24.4.12

Re: Acessa SP

Conheca o teclado

Msg sobre exclusão social na Lista Metafora em 2002.

Re: Acessa SP

30.07.2002 - Falai metaforas e estraviz,

Paguei um pau pra esses 58 acessas sao paulo pela periferia, mil graus.

Se pam a chave da auto disseminacao do uso da web pro povo do gueto e' comecar primeiro respondendo: como o acesso a rede pode ajudar na sobrevivencia, na correria de todo dia ou na melhoria da qualidade de vida pra quem e' da quebrada.

Vai vendo, neguinho ta' achando q trocou o curso de datilografia pelo do windows, word e explorer. 1 -2 e' so' colocar no curriculo e esperar na fila do emprego.

Se for isso beleza pra comecar, mas neguinho tem q saber q no ciberespaco tb rola recrutamento e post de vagas online, comunidades de agentes independentes, cooperativas, mercados de compra e venda consumer to consumer, associacoes de empreendedores, incubadoras, auto servico governamentais para micro empresas e autonomos, integracao de servicos mobile (pager, sms, wap) com web, e-learning e suporte online, uscambau.

Pode ser q seja muito pra cabeca de qq um, 1-2 o melhor e' juntar a linkania de servicos online disponiveis a partir do perfil de cada um (estudante, artista, desempregado, subempregado, microempreendedor, artesao, autonomo).

Em paralelo versar as dicas de como usar melhor as ferramentas digitais web, email, icq, browser, editor de texto, redes p2p, pa' e tal.

Cada um cada, um mas acho q so' depois de fazer a correria ganhando mais (gracas a web) pra garantir o rango na mesa todo dia, neguinho vai se empolgar no lance web como ambiente de informacao e conteudo livre, autoral e fragmentado.

E' embacado ou nao e'?


\//
Tupi


Acessa SP

30.07.2002 - Msg de estraviz,

pr,

comentários duca. Eu também estou nessa crise e me veio uma idéia concreta pro metáfora : Estou há um ano trabalhando com os infocentros do Acessa São Paulo. S‹o 58 lugares espalhados pela periferia, em associações comunitárias. O passo de dar acesso à perifa foi dado, mas o salto que que queria dar, ainda não aconteceu e tenho sérias dúvidas que aconteça a não ser que se bole alguma coisa.

http://www.acessa.sp.gov.br

Um dos caminhos que estou buscando é que contratem o hernani como consultor, pra gerar as "conversações" com os monitores. Por outro lado, falei com o Centro de Voluntariado de Sampa pra que encontrem jovens micreiros que se voluntariem pra ir, ao menos uma vez por semana a algum dos 58 infocentros e ficarem responsáveis por ampliar as publicações locais de artigos.

Acho que o metáfora poderia entrar mais a fundo nisso, topam ? vejo quer a principal dificuldade é justamente fazer com que os usuários se apropriem dessa tecnologia a seu dispor, pra mudar as coisas, pra reinvidicar, pra criar grupos de discussão, etc ...

Que tal um brainstormizinho rápido pra que eu apresente aqui pros caras ?
E aviso, a coisa não rola só no virtual. São nos encontros reais que a galera se movimenta, no dia a dia. Isso é um fato que comprovei neste ano. Talvez com mais tempo de uso, a galera se habitue ao virtual, por enquanto ainda não. Idéias ?

abs,

estraviz


Re: Acessa SP

30.07.2002 - Msg de Paulo Colacino,

Galera

Valeu aí pelas respostas as minhas indagações. As vezes acontece  isso. É a velha mentalidade acostumada ao mundo quadrado, regrado,  parametrizado (SAP!), ordenado... A caordem e o caos as vezes bagunçam os neurônios.

Só que naum sei se é um momento meu... mas estou um pouco mais voltado para o social e pra esse monte de gente que naum tem merda nenhuma... Falar de Palms, Celulares, m-logs para facilitar a vida das pessoas soa pra mim como naum se preocupar com essa MAIORIA excluída. Sim pq somos a minoria e eu mesmo naum tenho mais Palm nem celular wap, 2,5G, etc.

Entaum as vezes me confunde as idéias quando de um lado falamos em  Metacomunidades e de outro estamo pensando lá na frente em coisas que  esse POVÃO vai estar longe de poder usar. Mesmo com micro popular, simputer, redes livres entrando na parada.

Penso mais em educar para que essas pessoas encontrem o AUTO-DESENVOLVIMENTO e soluções para os lugares que moram.

Sei que tbm essa coisa toda corre em paralelo. MetaComunidade de um lado, m-logs de outro... mas o choque aconteceu e acabei escrevendo.

É isso aí.

To aprendendo ainda.

( ) 's
PR


-> Arquivo: 27.3.2012 : Reflexões: Capítulo "Dos Celulares Pré-Pagos e Pós-Pagos"
-> Arquivo: 5.3.2012 : Questionando projetos de acesso à internet na periferia
-> Arquivo: 4.1.2012 : Fotos do reveillon nas favelas do Complexo do Alemão
-> Arquivo: 4.1.2012 : Sacrifício de uma geração
-> Arquivo: 6.10.2011 : TV mostra escravos nordestinos explorados pelo Governo de São Paulo para construir escolas
-> Arquivo: 8.9.2011 : Curso de chinês de graça para estudantes da periferia 
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re: Reconhecimento de diferenças rompe desigualdade nas escolas
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re: Chutando o pau da barraca
-> Arquivo: 25.4.2006 : Fábrica de Criatividade, Capão Redondo, matéria no Estadão
-> Arquivo: 28.2.2006 : Movimento FON recebe investimento do Google e Skype, notícia no Wall Street Journal
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Internet, Tablets, Smartphones e Tv a Cabo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...