30.11.11

Livro Alfabeto Graffiti de Claudia Walde (Mad C)


Dando um pião trombei com este livro da Claudia Walde, apelidada Mad C, grafiteira e pesquisadora alemã. No site da Livraria Cultura estão a venda a versão em espanhol Alfabeto Graffiti e em inglês Graffiti Alphabets, um pouco mais barato. Ligeiro fiz uma tradução da descrição que está na loja online, se pam a mesma que está no livro em espanhol, vai vendo:
Desde há mais de 40 anos atrás as ruas das cidades tem sido cenário, testemunha, cúmplice e parceira do movimento do graffiti moderno e tem visto mudar em todos os tipos de formatos e estilos. Estre todos estes, as tags e outras formas de graffiti escrito estão centradas em capturar e inserir vida às letras de um determinado nome ou palavra. Parte da complexidade desta prática reside que cada letra do alfabeto pode modelar-se somente até o ponto certo em que deixa de ser legível para outras pessoas. A julgar com estas restrições formais para desenvolver seu estilo próprio, o grafiteiro não se limita a comunicar a existência de um nome, pois sua escrita e caligrafia constitui uma expressão de personalidade e reflete um movimento físico cheio de harmonia. Para compor este livro estão 154 letristas grafiteiros de todo o mundo que desenharam as 26 letras do alfabeto latino.
Sentiu firmeza? No blog Bark:Yeah! o post Alfabeto Graffiti, Claudia Walde de 26/2/2011 manda o salve que a Mad C estava na correria tipo 5 anos pesquisando e é formada em design e comunicação na Alemanha. A mina tem um site madc.tv e uma fanpage MadC no Facebook com 11.506 fãs.


-> Arquivo: 17/8/2006 : Handselecta, tipos de letras com graffiti e pixação
-> Coletando : Amazon : Livro - Graffiti Brasil
-> Coletando : Livraria Cultura: Livros Graffiti Brasil e TTSSS, A grande arte da pichação em São Paulo
-> Coletando : Mercado Livre : Pintura, Livros, CD de Fontes e Cliparts
-> Compartilhando Banners : Serviços - Desenhos em vetor no Mercado Livre
-> Camiset.andh.us : Temas de Estampas : Arte da Rua

O futuro está nos games

mario blogher10 nintendo 3

Thread sobre games na Lista Radinho em 2002:

O futuro esta nos games

04.03.2002 - Falai' fabio, radinhos,

Fabio Costa wrote:
Na próxima, prometo ser mais veemente. Mas pode escrever ai: o futuro está nos games!
Ta' ligado q milidias neguinho de pesquisa gringa dilvulgou q, dentro da industria de entretenimento, em termos de faturamento, o setor de games ja' ta' metendo os canos no cinema, q agora come terra na segunda posicao.

Se pam nao e' futuro, bacanas da nintendo, ps2, xbox e o bonde dos desenvolvedores ja' partiram pra dentro e e' daquele jeito :-)

Lembra o centenario do cinema? Vai vendo, se pam qdo a midia interativa, da qual os games sao a vanguarda, fizer 100 anos neguinho vai eleger os classicos tipo assim:

Asteroids = A conquista da Lua (Melies)
Mist = Encouracado Potenkim
Mario Brothers = Carlitos
Doom = O nascimento de uma nacao
Titanic (maior bilheteria do mundo) = Tamagochi

Sentiu firmeza? O paguei comedia? :-D

\//
Tupi


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Oghh

E jah nao eh assim? :)

Aqui no Brasil já tem algumas empresas desenvolvendo games, a do Outlive, por exemplo, já lançou o jogo até lá fora. Tem o jogo do ET de Varginha, uma empresa de goiania vai lançar um MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game), um daqueles jogos onde um monte de jogadores constrói um personagem e desenvolve ele por um tempão.

Não está longe de ter uma revolução nessa área, tipo o The Sims :)

Da’ para o ciberespaço do William Gibson é só um pulinho.

O meu sonho de consumo, antes do advento da web, era ser Produtor de uma empresa desenvolvedora de games. Se possível, dono, mas aceito até só roteirista!

Oggh


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de rene

pois eh, justica seja feita: games sao um universo riquissimo. nunca fiz. tiro o chapeu pra quem desenvolve. eh pra fazer qqer arquitetura de informacao ou design pra web parecer cafeh pequeno.

fica a pergunta: se games sao uma industria assim tao poderosa, se eles sao tao envolventes e apaixonantes, por que despertam um interesse menor da midia e da "academia"? serah que eh porque parecem coisa de crianca?

abraco
rene


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Fabio Costa

Pagou não, mano! :-)
Usando o seu paralelo, o 'mundo' dos games também tem o seu Oscar. Essa indústria é levada muito mais a sério do que a gente pensa.

Infelizmente ou felizmente, os anunciantes estão cada vez mais dentro também.


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Castle

So aqui no Brasil que game e visto como coisa de crianca e/ou NERD!

Concordo plenamente com vc Renes.... game e o apice de interavidade/ programacao/ design/ usabilidade e outros bichos!

Qto a Academia eles tem que julgar pelicula mesmo... julgam games qdo esses viram filmes, mas ai geralmente so ganha Fx ...mas ja ta bom!

Castle
PS: The bomb has been planted!


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Oghh

Acho que o Rene falou de academia no sentido de uma associação de produtoras de games.

Particularmente eu acho que games são sim uma indústria de futuro, e conforme a tecnologia vai sendo distribuída, teremos mais e mais produções de qualidade.

Agora, lá fora mesmo games tbem são visto como coisas de criança/nerd, só que tem gente ganhando dinheiro com isso :)

Um exemplo de negócio relacionado a games que está dando certo no brasil?
Lan houses. Alguém notou a proliferação de monkeys? Pois é...

Quando o negócio começa a dar dinheiro, os olhos gananciosos se voltam para ele. Quem sabe alguma empresa brasileira não resolva investir na produção de games?

Oggh


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de marcelo siqueira

do texto do fabio:
They don't take kindly to marketing people shoving a blatant product
placement into their games. They see themselves as Francis Ford Coppola, and you're not going to see the Godfather order a Domino's Pizza."
infelizmente, parece que essa inocência só existe porque a indústria está realmente na infância. outro ponto interessante é o fato de um engine como o genesis3d ser oferecido como open source.
qual será a vantagem? apenas o desenvolvimento espontâneo, como no caso do linux?
e a concorrência?
será também parte da "inocência"?

( )'s
marceloSiqueira()


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Castle

O unico game que sei que virou por aqui foi o do Tio Silvio e tb o do povo
da Continuum http://www.continuum.com.br que fizeram na MAO e o jogo eh show!
INFELIZMENTE ainda nao dah pra parar tudo por no minimo seis meses e soh fazr game.

Mas game ainda eh visto como coisa de crianca/nerd...tah longe de ter eventos como a Eletronic Game, aqui as revistas do setor vivem momentos dramaticos... o Hardmob (site que abrigava varios servidores de jogos on line) quase foi pro saco e os eventos de Games multiplayer QUASE nao rolam por falta de patrocinio!

