27.9.05

Dia de São Cosme e São Damião na Wikipédia


Candomblé / Festa de Erê (Ibeji)
Originally uploaded by JucaFii.


Liga nóis, mano mandou um salve no scrap linkando o artigo na Wikipedia: Cosme e Damião. Ligeiro tb achei a fotinha de cima no Flickr. Vai vendo:

(...) Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.

No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitadas com bandeirolas e alegres desenhos.

No Candomblé, são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".

Padroados: ¨ Farmacêuticos ¨ Faculdades de medicina ¨ Barbeiros ¨ Cabeleireiros

Protege: ¨ Orfanatos ¨ Creches ¨ Doceiras ¨ Filhos em casa ¨ Contra hérnia ¨ Contra a peste

Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

São cultuados pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde fazem festas para as crianças com farta distribuição de doces e brinquedos.

Sentiu firmeza?
Fui, nem me viu!


-> Coletando : Mercado Livre : Busca : Doces e Estátuas
-> Compartilhando Banners : CD - Nada como um dia após o outro dia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...