27.10.06

Mapas de cidades do Brasil no Google Maps


Brazil, roadmaps and streetplans in Tagzania and Googlemaps
Originally uploaded by luistxo.


Liga q desde milidias o Google Maps mostra mapas de ruas de uma pá de cidades aqui de Pindorama, uscambau. Lado a lado com foto via satélite, aquela visão aérea, q a banca paga um pau. Ligeiro é só clicar no botão map (mapa com nomes de ruas, avenidas e estradas), satellite (imagem via satélite) ou hybrid (híbrido, misturando os dois), daquele jeito. Então, os blogs Google Discovery e Undergoogle tb mandaram um salve, no tópico do Undergoogle a banca chegou chegando com a lista das cidades com pano novo ali na fita, vai vendo: Rio de Janeiro, São Paulo, Bauru, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Manaus, São Luis, vixi, é só dar linha na pipa. Se tiver o dom de logar na conta do Gmail, dá até pra salvar a posição do mapa, pá e tal.

Então, se pam o esquema é em parceria com o Maplink q já tinha rabiscado os mapas tupiniquins e com Tele Atlas em Portugal. Uma correria inversa com o Maplink já existia desde milianos, no site de mapas e trajetos já representava linkando pras fotos de satélite do Google, foi só trocar uma idéia, liga notícia ano passado:
Adsnews em 29/8/2005: (...) Para Guilherme Gomide, Diretor Geral da Maplink, "Nosso objetivo é prover mais um serviço que agrega valor às nossas ferramentas de localização. O Google está chegando agora no Brasil. Este é o inicio de uma grande parceria que envolverá também a exibição de links patrocinados sensíveis a localização. Unimos a audiência, o acervo de mapas e a expertise local da MapLink com o conteúdo e forma apresentação do Google Maps." (...)

Se pam maluco vai começar a remixar o bagulho, inventando serviço novo, tipo Housingmaps (Gmaps com Craigslist), Tagzania, mashup, uscambau. Sem vacilar o mano Vitor Pajola já se jogou, mostrando o esquema novo no corre dele: http://www.saopaulo.tur.br/maps/
Olha a conversa:
Google Maps em São Paulo
(...) O novo sistema SaoPaulo.tur.br Maps irá integrar a base de dados de cidades e hotéis paulistas já existentes no site, com a localização através de mapas e imagens via satélite do Google Maps.
(...)

Sentiu firmeza? 1-2 aparece tradução do Garbage Scout (dicas de entulhos e lixos recicláveis de valor) ou o adianto do Malevolent Design com o script Add Google Maps’ Directions to Your Site, pra molecada replicar e adicionar desfilando o endereço no blog, site, pá e tal. Tipo, o Bernabauer deu um pião pelo mapa do Rio de Janeiro e descobriu o nome da praça que tem perto da goma dele :-)

O barato é louco!

-> Arquivo: 17.8.2006 : Wikimapia, wiki com Google Maps
-> Arquivo: 28.9.2005 : USP copiou o CavaCava do Charles ?
-> Arquivo: 21.7.2005 : Mapas e fotos via satélite do Google e correrias tupiniquins
-> Taba : Cachimbando : Blogchalking Reverse Ponto Tk
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : GPS e Mapas
-> Compartilhando Banners : Passagem aérea no Mercado Livre (gif animado) e Livro - The New Geography : How the Digital Revolution Is Reshaping the American Landscape

7 comentários:

Eduardo disse...

Sistema instalado:

Mac OS X (da Apple, com o Apache instalado), Banco de dados MySQL, PHP para pesquisa e inserção de dados.

Pesquise por tipo de comércio:

Drogaria
Comida chinesa
Pizzaria
Lotérica
Manutenção de computadores
Sebo de livros
etc...

edumanzi disse...

(o comentário anterior ficou incompleto)

Mapa comercial de Brasília
depois de escolhido o tipo de comércio, o site pesquisa o banco de dados(que contém os estabelecimentos comerciais cadastrados), procurando pelo tipo de comércio (pizzaria, lotética) selecionado pelo usuário. O site então retorna com os estabelecimentos que atendem à pesquisa solicitada, marcando a posição geográfica de cada um, via Google Maps.
Exemplos:
Informática: venda de computadores
Locadora de filmes

edumanzi disse...

O mapa comercial se estendeu para outras cidades do Brasil. Além de escolher o tipo de comercio, escolhe-se tb a cidade. Foi criado outro site, mostrando os tipos de comércio por categoria.

http://201.22.184.125/guia.php

edumanzi disse...

Entrou no ar tb o site Apple Store, mostrando todas as lojas da Apple nos EUA. As lojas foram cadastradas eletronicamente e suas coordenadas são obtidas via Geocoder.

http://201.22.184.125/apple.php

Anônimo disse...

Pela maneira, eu tenho olhado acima no Internet e eu encontrei algumas ferramentas que são esfriam realmente para monitorar posicionar da competição, as well as ver seus pontas e truques. Se você fosse interessado, eu recomendei-lhe tenho um olhar. Parece que estão livres: http://www.lineared.com/es/recuperar/posicionare-google-msn-yahoo-disco-duro.htm

edumanzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
edumanzi disse...

Fiz uma nova atualização do "Mapa Comercial", usando novos recursos do Google Maps e utilizando uma função que achei na internet que funcionou bem (para um "tooltip" personalizado).

O mapa não se inicia mais com um Estado-Cidade-"tipo de comércio" default, como no site antigo, mas sim
mostrando um panorama geral de todos os pontos cadastrados, agrupados por estado.

Pode-se escolher o estado (ou cidade, etc) diretamente no mapa, ou através dos menus pop-up iguais ao do site antigo. Veja em:

http://201.22.184.125/~edumanzi/mapa.php

Pode-se visualizar - agrupados por estado ou cidade - todos os pontos cadastrados que tenham o mesmo "tipo
de comércio". Por exemplo:

Concessionárias FIAT (274 pontos cadastrados):
http://201.22.184.125/~edumanzi/mapa.php?comercio=123

McDonalds (338 pontos cadastrados):
http://201.22.184.125/~edumanzi/mapa.php?comercio=102

Comida italiana (157 pontos cadastrados):
http://201.22.184.125/~edumanzi/mapa.php?comercio=80

Posto de combustível (1260 pontos cadastrados):
http://201.22.184.125/~edumanzi/mapa.php?comercio=121

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...