Qto a pirateacao ate concordo que pesa, mas pra jogos multiplayer vc tem que ter o SERIAL ORIGINAL senao nao joga pela WEB.

IMHO, as Lan house vao ser como foram paintball, pistas de patins in roller, karts e agora os bingos! As que sao feitas por quem ENTENDE da coisa e sobretudo GOSTA sempre terao publico... as vezes nicho, as vezes bombado... os que encaram APENAS como negocio podem ate ganhar uma grana, mas por um tempo....

Pra vc verem como GAME eh um negocio serio pacas:
www.swafo.com/frozendeath/cheaterlow.wmv

()'s
Castle


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Castle

O Jogo do Milhao EH game sim...e vai muito bem...

E pensar que eu podia ter feito o game e ainda com participacao sobre vendas! :-(

Eh no minimo uns 6 meses pra criar, storyboard, roteiro, modelar em 3D/desenhar, programar, tirar bugs, etc!

Das vendas de CS sei que ta entre os 5 mais vendidos, perde pros lancamentos da Micromole (ALWAYS), mas vende bem...

Sei de umas iniciativas em Director que rolaram... uns pela Manufactura de Web...o Bco imobiliario em CD-ROM, um de corridas usando o engine 3D bancado pela AOL/FIAT/Itau/Estadao. Mas qdo vc apresenta o orcamento pra um game decente os clientes preferem programar banner em portal!

Castle

PS: Taking fire, need assitance!


Re: O futuro esta nos games

04.03.2002 - Msg de Guilherme Ambros Pereira

Fala Tupi,

Concordo plenamente contigo. Games são, IMHO, uma das grandes tendências de comunicação para o futuro. E não tem nada de estranho nisso: com o aumento do poder de processamento e do realismo gráfico, vc passa a assistir um filme na tv, só que com a vantagem de poder interagir com o filme e com dezenas de outros "telespectadores" que estão lá, ao mesmo tempo que você, conversando, disputando, lutando, fazendo alianças, derrubando monarquias, etc.

A fórmula é conhecida: una pessoas, dê um motivo e faça com que interajam entre si. Os mud's via telnet já faziam isso no início dos anos 90, quando a internet brazuca estava apenas despontando nas universidades. Depois a formula foi repetida à exaustão, com novas sofisticações e evolução das plataformas (Worlds Chat, Active Worlds, The Palace, games multiplayer, etc). E a fórmula vem dando certo, saindo do gueto de rpg-maníacos e tomando as ruas.

Some-se a isso o crescimento rápida do realismo nos games, onde fica cada vez mais difícil distinguir um jogo de um desenho animado, por exemplo. E, não raro, vc chega-se até mesmo a confundir com um filme de fato. Se compararmos o estágio atual ao telejogo e atari dos anos 80, ou ao Super Nintendo dos anos 90, verá que a velocidade do crescimento do poder de processamento e realismo gráfico é algo impressionante. Imagina só o que não teremos na área de entretenimento em mais 10 ou 20 anos...

Pra quem gosta do tema, tem um case maravilhoso que eu não me canso de reler ao longo dos anos. É sobre o Habitat, o primeiro (bem sucedido) mundo virtual da história da humanidade, e que esteve (muito) a frente do seu tempo enquanto existiu (de 85 a 88). Leitura imprescindível.

O primeiro link é o mais importante pois conta a história, mas os outros também são riquíssimos. O "Habitat Anecdotes", em especial, é muito curioso. Inflação, jornais publicados pelos usuários, casamentos, duelos, tours, crime, governo e política são alguns dos temas vividos pelos usuários do Habitat.

http://scara.com/~ole/literatur/LessonsOfHabitat.html
O artigo pai de todos. Esse site não é o oficial do Farmer & Morningstar, mas como o paper é um clássico, tem centenas de sites com cópias iguais e na integra)

http://ibiblio.org/dbarberi/papers/vcomm
Vários artigos relacionados sobre o tema, que também contam a experiência do Habitat. Contém o "Habitat Anecdotes".

http://www.stanford.edu/class/history34q/readings/Virtual_Worlds/Habitat.html

Textos mais "recentes", já questionando a criação de uma  "Global Cyberspace Infrastructure"

Power to the people! E longa vida aos games :-)

Um abraço,
Guilherme Ambros


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de gustavo

Eu acho que o futuro dos Games está na simulação de situações quotidianas, na criação de uma realidade paralela virtual, uma tela entre nossos olhos e o mundo, um óculos escuro ativo.
Aliás, essas aplicações movimentam muitíssima grana nos EUA.
Na USP tem aquela sala semi-esférica tipo 360º, que você vai andando e os projetores vão "andando", mudando as projeções na parede. Tudo feito com esses códigos de simulação espacial (dificílimos) de games.

Gustavo


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de gustavo

Cyberespaço não seria um espaço virtual? Penso numa fundição entre em mœltiplos espaços virtuais e o real, um multi-pensamento-processamento. Onipresença.

Xi, bateu.


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de Oggh

Tipo um alt+tab da realidade?

Hmm, pode ser. Mas jah pensou na zona, cada um em uma frequencia?

:)

Oggh


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de telo

É a nova droga... um tipo de alucinógeno.... realidade alterada.... simulação de situações... vivenciar o impossível.
Um prato para a psicologia e a psiquiatria.

Telo


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de Castle

Nossa colou o releh! :-)

Lembro de um conto do Assimov que era mais ou menos:

Os humanos perguntavam a um computador se Deus existe.
O computador disse que precisava de outros computadores pra responder...
Construiram os computadores, ligaram-nos entre si e pergutaram de novo. Deus existe?
O computador respondeu: - AGORA existe!

:-O

Oia que isso foi em 1900 e Aracy de Almeida!

abracos
Castle


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de fábio fernandes

Oi, Ricardo!
Na verdade, esse conto é do Frederic Brown, e foi republicado naquela coletânea ótima da L&PM, "Máquinas que Pensam", editada pelo Asimov. É sensacional mesmo!

abraço,
fábio fernandes


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de Oggh

(Strange Days) Eh um filme com a Julliete Lewis sobre um dispositivo capaz de guardar emoçoes/experiencias e reproduzir "dentro" do cérebro do usuário todas as sensações gravadas.

Se um cara grava o seu "sinal cerebral" sob o efeito de crack, digamos, o usuário vai poder experimentar as sensações SEM fumar o crack propriamente dito, entendeu?

Tem uma cena de um cara q compra um disco de uma garota tomando banho, para ter as mesmas sensações q ela.

O conceito eh bacana, recomendo.

Oggh


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de Oggh

Estranhos Prazeres.

Lembrei!

O futuro estah nos games, nos modificadores de percepcao, nos receptores e transmissores cerebrais. Etc!

