais em uma ideia totalmente free e legal e subversiva justamente por não aproveitar a visibilidade para sugar recursos. O projeto é trabalho voluntário em prol do blogverso. (...)

Blz concordo. Mas repito: as bases do trabalho voluntário tem que ser melhor definidas para que ocorra uma maior participação. Enquanto ce tá dormindo e sonhando com a mina do bar, um topera lá da Finlandia tem uma idéia pro blogchalking... mas como ele pode chegar até vc que é o líder?... ou mesmo antes de vc acordar o cara programar uma p‡ de coisas e outro cara da Rússia melhorar, e outro, outro, outro... Qdo se acorda toma um susto hehehe de tanta coisa boa que surgiu do nada.

3)  Tupi, apesar da idéia ter nascido dos bate-papos na lista, n‹o quero que isso seja usado pra promovê-la e nem quero tomar uma postura de empreendimento com relação a isso. Prefiro melhorar a coisa aos poucos através da demanda dos próprios usuários. N‹o quero burocratizar ou formalizar nada. Detesto planejamentos, metas. Se o blogchalking for se tornar referência de alguma coisa, vai acontecer sem precisar planejar isso. Só precisamos continuar aperfeiçoando a parada e ouvindo as vozes do blogverso.

Ok. Porém ainda acho que vc tem várias coisas planejadas, metas, etc... só que isso tá dentro da tua cabeça. É uma escolha sua. Mas ainda acho que se o projeto fosse mais OPEN a inteligência coletiva ia rolar.... e a’ realmente talvez vc nem precisasse de muito planejamento... talvez outras pessoas poderia mfazer isso por vc. Até o Linus tinha metas... pq vc naum teria? Vc tem.

4) Começou como uma brincadeira de roda, vai ficar como brincadeira de roda. Fica nela quem está com tesão.

Ok. Mas como aumentar o tesão do pessoal ? Essa é a parada. Como chamar pra roda gente que "brinca" bem, tanto no off-line como na rede?

Resumindo: acho a parada muito fechada ainda e muito centralizada em vc. Vislumbro algo mais colaborativo, mais aberto.

Essas são minhas críticas... na buena. Se a intenção é fazer o negócio crescer, o lance é convidar mais gente pra festa.

( )s

PR


-> Arquivo: 23.1.2012 : Blogchalking, o primeiro meme brasileiro de repercussão mundial
 -> Arquivo: 19.10.2011 : Recicle1politico
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re The revolution will be webified
-> Arquivo: 12.8.2006 : Blogblogs, o Technorati brasileiro com moeda digital Blogpoints?
-> Arquivo: 7.6.2006 : Toplinks, o Blogdex brasileiro pode acabar
-> Arquivo: 19.1.2006 : Edney (Interney) conta q largou emprego pra virar blogueiro profissional
 -> Arquivo: 25.5.2005 : Carreirasolo.org discute sustentabilidade de blogs tupiniquins
-> Coletando : Amazon : Livro - The future of money. Creating new wealth, work and wiser world.
-> Compartilhando Banners : Livros : Blogs! , Emergência. A dinâmica de redes em formigas, cérebros e cidades, A Sociedade do Espetáculo e Marketing Hacker
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Blogs, Giz, Tablet e Scripts 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...