Oggh


Re: O futuro esta nos games

05.03.2002 - Msg de marcelo siqueira

em outro livro, "holy fire", o sterling descreve sites da internet
justamente como espaços de realidade virtual, onde as pessoas se encontram usando equipamentos especiais. viajam pelo mundo através de presença virtual etc.
coisas que devem rolar em algum tempo.
por enquanto ficamos com o chat de avatares mesmo :)

( )'s
marceloSiqueira ()


-> Arquivo: 14.11.2011 : Nossa língua brasileira
-> Arquivo: 4.8.2011 : Street Fighter capoeira
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re: Técnicas nazistas na publicidade
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re: The Revolution Will Be Webified
-> Arquivo: 1.8.2011 : 3 conselhos que me deram quando comecei
-> Arquivo: 20.7.2011 : História do Tupi da Taba Parte 1 (1995 a 2000)
-> Arquivo: 15.7.2011 : Ticket 171
-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap
-> Busca no Mercado Livre : Games, Nintendo, The Sims, Playstation e Tablet

Re: Globo.com

Globo.com 2003.2

Thread sobre midia de massa na web na Lista Radinho

Re: Globo.com

23.01.2003 - Falai' radinhos, mr. white,
Mr. White versou: Gostaria muito de ter acesso a este conteúdo (Globo.com media center), mas por ideologia não vou fazê-lo. E vcs, o que acham?
Ta' ligado q essa paradinha de levar uma fe' q web audio video vai chapar o coco e' de milianos, se pam aquela primeira versao do site globo.com ja' pagava um pau pra essa levada, tipo lembro q logo na welcome tinha janelinha pro globonews uscambau com botaozinho play, pause, rw... clicou, pau no asp :-D

Bacana da concorrencia ficou so' no sapatinho achando q a venus platinada ia partir pra dentro, mas nem, dois palitos o bagulho ficou igual ao resto uol, aol, starmedia uscambau.
Se pam a globo.com so' veio pagar uma de gatao depois da correria kit.net, bbb, blogger por ai'...

Vai vendo, vou sentir firmeza se uma pa' de maluco pagar comedia de assistir saramandaia uscambau em streaming. Tipo sentadinho no pc tipo com janelhinha de 160x120 pixels uscambau? Ai' ficou pequeno... dona gorda e joao gibao e' nois, mas ver alguma formiga saindo das fucas do coronel ai' e' embacado :-) Melhor ficar na miuda e so' fazer o arrecado se for pra morrer dezreal na mensalidade do Sims Online, Sony Everquest ou Xbox.net :-)

Demorou!

\//
Tupi

Re: Re: Globo.com

23.01.2003 - Msg de Michel

Tupi, construiu, digitalizou, serviu pra qualquer plataforma. Hoje em dia pode ser em 160 ou 320. Amanhã vai ser fullscreen. O dirty work tá sendo feito agora e é o mais difícil...



-> Arquivo: 14.11.2011 : Nossa língua brasileira
-> Arquivo: 25.10.2011 :  A febre das filhas da Janete no YouTube
 -> Arquivo: 9.8.2011 : Re: 2.700 querem vagas na Agencia C
-> Arquivo: 4.8.2011 : Re: Técnicas nazistas na publicidade
-> Arquivo: 1.8.2011 : Re: The Revolution Will Be Webified
-> Arquivo: 20.7.2011 : História do Tupi da Taba Parte 1 (1995 a 2000)
-> Arquivo: 15.7.2011 : Ticket 171
-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap
-> Arquivo: 7.7.2006 : Porque notícia ruim dá mais audiência e vende mais jornal
-> Coletando : Livraria Cultura: Livros Rede Globo 40 anos de poder e hegemonia
-> Busca no Mercado Livre : TV, Tablet, Globo, Novela e Smartphone

14.11.11

O primeiro presidente negro do Brasil


Milianos o tiozinho Emanoel Araujo,  artista, escultor, diretor de museus, uscambau, foi entrevistado pela jornalista Sonia Racy do jornal O Estado de São Paulo em 2/11/2009 e no meio da rima toda - reproduzida no site do Ministério da Cultura em Este é um país desesperador  - respondeu esta pergunta.
Sonia Racy: Já tivemos um presidente negro no Brasil?
Emanoel Araujo: Sim, Nilo Peçanha. Mas ele nunca se assumiu como negro porque naqueles tempos não havia condições para tal. Mas o cerne da questão é levar a mensagem de que precisamos de políticas públicas para a igualdade racial e cultural.

O verbete Nilo Peçanha na Wikipedia em português manda o salve o perrengue dele ser mulato, afro-descendente e ter tido uma infância pobre comendo "pão dormido e paçoca", tipo, foi o 7º presidente da república brasileira (1909 - 1910) e ainda eleito senador e presidente do Estado do Rio de Janeiro duas vezes (1914 - 1917 e 1903 - 1906).  Dando um pião no Google, trombei com os posts O único presidente negro da história do Brasil no Guia Macabu e O filho do padeiro que virou presidente do Brasil no blog A Nova Ericeira.

Nilo Peçanha foi eleito vice-presidente e assumiu depois da morte de Afonso Pena, no corre da presidência inaugurou a Biblioteca Nacional, criou o Serviço de Proteção aos Índios, uscambau.

100% morro do coco! Antigamente quilombos, hoje periferia.


-> Arquivo: 9.8.2011 : Re Carta Capital - Brown, o mano charada
-> Arquivo: 1.8.2011 : Thaide entrevista Mano Brown na TV (Capão Redondo)
-> Arquivo: 25.7.2011 : Extra paga ndenização de R$ 260 mil por racismo contra criança
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re Cotas - Reconhecimento de diferenças rompe desigualdade nas escolas
-> Arquivo: 23.8.2006 : Relatório da ONU sobre racismo no Brasil
-> Arquivo: 4.10.2005 : Cotas para afrodescendentes nas empresas e corporações
-> Arquivo: 14.7.2005 : Reparações aos descendentes daqueles que sofreram com a escravatura, sequestro e trabalhos forçados
-> Arquivo: 7.5.2005 : Afrodescendentes argentinos, los primeros desaparecidos
-> Coletando : Livraria Cultura: Livro - Uma história não contada. Negro, racismo e branqueamento em São Paulo.
-> Busca no Mercado Livre : Rap, Racionais, Smartphone, Grafite, Tablet e História
 

Nossa língua brasileira

Dicionário de Port-tupí

Thread sobre dialeto na Lista Radinho:

Nossa língua brasileira (Era Re: Globo.com)

24.01.2003 - Falai' radinhos, paulo,
Paulo Rebelo escreveu: Se pam uhu alguém tem um tradutor aí, pam uga-buga?
Ta' ligado q ate' ja' traduziram o google pra portugues e klingon, mas em brasileiro dos manos ainda nao tiveram o dom :-D

Ainda e' daquele jeito mas se quiser pagar uma de primario e' so' colar nesse dicionario:
www.bocada-forte.com.br/br/informanos/dicionario.asp

Firmaun?

Ta' ligado q se neguinho achar cabuloso o dialeto, vai vendo: melhor mesmo e' pedir um cavalo pro office boy da firma, e' so' colar la' na cdd ou no capao q qq mano la' traduz a parada :-D

Cada um cada um, mas se pam bacana monoglota so' no dialeto de shopping e faculdade tb e' embacado.

E' nois na fita!

\//
Tupi


Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de Andrea Calvino,

radinhos,

sou formada em jornalismo, redatora, editora de texto e inclusive já fiz revisão (manuais e dicionários em punho), MAS NUMA BOA, é muito legal o jeito que esse cara escreve (eu nem conheço o Tupi). tem um planeta inteiro só aqui em são paulo que se expressa dessa forma, incluindo euzinha, quando estou com os meus amigos da vila joaniza.

se o pedido de tradução for pra aprender, legal, pode ser uma nova perspectiva, mas se for preconceito, plz, vai, menos :)))

na paz e qq coisa eu levo os radinhos paulistanos pra dar um rolê na zona sul que tb é bem legal :))

um abraço,

Andrea Calvino


Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de Kuja,
se o pedido de tradução for pra aprender, legal, pode ser uma nova perspectiva, mas se for preconceito, plz, vai, menos :)))
o lingo/novilingua do tupi conquistou mais um adepto :)

abs

Guilherme Kujawsk
Itaulab


Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de Mateus Cozer,

oi andrea,

sinceramente eu tb gosto da linguagem do tupi (eu tb nem conheço o Tupi).
acho que são as msgs mais criativas do radinho.

( )'s,

mateus


Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de Fabio,

O mais bacana é q nas viagens filosóficas escritas em tupi, todo mundo entende, por mais que se faça de desentedido(a), e também não "tentam" nenhuma língua estrangeira, talvez para isso eles usem algum grupos específico !!!

Fabio


Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de Ana,

Eu adoro o Tupi.
continue sempre assim, cheri.
Sua criativa escrita é uma delícia!

beijos
Ana


Re: Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de Kuja,

Revolta Televisionada
(para Tupi)

As letras estão aí... Para quem presta atenção, elas dizem tudo. Denunciam o descaso de quem tem poder com a periferia; a violência, que é muito maior na favela, as drogas, as armas... E prenunciam uma revolução, ao estimular os moradores da favela a terem auto-estima, a exigirem o direito de viver com dignidade.

Para quem acredita que quem vai resolver a criminalidade é a polícia, é bom prestar atenção nas letras do rap, que informam muito mais sobre os motivos e os caminhos para resolver a violência, do que as páginas dos jornais.

Na última semana dois acontecimentos deram voz a essa revolução que para muitos ainda é silenciosa.

O rapper MV Bill veio à mídia para denunciar o velho e conhecido descaso de quem tem poder, em relação à favela.

Qualquer pessoa que já pisou na periferia e prestou um mínimo de atenção nas pessoas, teve uma grande aula de lealdade e ética. E no mínimo deveria agir com essa mesma lealdade. Afinal, não é pouca coisa emprestar a sua história para um filme.

Hoje, morreu um dos líderes dessa revolução, o rapper Sabotage. E certamente esse acontecimento vai gerar mais uma voz nessa revolução.

Será mais uma chance das pessoas aprenderem um pouco com essa revolução. E façam alguma coisa antes que a favela invada o centro.

Se existe alguma coisa que os jornais informam com sabedoria é a quantidade de drogas e armas que estão aí, disponíveis para uma grande invasão, que vai fazer a violência atual parecer um conto de fadas.

Guilherme Kujawski
Itaulab


Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de k.,

Putz...

Vam'la. O Tupi nao esta inventando nada, mas utilizando um  _dialeto_ de mano de perifa de Sao Paulo. Meus conhecimentos nao me permitem identificar se da Zoleh ou da  ZS, mas certamente nao eh da ZO, de onde vim.

A apropriacao de um codigo teoricamente _menos culto_ para  filosofar e expor ideias mais elaboradas eh parte do show. E o  cara domina o codigo. O que o faz parecer autentico.

Essa quebra de padrao da mais forca as ideias dele, ainda que  porcoes da mensagem sejam ininteligiveis por parte do publico da lista. Ela vai causar dois tipos de impactos: o estranhamento, que chama a atencao superficial mas que leva  para o conteudo -- este quase sempre de relevancia e pertinencia.

Tirando o fato de que o cara manda bem nas ideias que expoe (e isso eh questao de opiniao), o cara manda bem na escolha do codigo para confundir.

Mas eh mais _inteligente_ aquele que domina mais codigos, e que os sabe utilizar no contexto adequado? Eu diria que o Tupi  eh que eh o cara.

fui (nem me viu)

k.


Re: Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Falai' radinhos, andrea, kuja, mateus, fabio, ana, kazi,
andrea calvino escreveu:  se o pedido de tradução for pra aprender, legal, pode ser uma nova perspectiva, mas se for preconceito, plz, vai, menos :)))
Manos e minas firmeza, mil graus!
Tb pago um pau pros trutas daqui do radinho, banca forte q e' daquele jeito.
Kazi: zonasuper,  zL, zo, vr, ceilandia, vidigal uscambau, periferia e' periferia em qq lugar :-)

Liga nois q essa correria de versar nos dialetos de pindorama se pam comecou milianos com juo bananere, adoniram e chico bento :-D Hoje ta' dominado, como mandou bem o kuja e' idioma oficial da cnn dos pretos: o rap... rede de informacoes das quebradas, uma das poucas midias q mostram o q acontece fora da gozolandia (o brasil q paga comedia querendo ser belgica).
Quem e' e', quem nao e' cabelo avoa :-D

Paz e gloria!

PS: Mano sabotage, descanse em paz...
Infelizmente mais um q nao contrariou a estatistica :-(
"Rap e' compromisso!"

\//
Tupi


Re: Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de k.,

Putz II, o Hiro me deu um toque que eu nao coloquei os smileys
na mensagem sobre o Tupi. Mas voces sao inteligentes e
sabem onde eles deveriam estar, neh?

;)

k.


Re: Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de Ana,

Oi Kujawski,

Também espero essa revolução há tempos, porque não é possível viver em meio à tanta diferença. Como dito, todos sabem como as coisas estão na periferia (e no centro também, como não?), mas poucos têm idéia do que realmente se passa. É fácil ver o que os outros vêem, difícil é viver aquilo, sentir fome na barriga, dor no corpo de trabalho braçal e n‹o ter esperança. Pra maior parte das pessoas classe média/alta a questão social ocupa apenas uma pequena parte do seu dia, quando muito. E não é suficiente.

É claro que a criminalidade não é a polícia que vai resolver, até porque boa parte da polícia faz parte da criminalidade. E os políticos....

Sem falar na quest‹o da "raça": todos os negros que fazem parte das minhas amizades encontrei na música. Nunca trabalhei com um negro, nunca estudei com um negro, e todos os que eu conheço são gente boa demais, são manos mesmo, eu me sacrificaria por eles (como a todos os manos) sem pensar duas vezes. Claro, nem tanto ao céu, nem tanto à terra: em todo lugar tem gente bacana e em todo lugar tem FDP. O que pega é que a falta de oportunidades é gritante, e só sobra espaço pra crescer nisso mesmo: música e esporte. E quem não tá nessa tá na roubada. Literalmente ou não.

Eu não acho que alguma coisa vá ser feita. Tento fazer a minha parte, mas esperança mesmo, não tenho. As ações que eu conheço têm boas intenções, mas são insuficientes. Acho que a consciência vai vir na porrada mesmo.

infelizmente.


Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de Daniele,
Tupi falou: PS: Mano sabotage, descanse em paz...
Infelizmente mais um q nao contrariou a estatistica :-(
"Rap e' compromisso!"
É nessa hora q a revolta aparece com toda intensidade.
Sabotage era um cara q se levantou com consciência contra a exclus‹o, q estava começando a ter voz na mídia tradicional (e rançosa) e q foi "apagado". Saco, será q a gente está eternamente condenado a só ver sobre a vidinha medíocre das Carlas? Pq em vez de falar desse povo q não tem nada a dizer, não dão mais destaque é Nega Giza, por exemplo (tudo a ver com a discussão sobre conteúdo q estava rolando até agora)?
Rap pode não ser o estilo de todo mundo (e eu nem conheço tanto assim...) mas tem algo a dizer, e algo importante (muito mais q o rap dos gringos).

Menos um na música nacional q tinha cérebro.

Daniele


Re: Nossa língua brasileira

24.01.2003 - Msg de Maratimba,

Salve Kuja!

Hoje, morreu um dos l’deres dessa revolução, o rapper Sabotage. E certamente esse acontecimento vai gerar mais uma voz nessa revolução.
Eu ja acho que a gente perdeu geral mesmo... A personalidade, a figura vão fazer falta. O cara era voz do consenso. Nessa revolução aí o Sabota era da turma do deixa-disso.

Fui em 2 shows do Instituto e 1 show dele mesmo. Pena que não vai ter mais.

maratimba


Re: Re: Nossa língua brasileira

27.01.2003 - Msg de Charles Pilger,
Tupi escreveu: Cada um cada um, mas se pam bacana monoglota so' no dialeto de shopping e faculdade tb e' embacado.
Tupi, por favor compreenda: nem todo mundo mora em São Paulo, pô! :-)


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

27.01.2003 - Msg de Luciana,

Liga nao Charles, virou "moda" em Sao Paulo esse jeito "mano" de falar.
Conheco um monte de gente que nao tem nada de zona oeste na vida e da uma de "mano"...assim como ja foi moda no Rio o jeito de falar dos funkeiros.

Falta um pouco de visao de que a lista tem gente de todo o Brasil e que isso acaba isolando as pessoas ao inves de compartilhar, mas parece que a intencao de algumas pessoas e essa mesmo. E uma pena, porque essas pessoas poderiam provavelmente trazer uma visao diferente em muitos assuntos, pela sua propria experiencia de vida, mas a sua opiniao e codificada so para "iniciados".

Acho que todo mundo aqui esta cansado de saber o que e ruido na comunicacao.

Luciana


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Fabio,
Luciana escreveu: Falta um pouco de visao de que a lista tem gente de todo o Brasil e que isso acaba isolando as pessoas ao inves de compartilhar, mas parece que a intencao de algumas pessoas e essa mesmo. 
Intenção só do Tupi ou de todo mundo que usa termos em inglês, espanhol e francês? Porque a novilíngua do business é tão incompreensível para os outros quanto o Tupi é para nós.

Tupi é irônico: nos faz sentir na pele das pessoas que são obrigados a ouvir nosso blablablá bullshiteiro. Tupi é musical: os textos dele têm ritmo, mesmo que não se entenda direito o que ele diz dá para sentir o que ele quis dizer. Tupi é subversivo: põe os manos no radinho para dar pitaco nos nosso sonhos cosmopolitinhas. Tupi é sutil: é uma pessoa "de dentro" do meio criticando-o como se estivesse "de fora".
Acho que todo mundo aqui esta cansado de saber o que e ruido na comunicacao.
Todo mundo também já está cansado de saber que o meio é a mensagem. E salve Tupi!

( )'s Fabio


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Cassiano

Ois, Charles, Luciana, Rádios:

Acho a escrita do Tupi genial. Foi uma das primeiras msgs do radinho que recebi... foi um (bom) choque cultural. Luciana, na boa: sua estadia no estates ta' congelando sua tolerância brazuca? Charles não escreve no (interessante) dialeto sulista porque n‹o sabe ou não quer. Sou da Moóca, nada contra; acho que iria adicionar uma cor neste dial

Penso q a discussão não é tola: contra a tolerância zero da gringolândia, a tolerância mil brasileira pode ser uma resposta mundial pra muita coisa. A eleição do Lula ainda repercurte nessa direção.

A idéia do discurso único, comunicação limpa e sem ruídos, está impregnada na ideologia do eixo "do bem". Ruído é bom. Radinho é genial pq é eclético. Limpeza comunicativa funciona em outras plagas.

De quebra, teu comentário reforça a idéia preconceituosa do "egotrip": no início, saudaram a Internet por viabilizar a comunicação pessoal-planetária... aí as pessoas começam a se comunicar como são ou querem e vêm a patrulha da egotrip. É algo como: "vc pode dizer o q quiser, mas só vale se estiver afinado com o bom-tom social; nada de estilos pessoais; isso é coisa pra artistas". Finjo q não entendo isso...:)

[]s
Cassiano, do matrizweb.com


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de k.,

Uai? Ruido tambem eh comunicacao...
Depende da mensagem, depende do receptor, depende do  meio, depende, depende, depende...
No final das contas, como dizia o Carson, you cannot not communicate.

(either way)

k.


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de rene de paula jr,

eu confesso que jah peguei no peh do tupi algumas vezes por nao ter entendido absolutamente chongas, mas dou o maior apoio e acho bacana

uma coisa legal pra mim eh trazer a cozinha pra dentro da sala, por assim dizer. a senzala pra dentro da casa grande. o almoxarifado pra sala de reuniao. essa impertinencia bem-humorada eh saudavel pacas

eu acho saudavel porque a gente eh instintivamente elitista. ninguem quer fazer arte popular, comunicacao popular... ninguem quer fazer radio AM. e eu vou dizer uma coisa: nada eh mais dificil e desafiador do que fazer o popular. fazer coisa erudita, fazer anuncio pra cannes eh facil. quero ver alguem substituir o silvio santos

uma das primeiras revelacoes que tive disso foi num taxi. o motorista, mal humorado, truculento, estava com os olhos cheios d'agua e fungando enquanto ouvia o gil gomes contar um caso hipertragico. eu pensei: eu JAMAIS conseguiria comover esse cara, JAMAIS, e o gil consegue

tupi, senzala rulez. manda pau

r e
n
e'


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Vinicius Saraceni,

podes crer... no radio isto significa espaco aereo de uberaba...


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Charles Pilger,
Cassiano escreveu:: Charles não escreve no (interessante) dialeto sulista porque não sabe ou não quer.
Mas tchê! Está certo que me meti no entrevero e prá peleia fui chamado, mas sobre esse assunto não me peçam para dar pitaco. Afinal nessas de regionalismos eu sou mais perdido que cusco que caiu do caminhão do mudança e que cego no tiroteio. O causo é que no diz que me diz o vivente leva a mensagem dele e não há petiço que consiga entender o que ele diz. Mas tudo bem, a vida é assim mesmo no mês e que siga o baile!


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Kuja,

Hmmmm... Olha, sinceramente, nem em CTG eu vejo gente falando assim...


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Falai' radinhos,
rene de paula jr escreveu: tupi, senzala rulez. manda pau
A luciana tb mandou bem a ideia, tipo como versou o mano brow: "falar  giria, ate' papagaio!" To ligado nessa modinha, vem de milianos, lembra a playboyzada pagando comedia em barcelona comemorando o ouro do volei: uhtererê, uhtererê, uhtererê... depois na copa de 94: ah, eu to maluco, ah... depois na copa de 2002: ta' dominado, ta' tudo dominado... mano, bacana ali com uma veuve clicqot na mao se achando no baile de chatuba de mesquita no bonde do nike air, ai' ficou pequeno :-D

Ta' ligado q esse veneno de ruido, de nao entender dialeto e' a correria do dia-a-dia de uma pa' de tiozinho e tiazinha nas favelas de pindorama. 
Liga nois, se o ibge voltar praquele lugar q nunca mais voltou e fazer uma pesquisa depois do jornal nacional e perguntar quem teve o dom de entender o q os engravatados disseram, 10% se pam vai ser muito, e' embacado ou nao e'? Vai vendo: patroa passa listinha pra empregada falando naquele dialeto de shopping, se joga e depois fica com sangue noszoio pq a mina fez tudo errado: "nauntô intendenduuu!!!"

Liga nois q tem ate' ong q treina neguinho pra repetir frase padrao em entrevista de emprego pq bacana de rh da gozolandia vai esnobar dizendo q a lingua e' desconhecida :-(

Mas nao esquenta, 500 anos de exterminio, antigamente quilombos hoje periferia... guerreiro de ca' nunca gela!

A revolucao nao sera' televisionada.

\//
Tupi
Nada como um dia depois do outro dia.


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Charles Pilger,
Guilherme Kujawski escreveu: Hmmmm... Olha, sinceramente, nem em CTG eu vejo gente falando assim...
CTG = Centro de Tradicoes Gauchas. mais informacoes:
http://www.mednet.com.br/users/carriconde/estctg.htm

E a’ de quem xingar o Agregado das Pilchas!


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Andrea Calvino,

TUPI: cara, vc fala tudo!!!!
desculpa, mas eu só tenho pra completar o seguinte: quem quiser entender o "dialeto"! pode pedir ajuda e/ou tentar conversar de verdade com o cobrador do ônibus, com o cara do carrinho de dog ou aquela tiazinha que faz faxina na sua casa. é só parar de olhar de cima pra baixo e olhar no olho. humanos, sempre. e falo com a maior humildade: já morei no periferia, já morei no brooklin e tb fora do brasil. outra coisa: a língua é viva. acho que o lance é aceitar a diversidade, neh naum?

na boa,
andrea


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Mateus Cozer,

andrea,

falando em diversidade, da uma olhada:

http://www.tolerance.org/101_tools/work.html

[]s,

mateus


Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de rene de paula jr ,

mas tem um outro lado, essa historia de dialetos. vcs lembram do conjunto mulheres negras? memoravel

uma vez fui ver um show solo do mauricio pereira, e ele contou uma historia engracada: legal o conjunto se chamar "mulheres negras", mas uma hora caiu a ficha que ele nao era mulher nem era negro, ele era sim branquelo, franzino e descendente de europeus. ou seja, ele tava indo atras de um "outro" romantizado, ao inves de descobrir sua propria especificidade, seu diferencial e tal

ou seja... sermos capazes de dialogar com o "outro" eh fundamental, mas por mais que nos fantasiemos e imitemos dialetos, nunca vamos ser reconhecidos como "igual" pelo "outro". diversidade implica em respeitarmos as diferencas, e nao em fazer de conta que nao existem.

ou nao?

r
e
n
e'


Re: Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Andrea Calvino,

eh renê, eh isso aí. graças a Deus eu tive a oportunidade de viver na pele algumas realidades que inicialmente não faziam parte da minha vida, classe média alta/PUC. mesmo quando a gente anda de ônibus, naum é mesma coisa de ter de andar de ônibus, mesmo quando a gente come um dog na esquina, naum eh a mesma coisa de ter de ver se tem a grana pra comprar o dog da esquina quando vc tah com fome. mesmo quando a gente passa na frente do cadeião de pinheiros, naum eh a mesma coisa que ficar na fila toda quarta durante meses esperando um pra ver uma pessoa querida. só quando vc entra nesse esquema e bate de frente com o sistema é que dar pra saber o que é.
e eu posso te garantir: eu sei.

bjks pro cê amigo,

Andrea Calvino


Re: Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Andrea Calvino,

opa :)))))))))))))))))))))) hj o negócio é comigo, legal :)))))))))
vamos lá: oh meu amigo charles, eu sei que é difícil pra quem naum mora em sp, mas jura mesmo que naum dá pra entender o que o Tupi fala (é sério, é uma pergunta, só queria saber)?

Naum é um dos livros da Bíblia sim e ta aí um livrinho que eu conheço bem (quando a coisa pega, só tem esse jeito neh?)... mas também é um jeito de escrever "não" sem precisar por o til, quando ainda era difícil usar acentos... um vício meu. espero que vc não se incomode, tah... abraços pra ti ( e de onde vc eh mesmo? me manda em pvt ;))))

abraços,
andrea


Re: Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Falai' charles, andrea, radinhos,
Charles Pilger escreveu: não tem neguim aqui falando assim por aqui, só quando quer se passar por paulista.
Mano, milianos (decadas atras) colei ai' nas quebradas do sul e as cohabs eram pau a pau com as de sampa :-) Se tiver o dom de ouvir o dialeto na versao galpao do gauderio faz um catado de mp3 com os versos da banca do Da Guedes, La Bella Mafia, Revolucao Rap, MC Piá, Dynamic Rappers uscambau. Ouvi falar q tem ate' uma versao rap do "So' ta' morto quem peleia" sampleado ate' umas horas tchê :-)

http://www.bocadaforte.com.br/daguedes/

http://www.afirma.inf.br/gurias.htm

http://www.tve.com.br/cultura/programas/culturahiphop/culturahiphop.php

Periferia e' periferia em qq lugar :-(

Firmaun?

\//
Tupi


Re: Re: Re: Re: Nossa língua brasileira 

28.01.2003 - Msg de Luciana,

Nossa, hein Cassiano, voce fala de tolerancia e vem dizer um negocio desses? Voce esta automaticamente dizendo que tudo e todos nos EUA sao intolerantes e ponto. Se um dia voce morar por aqui, vai ficar chocado com o tanto de gente que e contra as maluquices que o cara da casa branca faz, mas pra isso voce tem que colocar o seu preconceito de lado primeiro, justamente como eu fiz. Pra vir morar aqui sendo contra o que esses americanos nacionalistas fazem, tem que ser muuuuito tolerante. Nao da para ser tolerante so com alguns grupos, pense bem nisso.

O Tupi entendeu o que eu falei, da "moda" que virou esse dialeto em SP. E acho muito engracado um monte de gente por aqui falando em elitismo e em "entender" as pessoas mais simples e se defendendo dizendo que ja teve uma vida dificil. Pra comecar, todo mundo aqui e elite, porque se nao fosse nao estava na frente do computador gastando o tempo em uma lista de discussao. A faxineira, o motorista de onibus, o taxista, nao podem fazer isso.

Varias pessoas aqui comentaram como e um absurdo a linguagem que usamos no meio, cheia de palavras em outras linguas; a forma como os politicos falam, que o povo nao entende; se todas estas desvantagens foram apontadas, por que entao estao "defendendo" o dialeto da zona oeste??? Por que essa forma e permitida e as outras sao apontadas como problemas? O que estou apontando aqui e a incoerencia!

Parem de levar isso pro lado pessoal, estao se comportando como se eu estivesse "contra" o Tupi, e a questao e outra. Todo mundo aqui conhece as girias e codigos da regiao onde mora, mas nao usam na lista e em algumas situacoes na vida porque sabem que muita gente nao vai entender.
E muito simples, nao compliquem.

Luciana


Re: Re: Re: Re: Nossa língua brasileira

28.01.2003 - Msg de Charles Pilger,
Andrea escreveu: opa :)))))))))))))))))))))) hj o negócio é comigo, legal :)))))))))
vamos lá: oh meu amigo charles, eu sei que é difícil pra quem naum mora em sp, mas jura mesmo que naum dá pra entender o que o Tupi fala (é sério, é uma pergunta, só queria saber)?
Olha que tem horas que não dá para entender patavinas. Não, minto: só dá para entender a frase "a revolução não será televisionada". Tanto que muitas vezes já desisti de ler as mensagens do cara por conta disso, o que eu lamento muito, pois ele sempre toca em algumas quest›es interessantes.

E Tupy: de fato há Da Guedes, MC Piá, etc, etc... por aqui. E a crítica que se faz por aqui é que eles fazem um rap para paulista ouvir, que o público daqui não se expressa da mesma maneira. Há gírias próprias, maneirismos próprios. Converso com o pessoal do rap daqui da região e todos concordam que os citados são bons artistas, que falam "a voz da rua", contudo sem usar a linguagem que o povo daqui realmente usa... E Peleia, do Ultramen, que faz a fusão Rap X CTG é uma unanimidade: putza música. Quero dizer... unanimidade naquelas, já que o pessoal dos CTGs torce o nariz até não poder mais.
Naum é um dos livros da Bíblia sim e ta aí um livrinho que eu conheço bem (quando a coisa pega, só tem esse jeito neh?)... mas também é um jeito de escrever "não" sem precisar por o til, quando ainda era difícil usar acentos... um vício meu. espero que vc não se incomode, tah... Ok, peguei no pé de forma gratuita. Confesso :-)( e de onde vc eh mesmo? me manda em pvt ;))))
Precisa ser em PVT não: São Leopoldo, RS, a 40 quilômetros de Porto Alegre. Cidade que vive a dupla identidade de ser universitária (Unisinos) e dormitório. É periferia e ao mesmo tempo não é... De qualquer maneira é considerada a cidade mais violenta do estado e é a que mais tem casos de AIDS registrados.

[ ]s


-> Arquivo: 25.10.2011 Publicitário manda prender empregada doméstica 
-> Arquivo: 8.9.2011 : Curso de chinês de graça para estudantes da periferia
-> Arquivo: 5.9.2011 : Funk do Capão Redondo no YouTube e no Estadão 
-> Arquivo: 4.8.2011 : Re: Técnicas nazistas na publicidade
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re: Reconhecimento de diferenças rompe desigualdade nas escolas
-> Arquivo: 25.7.2011 : Re: Chutando o pau da barraca 
-> Arquivo: 20.7.2011 : Re: A web é vermelha?
-> Arquivo: 20.7.2011 : História do Tupi da Taba Parte 1 (1995 a 2000) 
-> Arquivo: 7.7.2011 : Guetostar, de volta eu tô no rap 
-> Busca no Mercado Livre : Dicionários, Tablet, Hip Hop, Publicidade e Smartphone 
 

7.11.11

Casa ecológica e a prova de bala na favela de Manguinhos



Liga video em inglês explicando a correria da firma britânica Ultra Green Group (o site www.ultragreengroup.com agora está fora do ar, sinistro) que caiu pra dentro das favelas cariocas, mandando um salve de construção nova a prova de tiro e com menos carbono, pagando uma de sustentável e ecológica, pá e tal. Vai vendo um catado de notícias sobre a fita toda:

4/2/2010 - Focus.com
Green building for social housing

Matéria em inglês assinada por Kate Shepherd do Ultra Green Group.

20/5/2009 - Revista Isto É - Empresas do Bem
Casas à prova de bala


Onde existe um problema também reside uma oportunidade. Com isso em mente, a britânica Ultra Green resolveu instalar uma fábrica de blocos de plástico espumado no Rio de Janeiro. O material é usado na produção de casas prémoldadas. O bloco deixa as paredes do imóvel tão robustas que elas resistem ao disparo de arma de grosso calibre. O governo estadual está bancando a construção de algumas casas com esta tecnologia na Favela de Manguinhos.

12/5/2009 - O Estado de São Paulo - Sonia Racy
Miniforte

A inglesa Ultra Green está construindo na favela de Manguinhos, uma das mais violentas do Rio, um modelo de casa com blocos montáveis... a prova de bala. Se der certo, pode haver conversa com o projeto Minha Casa.

02/04/2009 - O Globo - Dimmi Amora
Favela à prova de balas: obras do PAC testam paredes de concreto e isopor que nem projéteis de fuzil atravessariam

RIO - Um novo modelo de construção de casas populares começou a ser testado nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo de Manguinhos, onde ocorrem violentos confrontos ( confira a reportagem completa no Globo Digital ). As paredes são feitas de concreto moldado em isopor, o que, segundo o fabricante, funciona como isolante acústico, térmico e bélico. Isso mesmo: as casas seriam à prova de tiros.

O material já chegou ao canteiro de obras e será testado na construção do Posto de Orientação Urbanística e Social (Pouso), nas próximas semanas. Os blocos de isopor grafitado são montados no formato desejado e, em seguida, recebem um jato de concreto. Segundo Pedro Moreira Leite, presidente da empresa inglesa Ultra Green, que está trazendo a tecnologia para o país, é possível construir uma casa cinco vezes mais rápido do que no processo convencional. Ele também afirma que o método é ecologicamente correto, já que o desperdício médio de material é de apenas 2%, contra até 15% das construções em geral:

- Nós já fizemos testes com as construtoras, e foi possível identificar que nossa tecnologia barateia a obra entre 10% e 15%.

A principal vantagem seria o isolamento. Nas casas desse tipo já construídas em outros países, a economia de energia para refrigeração chega a 70% em relação a um imóvel convencional, afirma o empresário.

A rima da parede blindada fez a midia toda pagar um pau pra tecnologia do isopor com concreto, a prefeitura de Queimados/RJ até anunciou a fábrica no blog - Fábrica de casas pré moldadas vai se instalar em Queimados - mas tiazinha do Mercado Ético chegou junto e deu o enquadro:

5/5/2009 - Mercado Ético
Moradias ecológicas... e blindadas

(...) Por isso a informação sobre as casas populares “à prova de balas” chegou em um mal momento para o governo do Presidente Lula. Mais ainda quando tenta com planos, como “Minha casa”, além de reativar a economia e criar empregos com investimento em obras públicas, promover “a segurança e a pacificação através da cidadania”, com diz outro programa do governo federal, o Programa Nacional de Segurança com Cidadania. Em síntese, a proposta é combater este grave problema não com balas, mas com obras sociais. “Nem entramos nesse tipo de análise porque no Brasil não precisamos de casas blindadas”, rebateu Ícaro Moreno (presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), que assegura que na escolha dessa tecnologia prevalecerão questões de rapidez da obra, custo e qualidade.

Moreno atribui o vazamento dessa informação a “uma tática de marketing” do fabricante. Embora admita que uma parede com 15 centímetros de espessura e com os materiais que utilizados pela tecnologia “é resistente”. Depois da polêmica, o presidente da Ultra Green também prefere atribuir a suposta capacidade antibélica da tecnologia alemã a declaraçoes de um especialista da policia do Rio de Janeiro. Porém, destaca que “qualquer casa de concreto armado com essa espessura é automaticamente à prova de balas, e não especificamente as nossas, com nossa tecnologia”.
(...)
Sentiu firmeza? Fui, nem me viu!


-> Arquivo: 6.10.2011 : TV mostra escravos nordestinos explorados pelo Governo de São Paulo para construir escolas
-> Arquivo: 4.8.2011 : O teleférico do Complexo do Alemão e transporte público para favelas e periferias
-> Arquivo: 12.9.2006 : Biblioteca na casa do pedreiro em São Gonçalo/RJ
-> Arquivo: 13.7.2006 : Projetos para favelas cariocas e o teleférico de Medellin
-> Arquivo: 21.3.2006 : Barraca móvel para sem-teto na Bienal de Arquitetura 2005
-> Arquivo : 24.9.2004 : Fundação Bauhaus, projeto urbanização da favela Jacarezinho RJ
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Educação, Construção, Hip Hop, Celular e Tijolo

O outro lado da muralha

Muralha Rubro Negra - Conexão São Paulo/Porto Alegre

Msg sobre exclusão social na Lista Radinho:

O outro lado da muralha


17.01.2002 - Falai' lanceiro, radinhos,

Lanceiro Livre wrote:
Mas os ricos, os classe-média, os remediados, enfim - também estão bem representados nos boletins de ocorrência das delegacias.

Espetou bem, os bacanas tem o dom da contraversao mas ta' ligado q cadeia nao e' com eles. No maximo umas noites em cela separada, se pam ate' com frigobar uscambau.

Mano, madame pode atropelar motoboy com audi blindado, bacana pode desviar uma grana da firma pra paraiso fiscal, playboy pode se divertir furando puta e traveca, casal pode deixar a empregadinha em carcere privado, mas nem assim... Nao assinam nada (nem 171), nem sai no jornal nacional muito menos uma campanha sou da paz.

Vai vendo, a lei do silencio q rola nos guetos dos ricos e' embacado, se for contar o q acontece nesses condominios fechados, vixi!... mas 1 - 2 e dao baixa no cagueta. Na miuda ate' ouvi uns boatos tipo esquema de adulterar reloginho da sabesp e eletropaulo pq afinal pagar conta e imposto e' coisa de pobre. Fora as historias de traficantes, grupos de exterminio, moleque de mobilete comecando a vida no crime e nas drogas desde pequeno... uma realidade q ninguem fala.
Desculpa se ofendi alguem, deve ter muita gente aqui q mora numa dessas quebradas, mas cada um cada um, paz!

Como o edy rock versou: "- (A droga) vem de aviao, pela internet ou de navio. Mas eu nao conheco nenhum dono de aeroporto ou cais."

Outro dia reprisaram a gabi entrevistando a simoni, ela perguntou se a mina nao tinha medo de qdo o marido afro-x comecar a viver com ela pa'... enquanto ele ta' na cadeia tudo blz, separado, mas a rotina com um infrator poderia ser cabulosa.
Mano... olha so', eles estavam num canal de tv, concessao publica q era da rede manchete, mas vem ca' a nova concessao foi licita, foi tudo pago na moral? Se pam ate' o cenario, os funcionarios, as cadeiras q elas sentaram estavam com a fatura vencida e sem nota fiscal, e' daquele jeito :-)

Como lenin versou: "- o q e' um assalto a banco comparado a fundacao de um banco" :-)

Mas enfim, talvez seja uma questão de cidade.
Acho q nao, o vento q sopra la' venta ca'... e aqui tem estes suburbios condominios fechados, deve ser diferente dai' nao? Mas to ligado q a periferia e' igual CDD e Capao e' nois na fita.
E' preciso muita luz pra q os manos saibam apontar os canos pro lado certo...

Ai' ficou pequeno

\//
Tupi

-> Arquivo: 25.10.2011 : Publicitário manda prender empregada doméstica
-> Arquivo: 25.7.2011 :  Extra paga indenização de R$ 260 mil por racismo contra criança
 -> Arquivo: 23.8.2006 : Indenização por crime de racismo: Justiça condena supermercado a pagar R$ 60 mil
->Arquivo: 14.7.2005 : Reparações aos descendentes daqueles que sofreram com a escravatura, sequestro e trabalhos forçados
-> Coletando : Livraria Cultura: Livro - Uma história não contada. Negro, racismo e branqueamento em São Paulo.
-> Coletando : Mercado Livre : Racionais MCs, Tijolo, Smartphone, Construção e Lenin

Paypal Brazuca

Polvo Niquel Moedas

Mensagem sobre dinheiro digital na Lista Radinho:

Paypal Brazuca


29.07.2002 - Falai' radinhos,

Se pam milidias aqui no radinho o izquierdo perguntou se existia tipo um paypal tupiniquim.

Vai vendo, lembrei q desde o ano passado os neguinhos da freedom2buy pagavam uma de gatao dizendo querer ser a melhor plataforma de pagamentos para operacoes consumer-to-consumer (c2c) em pindorama.

http://www.f2b.com.br

Sentiu firmeza?

Nada como um dia apos o outro dia!

\//
Tupi

-> Arquivo: 20.7.2011 : Re : A web é vermelha
-> Arquivo: 15.7.2011 : Ticket 171
-> Arquivo: 03.10.2006 : Ganhar dinheiro com o blog, por causa do blog ou apesar do blog.
-> Arquivo: 28.7.2006 : My Coke Rewards, moeda digital corporativa da Coca-Cola nos EUA
-> Arquivo: 26.5.2006 : Lanchecard, a moeda corporativa da merenda
-> Arquivo: 28.2.2006 : Milhas e Legs, moedas digitais corporativas-> Arquivo: 20.12.2005 : Chaps, a moeda digital corporativa da Coca Cola no Brasil
-> Arquivo: 19.8.2005 : Etsy.com - Pelo fim da produção industrial em massa!
-> Coletando : Amazon : Livro - The future of money. Creating new wealth, work and wiser world.
-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Moedas, Scripts, Notas e Smartphone
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...